O que está por trás dos “likes”? – Desenvolvimento da autoimagem em jovens youtubers

Palavras-chave: YouTube, Identidade, Fama, Autoestima, Haters, Literacia mediática

Resumo

O presente trabalho analisa os impactos que a fama, a audiência e a atuação como youtuber podem ter na formação da identidade, na autoestima e no bem-estar psicológico do indivíduo. Discute as contribuições da Literacia Mediática como instrumento para interagir com a mídia de forma autônoma, crítica, visando ampliar a consciência de seus efeitos sobre si mesmo e, resguardar seu bem-estar psicológico. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo por meio de um estudo de caso baseado na produção audiovisual de Whindersson Nunes, um youtuber com expressiva visibilidade e atuação junto ao público brasileiro, mas que no auge da fama sofreu um processo de depressão. Verificou-se que a relação com os seguidores, o impacto da atuação de haters e as práticas enquanto youtuber produziram, efeitos na sua identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Ángel Hernando Gómez, Universidad de Huelva

Professor Titular da Universidad de Huelva - Doutor

Professor do Departamento de Psicología Evolutiva e Educação

 

Publicado
2024-02-29
Como Citar
Barbosa da Silva, A. H., & Hernando Gómez, Ángel. (2024). O que está por trás dos “likes”? – Desenvolvimento da autoimagem em jovens youtubers. Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 4(1), 64-79. https://doi.org/10.34623/qa6g-hn70
Artigo recebido em 2023-08-18
Artigo aceite em 2024-02-27
Artigo publicado em 2024-02-29