https://publicacoes.ciac.pt/index.php/litntour/issue/feedLIT&TOUR – International Journal of Literature and Tourism Research (IJLTR)2025-01-16T10:54:45+00:00Secretarialitntour@publicacoes.ciac.ptOpen Journal Systems<p>A LIT&TOUR: International Journal of Literature and Tourism Research (IJLTR) é uma publicação do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Esta revista é publicada semestralmente em acesso aberto.</p>https://publicacoes.ciac.pt/index.php/litntour/article/view/363Editorial2025-01-16T10:39:26+00:00Pere Querpquer@uvic.catJordi Chumillasjordi.chumillas@uvic.cat2024-12-30T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Pere Quer, Jordi Chumillashttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/litntour/article/view/351La eficacia didáctica de la ruta literaturizada2025-01-16T10:38:35+00:00Mia Güellmia.guell@uvic.ca<p>El artículo se centra en las rutas literarias para su aplicación didáctica. En concreto se propone describir distintos tipos de rutas, fijándose específicamente en las rutas literaturizadas para hablar de su eficacia como instrumento didáctico. Se relaciona con ellas otras experiencias de literaturizar espacios, como el concepto cercano de <em>deriva,</em> y se comparan dichas opciones para posibles aplicaciones turísticas además de las didácticas. Para todo ello se repasan los conceptos más importantes para el análisis de las rutas literarias y se identifica la multidisciplinariedad como clave para la consolidación de las rutas literaturizadas, tanto si se pretende aplicarlas al ámbito turístico como al ámbito educativo.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Mia Güellhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/litntour/article/view/354Cartografia e turismo literário pelo sertão de Rosa2025-01-16T10:52:19+00:00Sergio Donizete Faria fariamaracai@gmail.comDiomira Maria Cicci Pinto Fariadiomiramaria@gmail.comMarlette Aparecida Resende de Menezesmar@marlettemenezes.com.br<p>“Cartografia e turismo literário” tem como propósito apresentar um “modo de fazer” utilizado no processo de representação cartográfica do território da infância e obra do escritor João Guimarães Rosa. Fruto de um projeto de extensão baseado no diálogo com a comunidade, visitantes, estudantes e professores da Universidade Federal de Minas Gerais, esse projeto é concebido a partir dos seguintes pilares: a geografia, a cartografia e o turismo literário. Assim, utilizam-se as referências do universo literário na geografia do lugar para desenhar mapas literários, que passam a representar uma geografia literária do lugar. Esses mapas passam a “contar” uma narrativa a partir de uma perspectiva, seja do enredo, de uma determinada personagem, da própria obra ou da história do escritor, apresentando o território-testemunho da obra literária. A partir desses mapas e dos estudos realizados é possível elaborar representações poéticas de rotas pelo sertão rosiano, apoiadas pelo <em>design</em>, que provocam o imaginário do visitante quanto ao patrimônio material e imaterial do sertão, da sua gente e da sua paisagem.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Sergio Donizete Faria, Diomira Maria Cicci Pinto Faria, Marlette Aparecida Resende de Menezeshttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/litntour/article/view/353Percurso queirosiano em Newcastle-Upon-Tyne: comemoração dos 150 anos da chegada de Eça de Queirós a Inglaterra2025-01-16T10:37:45+00:00Conceição Pereiraconceicao.pereira@ncl.ac.uk<p>Os romances de Eça de Queirós suscitaram já inúmeros percursos literários em Portugal, por exemplo em Lisboa (<em>Os Maias</em>) ou em Tormes (<em>A cidade e as serras</em>), mas o mesmo não pode dizer-se no que se refere a percursos internacionais, embora o autor tenha vivido no estrangeiro durante toda a sua vida profissional como cônsul, que o levou a Cuba (Havana), Inglaterra (Newcastle e Bristol) e França (Paris). Paris surge imediatamente como uma possibilidade de percurso literário internacional ligado a <em>A cidade e as serras</em>; Newcastle-Upon-Tyne, no entanto, embora não pareça ser uma escolha óbvia, permite visitar alguns locais significativos da cidade ligados ao escritor. A relação de Eça com Newcastle está registada na sua correspondência pessoal e consular, e não havendo outros registos da passagem do autor por esta cidade além de uma placa comemorativa no edifício onde se localizava o consulado, um percurso literário dedicado ao autor oitocentista português é um modo de preservar a memória do período que aí viveu. A visitar em Newcastle, além do consulado, há o local onde se localizava o apartamento onde vivia, e que foi, entretanto, demolido, e o edifício onde funcionava a Alfândega, junto ao rio Tyne. O percurso literário preparado para a III Conferência da TROPO UK, recria um dos percursos que o autor português teria feito nos quatro anos que viveu em Newcastle (1874-79) e liga a estes lugares leituras extraídas da sua correspondência pessoal e consular, assim como a história da cidade de Newcastle dessa época.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Conceição Pereirahttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/litntour/article/view/312Enhancing Students’ Interest in Literature through Literary Tourism2025-01-16T10:54:45+00:00Ilda Erkoçiilda.erkoci@unishk.edu.al<p>In contemporary society, the decline in reading habits, often attributed to the pervasive influence of technology, is a well-documented phenomenon. At the same time, statistics show a drop in the number of students choosing Literature as their major field of study, which is presumably driven by a perceived lack of practical value in the field, with students increasingly opting for scientific disciplines. Given this context, it becomes imperative for us as educators to find new ways of reigniting students’ interest in literary works. This paper aims to investigate strategies for achieving this goal, by suggesting literary tourism and exploring its educational potential which seems to be under-researched despite the growing interest about literary tourism during the last few years. Drawing on the theory of experiential learning, this paper claims that by actively involving pupils in literary experiences beyond the confines of the classroom, such as organizing school trips to literary sites, may not only promote active learning, better understanding, and retention of knowledge, but also cultivate appreciation for and enthusiasm in engaging with literature.</p>2024-12-30T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Ilda Erkoçihttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/litntour/article/view/366Palavras Nómadas, de Dora Nunes Gago. Húmus, 20232025-01-16T10:37:28+00:00Isabel Cristina Mateus icmateus@elach.uminho.pt2024-12-30T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Isabel Cristina Mateushttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/litntour/article/view/368Bataller, A., Hernández Gassó, H. i Torrents, J. (eds.) (2024) Geografies literàries. Noves mirades socials i educatives. Tirant lo Blanch (462 p.) / Quer, P. (ed.) (2022) Teoria i pràctica de les Geografies Literàries. Eumo (267 p.).2025-01-16T10:37:09+00:00Josete Correia de Sousajsousa@ualg.pt2024-12-30T00:00:00+00:00Direitos de Autor (c) 2024 Josete Correia de Sousa