São elas mesmas? A construção do eu/personagem/performance
Are they themselves? The construction of the self/character/performance
Resumo
Objetiva-se, neste artigo, observar a construção do Eu/Personagem/ Performance dentro de dois conteúdos: no videoclipe Marry the night (2011), de Lady Gaga, e no último episódio da segunda temporada de Dix pour cent (2017), que conta com a atriz Juliette Binoche. Além disso, debate-se sobre o diálogo entre o factual e o ficcional em conteúdos audiovisuais e, também, sobre personagens que estão entre a representação, a fantasia e a memória (Sarlo, 2010; Halbwachs, 2006). Ou seja, desenvolvendo um diálogo entre pessoa e personagem em performances que enfatizam uma narrativa que une ficção e documentário (Grierson, 1933; Machado, 2011; Metz, 1975), podendo exemplificar a “estética da hipervenção” (Araujo, 2007). Gaga e Binoche podem ilustrar o conceito de estética da hipervenção ao criar imagens delas mesmas que se elevam a um terceiro patamar que, por vezes, tornam-se imagens que camuflam o seu “verdadeiro eu” entre a personagem e a pessoa, criando obras que falam de si e intertextualizam a própria vida. Dito isso, o texto discorre sobre memória, ficção e documentário, partindo para questões de pessoa, personagem e performance, ao analisar as duas artistas em questão, mencionando o conceito de hiper-realidade (Baudrillard, 1981) observado nas duas narrativas.
Downloads
Direitos de Autor (c) 2022 Luciano Marafon, Denize Araujo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Artigo aceite em 2022-02-26
Artigo publicado em 2022-02-26