São elas mesmas? A construção do eu/personagem/performance

Are they themselves? The construction of the self/character/performance

  • Luciano Marafon UTP
  • Denize Araujo UTP
Palavras-chave: Personagem, Pessoa, Performance, Hiper-realidade, Hipervenção

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, observar a construção do Eu/Personagem/ Performance dentro de dois conteúdos: no videoclipe Marry the night (2011), de Lady Gaga, e no último episódio da segunda temporada de Dix pour cent (2017), que conta com a atriz Juliette Binoche. Além disso, debate-se sobre o diálogo entre o factual e o ficcional em conteúdos audiovisuais e, também, sobre personagens que estão entre a representação, a fantasia e a memória (Sarlo, 2010; Halbwachs, 2006). Ou seja, desenvolvendo um diálogo entre pessoa e personagem em performances que enfatizam uma narrativa que une ficção e documentário (Grierson, 1933; Machado, 2011; Metz, 1975), podendo exemplificar a “estética da hipervenção” (Araujo, 2007). Gaga e Binoche podem ilustrar o conceito de estética da hipervenção ao criar imagens delas mesmas que se elevam a um terceiro patamar que, por vezes, tornam-se imagens que camuflam o seu “verdadeiro eu” entre a personagem e a pessoa, criando obras que falam de si e intertextualizam a própria vida. Dito isso, o texto discorre sobre memória, ficção e documentário, partindo para questões de pessoa, personagem e performance, ao analisar as duas artistas em questão, mencionando o conceito de hiper-realidade (Baudrillard, 1981) observado nas duas narrativas.

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Biografia Autor

Denize Araujo, UTP

PhD em Comp Lit, Cinema & Arts - Univ. of California, Riverside, USA. Pós Doutora em Cinema e Artes- Univ. Algarve, Portugal. Docente da Pós Graduação lato e stricto sensu da Universidade Tuiuti do Paraná. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6856-509X. E-mail: denizearaujo@hotmail.com

Publicado
2022-02-26
Como Citar
Marafon, L., & Araujo, D. (2022). São elas mesmas? A construção do eu/personagem/performance: Are they themselves? The construction of the self/character/performance. Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 2(1), 71-78. https://doi.org/10.34623/ne1e-fd62
Artigo recebido em 2021-05-13
Artigo aceite em 2022-02-26
Artigo publicado em 2022-02-26