O que está por trás dos “likes”? – Desenvolvimento da autoimagem em jovens youtubers
Resumo
O presente trabalho analisa os impactos que a fama, a audiência e a atuação como youtuber podem ter na formação da identidade, na autoestima e no bem-estar psicológico do indivíduo. Discute as contribuições da Literacia Mediática como instrumento para interagir com a mídia de forma autônoma, crítica, visando ampliar a consciência de seus efeitos sobre si mesmo e, resguardar seu bem-estar psicológico. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo por meio de um estudo de caso baseado na produção audiovisual de Whindersson Nunes, um youtuber com expressiva visibilidade e atuação junto ao público brasileiro, mas que no auge da fama sofreu um processo de depressão. Verificou-se que a relação com os seguidores, o impacto da atuação de haters e as práticas enquanto youtuber produziram, efeitos na sua identidade.
Downloads
Direitos de Autor (c) 2024 Ana Helena Barbosa da Silva, Ángel Hernando Gómez

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Artigo aceite em 2024-02-27
Artigo publicado em 2024-02-29