Covid-19 e desinformação como fenómeno global: uma visão a partir do fact-checking
Covid-19 and disinformation as a global phenomenon: a view from Fact-checking
Resumo
A pandemia de covid-19 é a maior crise sanitária mundial enfrentada pela Humanidade em várias décadas. A par da saúde pública, a desinformação afirma-se como desafio adicional. A Organização Mundial de Saúde considera estar-se perante uma infodemia e alerta para a polarização do debate em torno do SARS-CoV-2.
Não sendo um fenómeno recente, nem estando o conceito totalmente delimitado, a desinformação beneficia do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação para se expandir e afirmar a sua relevância global, alterando os espaços comunicacionais.
A verificação de factos, ou fact-checking, tem conquistado espaço no campo mediático e ganhou relevância especial, ao longo de 2020, enquanto área especializada de ação jornalística e como resposta à desinformação associada à pandemia.
Neste artigo procurou-se apurar o caráter global da desinformação relacionada com a covid-19. Efetuou-se recolha e análise de artigos publicados por cinco media dedicados ao fact-checking, localizados em África, América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia.
A pesquisa identificou a prevalência de temas tratados por todos ou vários meios, com particular relevância para artigos sobre as vacinas contra a covid-19. Também se observou um domínio dos media sociais enquanto principal fonte do conteúdo analisado.
Downloads
Direitos de Autor (c) 2022 Nuno Andrade Ferreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Artigo aceite em 2022-02-26
Artigo publicado em 2022-02-26