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  • Arte, Tecnologia e Poéticas Contemporâneas

    O debate sobre arte, tecnologia e poéticas contemporâneas ganhou espaço significativo nos meios acadêmicos do Brasil e de Portugal a partir do surgimento de novas formações, especialmente no âmbito da pós-graduação, sobretudo, na primeira década do século atual. A temática desperta atenção de vários segmentos da sociedade, especialmente aqueles ligados ao meio cultural.

    Tendo em vista a necessidade de participar desta discussão, o Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve– CIAC e o Grupo de Pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História – IARTEH, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, organizaram este volume reunindo diferentes pesquisadores do Brasil e de Portugal, com estudos no âmbito das Artes, da Comunicação e da Educação. Nele, objetivou-se proporcionar diferentes olhares sobre a produção atual nestas áreas de investigação.

    Organizadores: José Moreira de Sales e Bruno Mendes da Silva

    Ano: 2015

    Editor: EdUECE – Editora da Universidade Estadual do Ceará

    ISBN: 978-85-7826-262-4

    Nº de Páginas: 421

  • A Escola de Teatro do Conservatório (1839-1901). Contributo para uma História do Conservatório de Lisboa

    Este é o primeiro livro que se escreve sobre a Escola de Teatro do Conservatório de Lisboa. Propõe-se neste trabalho, de respiga e de reconstituição, uma linha metodológica flexível, permitindo dar atenção aos pequenos acontecimentos, às «pequenas histórias» e memórias, perseguindo, todavia, um objetivo central: dar visibilidade ao ensino do teatro em Portugal no século XIX, um tempo histórico habitado por mulheres e homens cuja glória, quando a houve, foi arrumada nos rodapés dos jornais ou das Histórias da Literatura, mas que, na verdade, pertence, de pleno direito, a uma História do Teatro cujos contornos e cânones urge reconfigurar.

    Autor: Eugénia Vasques

    Ano: 2012

    Editor: Gradiva

    ISBN: 978-989-616-459-1

    Nº de Páginas: 216

  • A Máquina Encravada – A Questão do Tempo nas relações entre cinema, banda desenhada e contemporaneidade

    Tendo como ponto de partida as obras Taxandria (1994), filme de Raol Servais e Memórias do Eterno Presente (1997), banda desenhada de Schuiten & Peeters, este estudo analisa, numa primeira abordagem, a ideia de tempo na Banda Desenhada e no Cinema. Procurando, acima de tudo, através do estudo destas obras, onde o tempo surge como tema central, perceber se a noção de tempo nestes dois suportes pode ser entendida como explicitação do tempo na contemporaneidade, tal como foi definido por teóricos das questões ligadas ao Pós-Modernismo.

    Autor: Bruno Mendes da Silva

    Ano: 2010

    Editor: Editorial Novembro

    ISBN: 978-989-8136-49-7

    Nº de Páginas: 160

  • Nas Margens. Ensaio Sobre Teatro, cinema e meios digitais

    Os textos que compõem esta antologia situam-se numa linha ténue que permeia diferentes meios de expressão, ressaltando as suas margens, que não estão apenas nas bordas, mas também no interior das próprias manifestações artísticas e comunicacionais. Abordam processos da criação artística e tecnológica, tanto autorais quanto interativos, nas suas relações com o ensino, a prática, a teoria e a crítica, explicitando os seus limites intersticiais.

    Autor: Gabriela Borges

    Ano: 2010

    Editor: Gradiva

    ISBN: 978-989-616-361-7

    Nº de Páginas: 220

  • Hotéis Literários de Portugal

    Hotéis Literários de Portugal é um volume sobre os hotéis portugueses que maior relevo têm (ou tiveram), em termos de representação em obras literárias e da presença de escritores portugueses e estrangeiros que aí pernoitaram, viveram, ou partilharam momentos de tertúlia com outros escritores e artistas.

    Nas páginas deste livro, amplamente ilustrado, encontram-se testemunhos da imprensa, excertos de textos literários e passagens retiradas da correspondência pessoal dos autores, bem como registos em livros de hóspedes e fotografias, incorporados em textos que evocam a memória e o encanto destes espaços. Sugere-se uma rota dos hotéis literários de Portugal, desenhada de norte para sul, que inclui paragens no Grande Hotel de Paris, no Grande Hotel do Porto, no Hotel Mary Castro, no Palace Hotel do Buçaco, no Hotel Quinta das Lágrimas, no Grande Hotel Central, no Lawrence’s Hotel, no Avenida Palace e no Hotel Britania.

    Hotéis Literários de Portugal convida o leitor a desfazer as malas e a instalar-se nestes hotéis com os viajantes dos tempos e dos textos.

    Coordenação: Sílvia Quinteiro

    Ano: 2022

    ISBN: 978-989-9023-98-7

    ISBN (versão eletrónica): 978-989-9023-99-4

    Nº de Páginas: 128

  • Proceedings of the International Conference on Digital Creation in Arts and Communication, ARTeFACTo2020

    A Conferência Internacional Artefacto surge da confluência de duas vontades –da Associação Artech e do CIAC, de criar um evento internacional que reunisse, não só as reflexões mais atuais sobre o universo da new media art mas que trouxesse também os próprios objetos sobre os quais se fala.

    A arte feita a partir dos recursos digitais ou a partir da junção com as novas tecnologias, assume, ao longo dos últimos 50 anos, muitos nomes e formatos diversos. Anne Cauquelin, em 1992, conclui o seu livro Arte Contemporânea – Uma introdução, apresentando ao leitor uma nova forma possível de arte – a Arte Tecnológica. Se pensarmos que as relações entre a arte e a tecnologia começaram em 1952, com um concerto de música eletrónica realizado no MOMA, e que nos anos 60 vemos surgir eventos marcantes para a consolidação dessa relação, parece um pouco estranho estarmos a ser “apresentados” a uma nova modalidade da arte apenas em 1992. De facto, as relações entre as artes e as tecnologias foram se desenvolvendo um pouco à margem da História Oficial das artes, através de Festivais como o Ars Eletronica e do surgimento de galerias e/ou museus específicos, ainda nos anos 80. De um modo geral essa relação, por mais frutífera que tenha sido e continue a ser, gerou uma certa desconfiança, da mesma forma que a fotografia ou o cinema geraram na sua altura. Foi preciso que os artistas tomassem à frente e experimentassem os novos meios e provocassem a disrupção na lógica do discurso funcional e funcionalista, inerentes às máquinas.

    Da mesma forma que as artes contemporâneas expandiram-se nas mais variadas direções, as artes, na contemporaneidade, que usam as tecnologias como ferramenta, médium ou dispositivo para as suas criações, assumem modalidades diversas, mais ou menos virtuais, mais ou menos interativas, mas sempre com o intuito de provocar no espectador uma reação que o leve a pensar sobre si mesmo, sobre o seu corpo e o seu papel no mundo que rapidamente se transforma, se expande e se contrai, num mundo que se dissolve em bits e em algoritmos.

    O Artefacto 2020 traz-nos uma série de experiências da e na arte, além de um conjunto de reflexões sobre o fazer artístico atravessado pelas máquinas. A palavra latina, Artefactu, que significava feito com arte e que mais tarde adquire o sendo de algo produzido de forma mecânica, implica, em si mesmo a ideia da conjugação entre uma mão (e uma ideia) que age sobre as matérias e que articula conceitos e formas. E é sobre esta ação, e a discussão por ela gerada, que se debruça o Artefacto 2020. Num momento em que, mais do que nunca, é preciso repensar as relações que estabelecemos com a tecnologia e o papel que elas ocupam nas nossas vidas mediadas quotidianamente pelos milhares de ecrãs que nos rodeiam.

    Editor: Bruno Mendes da Silva

    Ano: 2020

    Editor: Centro de Investigação em Artes e Comunicação

    ISBN: 978-989-9023-33-8

    Nº de Páginas: 246

  • Perspectivas Luso-brasileiras em Artes e Comunicação Vol. 2

    Tendo em vista promover o diálogo entre investigadores de Portugal e do Brasil, o CIAC- Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve e o Grupo de Pesquisa “Comunicação, Memória e Cultura Popular” da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba (Brasil), com a colaboração do CIC – Grupo de Pesquisa “Comunicação, Imagem e Contemporaneidade” da UTP – Universidade Tuiuti do Paraná (Brasil), organizaram o segundo volume da presente publicação, na qual se reúnem trabalhos de investigadores portugueses e brasileiros, contribuindo assim para a difusão do conhecimento científico que resultou da investigação em artes e comunicação, desenvolvida nos respetivos contextos académicos.

    Organizadores: Denize Araujo, Jorge Carrega e Ingrid Fechine

    Ano: 2019

    ISBN: 978-989-8859-68-6

    Nº de Páginas: 368

  • Livro de atas das VII Jornadas do CIAC

    O CIAC informa que acaba de ser lançado o livro Actas das VII Jornadas do CIAC, uma publicação digital que reúne os textos de nove das apresentações que tiveram lugar no encontro científico celebrado a 31 de janeiro de 2014, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Acolhe trabalhos nas áreas das Artes Visuais, Comunicação, Literatura, Fotografia, Teatro, Património e Humanidades Digitais, da autoria de investigadores e colaboradores do CIAC.

    Organizador: Sandra Boto

    Ano: 2014

    Editora: Edições CIAC

    ISBN: 978-989-8472-47-2

    Nº de Páginas: 116

    Outros Recursos: Consulte também o vídeo do evento aqui

  • Nós e os Cadernos Vol. 1

    O volume 1 da coleção Nós e os Cadernos, coordenado pelo investigador Tiago Cruz, explora o diário gráfico e a fronteira entre o privado e o público: o que fica para lá e o que passa para cá? Esta publicação surge no seguimento do evento homónimo, realizado anualmente em Esposende, com o objetivo de juntar um conjunto de autores em cujo trabalho encontramos uma atenção especial dada ao diário gráfico. Estes autores reúnem-se, desenham juntos e debatem em mesa redonda aspectos relacionados com este objeto.

    Os artigos que compõem este primeiro volume abrangem diferentes áreas relacionadas com o diário gráfico, desde a educação, à arquitetura, passando pela experimentação plástica, o design, entre outras abordagens multidisciplinares.

    Coordenador: Tiago Cruz

    Ano: 2018

    Editor: Edições CIAC

    ISBN: 978-989-8859-39-6

    Nº de Páginas: 154

  • Ditaduras Revisitadas – Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais

    O livro, dividido em três partes: “Representações e leituras”, “Cartografias e lugares de memória”, “Resistências e enfrentamentos”, analisa a produção audiovisual que criou formas de resistência à repressão instalada em regimes autoritários, aprofundando, conforme é descrito pelos editores, no prefácio, “conceitos como memória, história e subjetividades, dentre outros, que perpassam a discussão teórica empreendida pelos autores nacionais e estrangeiros, em um movimento que mobiliza diferentes meios, como cinema, televisão, imprensa, fotografia, sites e similares.

    Editores: Denize Araujo, Eduardo Victorio Morettin e Vítor Reia-Baptista

    Ano: 2016

    Editor: Edições CIAC

    ISBN: 978-989-8859-01-3

    Nº de Páginas: 265

  • Menino de Sua Avó (Teatro)

    O dramaturgo Armando Nascimento Rosa intitula esta obra como Menino de Sua Avó, por esta ser uma representação bastante significativa da escrita pessoana, uma vez que traz à memória o nome do reconhecido poema de Fernando Pessoa: O menino de sua mãe. Esta obra sobre a vida e a relação do poeta Fernando Pessoa e a sua avó Dionísia Seabra Pessoa, é um dueto cénico em sete encontros, onde estes personagens se relacionam na vida e para além dela, numa divertida fantasia de teatro.

    Autor: Armando Nascimento Rosa

    Ano: 2014

    Editor: Redil Publicações

    ISBN: 978-989-97889-9-2

    Nº de Páginas: 100

  • Kalevala – O Poema Épico Finladês

    O texto épico da nacionalidade finlandesa surgiu pela primeira vez em 1835, fruto da recolha de cantigas da tradição oral feita por Elias Lönnrot na região da Carélia.
    O desejo do médico e folclorista era construir e dar a conhecer uma epopeia nacional tão grandiosa quanto eram a Odisseia, o ciclo germânico dos Nibelungos ou Os Lusíadas – no seu esforço, pretendia servir a ideia de uma nação finlandesa, gerida alternadamente por governos suecos e russos. A versão de 1849, considerada definitiva, ainda hoje por todo o mundo serve de base ao estudo da literatura e da cultura finlandesas. Nos 50 Cantos que constituem o poema épico, desenrolam-se histórias de heróis valorosos, cantores exímios, poetas que emocionam até as pedras e guerreiros cujo fervor pelo combate os faz perigar nas guerras do amor.

    Autor: Elias Lönnrot

    Tradução do Filandês: Meria de Mattos-Parreira e Ana Isabel Soares

    Ano: 2013

    Editor: Dom Quixote

    ISBN: 978-972-20-5141-5

    Nº de Páginas: 608

  • “Um Filme Português”

    Documentário resultante do projeto “Principais Tendências no cinema português contemporâneo”, financiado pela FCT e acolhido pelo CIAC. Constituído por seis segmentos de dezassete minutos realizados por seis realizadores, “Um filme Português” apresenta-se como um documentário de longa-metragem que se debruça sobre várias perspetivas, de diferentes gerações e vários olhares sobre o país e o seu lugar no mundo, através do cinema.

    Autor: Levi Martins, Vítor Alves, Miguel Cipriano, Jorge Jácome, Vanessa Sousa e Carlos Pereira.

    Ano: 2011

    Género: Documentário

    ISBN: 978-989-8472-21-2

  • Ciclo de Conferências “Beckett em Cena”

    Este Ciclo foi organizado no âmbito das atividades do projeto Didaskália: da voz autoral de Beckett à liberdade de criação, coordenado pelos professores António Branco e Gabriela Borges. “Beckett em cena” recolhe um conjunto de vídeo realizados que reuniu nomes como o da encenadora Madalena Vitorino, o tradutor José Maria Vieira Mendes ou o professor de teatro da Universidade de São Paulo, Luiz Fernando Ramos.

    Realizadores: Jorge Felício, Vasco Lobo, Rui Duarte e André Sousa

    Ano: 2011

    ISBN: 978-989-8472-18-2

  • Cenários em Ruínas – A Realidade Imaginária Contemporânea

    Um retrato da condição contemporânea: ser estrangeiro no próprio país. Vivemos onde tudo é imagerie, personagens de histórias criadas pelo cinema. Esta mitologia pop tende, num mundo saturado pelos media, a perder o significado. Mas também pode ajudar a construir a nossa identidade e o nosso lugar. Tudo narrado através dos romances e filmes de detetive, das histórias de viagem e westerns, retomados pelo cinema contemporâneo – de W. Wenders a J. Jarmush – sob o tema do exílio interno.

    Autor: Nelson Brissac Peixoto

    Ano: 2010

    Editor: Gradiva

    ISBN: 978-989-616-388-4

    Nº de Páginas: 263

  • The Forking Paths

    O projeto do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) The Forking Paths, teve início em 2013, quando um grupo de investigadores do centro encetou um processo de investigação teórico-prático na área da interatividade fílmica. Desde então, foram escritas dezenas de publicações científicas e foram produzidas quatro experiências fílmicas interativas que estiveram patentes em festivais internacionais de referência como o FILE, em São Paulo, no Brasil, ou o Script Road, em Macau, na China.

    Em 2021, juntam-se aos investigadores do CIAC alguns dos maiores especialistas mundiais em filme e media interativos. O resultado é o livro The Forking Paths que revisita historicamente, socialmente, pedagogicamente e esteticamente os últimos 50 anos de interatividade audiovisual.

    No primeiro capítulo, Claudia Giannetti dá-nos a conhecer os antecedentes e a evolução do audiovisual interativo desde o início dos anos 70 do século passado até à primeira década deste século. Jeffrey Shaw presenteia-nos com o texto visionário “Future Cinema”, escrito há precisamente 20 anos e agora revisto, que impressiona pela sua atualidade e pelo modo como remapeia e redireciona a história do cinema. Peter Lunenfeld, escreve sobre o interessantíssimo projeto multimédia de imersão e pedagogia intitulado “Colloidal Suspension: Immersion and the Pedagogies of Making”. No capítulo “Remediation or specificity? Interactive digital narrative and other interactive forms as continuation or new beginning”, Hartmut Koenitz inaugura uma importante discussão em torno da questão do enquadramento conceptual de narrativas digitais interativas.­­­ Finalmente, o último capítulo, escrito pelos investigadores do CIAC Bruno Mendes da Silva, Mirian Tavares, António Araújo e Susana Costa, relaciona interatividade fílmica com o surrealismo e a percepção temporal, ao apresentar e contextualizar, na história do cinema e do filme interativo, a produção do último artefacto interativo do projeto Forking Paths: Cadavre Exquis, lançado em 2019.

    Este livro, ao contextualizar e repensar a jovem história do filme e dos media interativos, aponta para um hipotético futuro do cinema, onde embora as questões morfológicas se mantenham inalteráveis, descobrimos apontamentos que parecem indiciar uma possível evolução relativa à sintaxe audiovisual. Nomeadamente a relatividade do conceito de plano, que passa de objetivo para subjetivo, tendo em conta a possibilidade de múltiplas escolhas; bem como, as possibilidades de reinterpretação da ideia de sequência. Importa também referir a importância da experimentação académica, que mais do que ficar pela teorização deve, sempre que possível, provocar uma praxis, uma demonstração prática das teorias desenvolvidas. Com o advento da inteligência artificial, adivinha-se uma possibilidade de rompimento com a questão dos conteúdos pré-estabelecidos relacionados com a imagem real, possibilitando o surgimento de uma nova geração de filmes interativos. Em breve, o espectador poderá ganhar poderes criativos que fogem do seu controlo e do controlo do autor original. Falamos de uma geração de conteúdos imprevisíveis. Este será certamente um rompimento na sequência lógica da história do cinema, onde o filme se poderá tornar algo que nunca foi até agora: uma experiência audiovisual total.

    Editores: Bruno Mendes da Silva e Jorge Carrega

    Ano: 2021

    ISBN: 978-989-9023-53-6

    ISBN (versão eletrónica): 978-989-9023-54-3

    Nº de Páginas: 108

  • Livro de atas das VIII Jornadas do CIAC

    O CIAC informa que acaba de lançar o Livro Atas das VIII Jornadas do CIAC. Trata-se de uma publicação digital que reúne os textos de nove apresentações de investigadores do CIAC que decorreram ao longo das VIII Jornadas do Centro, no passado dia 12 de dezembro de 2014. Este livro acolhe trabalhos multidiscplinares, desde a dramaturgia, a performance, os novos media, as literacias, até ao cinema e à arte digital.

    Organizador: Sandra Boto e Isa Mestre

    Ano: 2016

    Editor: Edições CIAC

    ISBN: 978-989-8472-81- 6

    Nº de Páginas: 112

  • Nós e os Cadernos Vol. 2

    O volume 2 da coleção Nós e os Cadernos, coordenado pelo investigador Tiago Cruz e agora publicado pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação em formato ebook, surge no seguimento do evento homónimo, realizado anualmente em Esposende, com o objetivo de juntar um conjunto de autores em cujo trabalho encontramos uma atenção especial dada ao diário gráfico. Estes autores reúnem-se, desenham juntos e debatem em mesa redonda aspetos relacionados com este objeto.

    Este volume reúne textos de 10 desenhadores portugueses que se debruçaram sobre a seguinte provocação: “Caneta Fotográfica: Será?”

    Coordenador: Tiago Cruz

    Ano: 2018

    Editor: Edições CIAC

    ISBN: 978-989-8859-40-2

    Nº de Páginas: 136

  • A Europa e os Impérios Coloniais na Literatura e no Cinema

    O livro digital A Europa e os Impérios Coloniais na Literatura e no Cinema, organizado pelo investigador do CIAC Jorge Carrega e pela investigadora Sara Vitorino Fernandez,conta com a apresentação da Coordenadora do CIAC, Mirian Tavares, e inclui 17 artigos, resultantes das comunicações apresentadas no Congresso Internacional A Europa e os Impérios Coloniais dos séculos XVI, XVII e XVIII na Literatura e no Cinema, fruto de uma colaboração entre o CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação e o CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, que decorreu na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve nos dias 20 e 21 de outubro de 2016, tendo contado com a participação de diversos especialistas europeus e brasileiros.

    Editores: Jorge Carrega e Sara Vitorino Fernandez

    Ano: 2017

    Editor: Edições CIAC

    ISBN:  978-989-8859-24-2

    Nº de Páginas: 232

  • Miscelánea de Estudios Sobre el Romancero – Homenaje a Giuseppe Di Stefano

    Coordenada por Pere Ferré, a publicação Miscelánea de estudios sobre el Romancero. Homenaje a Giuseppe Di Stefano, editada pela Editorial da Universidad de Sevilla e pela Universidade do Algarve/CIAC. é uma obra de homenagem a Giuseppe Di Stefano, um dos mais importantes estudiosos do Romanceiro. A coletânea conta com artigos de vários investigadores internacionais, nomeadamente dos investigadores do CIAC, Pere Ferré “Da fixação oitocentista à redescoberta da voz original” e Sandra Boto “Almeida Garrett e o romanceiro antigo”.

    Coordenadores: Pere Ferré, Pedro M. Piñero e Ana Valenciano

    Ano: 2015

    Editor: Universidad de Sevilla

    ISBN: 978-84-472-1751-9

    Nº de Páginas: 556