Educação midiática: identificando e combatendo informações falsas
Media education: identifying and combating false information
Resumo
A democracia de um país, além da saúde da sua população, pode ser ameaçada em consequência da desinformação. Como parte da solução para o problema da grande circulação de informações falsas, está a educação midiática. No Brasil, ainda não é comum se deparar com o ensino voltado para o consumo saudável das mídias digitais, e por isso é tão relevante estudar formas de implantação dessa prática educacional. O objetivo desta pesquisa é instruir de maneira didática sobre o passo a passo para identificar essas informações falsas. Para isso, discutimos primeiro os conceitos que definem as informações falsas com base na revisão de literatura. Em seguida, apresentamos um checklist que pode ser aplicado em sala de aula para promover a educação midiática, a partir da construção de uma tabela que apresenta a escolha do tema, depois a busca de conteúdos falsos relacionados no Facebook, o estímulo à produção de publicações que apresentem as informações verificadas e, por fim, a reflexão em sala de aula sobre as conclusões levantadas. A metodologia consta de pesquisa descritiva e bibliográfica, com abordagem qualitativa, e tendo como base teórica os guias do Educa Mídia, do Instituto Palavra Aberta, e autores como Katutani (2018), Mello (2020) e a plataforma do Educa Mídia. O estudo conclui que a adequação da educação midiática ao sistema educacional brasileiro é uma medida de fácil implantação, e que se apresenta como um ponto-chave para a redução dos impactos negativos da desinformação que atinge todas as áreas, como a saúde, a educação, a política e, também, o meio ambiente.
Downloads
Direitos de Autor (c) 2022 Ingrid Fechine, Paulo Gerson Olinto Deodato
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Artigo aceite em 2022-09-27
Artigo publicado em 2022-09-28