Comida e informação para todos: as redes sociais podem contribuir para a aprendizagem social do sujeito?

Food and information for everyone: can social networks contribute to the individual’s social learning?

Palavras-chave: Literacia midiática, Aprendizagem social, Instagram, Estudo de caso, Estratégias de participação ativa

Resumo

Considerando o atual cenário da comunicação digital, com a popularização dos sites, aplicativos e plataformas de redes sociais digitais, este artigo se propõe a investigar se as redes sociais digitais podem oportunizar a literacia midiática e a aprendizagem social, colaborando para a formação de um sujeito autônomo, crítico e participativo. Propomos o estudo de caso do perfil no Instagram @comidasaudavelpratodos, da jornalista Juliana Gomes —um espaço online para divulgação não só de receitas, mas também para a promoção do debate sobre alimentação saudável e acesso à informação relacionada ao tema. Ao final, concluímos que as funcionalidades ofertadas pela plataforma Instagram colaboram para o incentivo a uma aprendizagem social do sujeito, que mais do que aprender o como fazer, aprende a ser e tornar-se mais saudável, bem como mais autônomo e participativo nas redes sociais digitais.

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Biografias Autor

Bianca Maciente Colvara, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Comunicação pelo PPGCOM/UFJF, na linha de pesquisa Competência Midiática, Estética e Temporalidade. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em seu trabalho de conclusão de curso, pesquisou o que motiva as pessoas a interagirem nos sites de redes sociais. Seus interesses de pesquisa estão relacionados às redes sociais, comunicação digital, influenciadoras digitais e produtoras de conteúdo. Em 2017 cursou dois semestres letivos na Universidade da Beira Interior, em Portugal, onde organizou eventos acadêmicos e culturais, e frequentou disciplinas isoladas do curso de Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas. Enquanto graduanda, contribuiu voluntariamente como repórter para o projeto Avenida Independência ? Música e conteúdo; e foi estagiária na assessoria de imprensa do C.A. João XXIII/UFJF, e também na República Comunicação, como social media. Depois de formada, atuou no atendimento comercial da produtora audiovisual Impulso Filmes, e contribuiu voluntariamente como repórter para o jornal O Pharol.

Soraya Maria Ferreira Vieira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Comunicadora Social formada na Universidade Federal de Juiz de Fora (1985).Atuou na área como jornalista em diferentes meios, assessora de imprensa em diferentes órgãos em juiz de Fora/MG e em São Paulo/SP .Fez mestrado e doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica. Atuou como professora de pós-graduação lato e strito-sensu da Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero. Docente e coordenadora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Viçosa,UFV.. Hoje é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora UFJF na Faculdade de Comunicação - FACOM. É docente permanente do programa de pós-graduação comunicação e Sociedade. Faz parte do grupo de Pesquisa Redes, Linguagens e Ambientes Imersivos e integra a. Rede iberoamericana Alfamed . Suas pesquisas dizem respeito a televisão, a linguagem audiovisual, as redes sociais digitais, a transmidia, a segunda tela, a semiótica, a tecnologia e convergência de mídia e a reconfiguração estética das mídias. Fez em 2017 pós-doutoramento na PUC-SP - TIDD - Tecnologias da Inteligência e do Design Digital.

Publicado
2022-02-26
Como Citar
Maciente Colvara, B., & Maria Ferreira Vieira, S. (2022). Comida e informação para todos: as redes sociais podem contribuir para a aprendizagem social do sujeito? Food and information for everyone: can social networks contribute to the individual’s social learning?. Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 2(1), 54-61. https://doi.org/10.34623/4a5a-q167
Artigo recebido em 2021-10-30
Artigo aceite em 2022-02-26
Artigo publicado em 2022-02-26