Comida e informação para todos: as redes sociais podem contribuir para a aprendizagem social do sujeito?
Food and information for everyone: can social networks contribute to the individual’s social learning?
Resumo
Considerando o atual cenário da comunicação digital, com a popularização dos sites, aplicativos e plataformas de redes sociais digitais, este artigo se propõe a investigar se as redes sociais digitais podem oportunizar a literacia midiática e a aprendizagem social, colaborando para a formação de um sujeito autônomo, crítico e participativo. Propomos o estudo de caso do perfil no Instagram @comidasaudavelpratodos, da jornalista Juliana Gomes —um espaço online para divulgação não só de receitas, mas também para a promoção do debate sobre alimentação saudável e acesso à informação relacionada ao tema. Ao final, concluímos que as funcionalidades ofertadas pela plataforma Instagram colaboram para o incentivo a uma aprendizagem social do sujeito, que mais do que aprender o como fazer, aprende a ser e tornar-se mais saudável, bem como mais autônomo e participativo nas redes sociais digitais.
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Direitos de Autor (c) 2022 Bianca Maciente Colvara, Soraya Maria Ferreira Vieira
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Artigo aceite em 2022-02-26
Artigo publicado em 2022-02-26