Jornalismo e redes sociais: estímulos à competência midiática no Instagram Stories

Journalism and social media: incentives for media competence in Instagram Stories

  • Leticya Bernadete Alexandre Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Soraya Maria Ferreira Vieira Universidade Federal de Juiz de Fora
Palavras-chave: Competência midiática, Redes sociais, Jornalismo, Instagram, Drops

Resumo

O desenvolvimento tecnológico trouxe consigo a necessidade de expandir habilidades para lidar com as novas formas de se comunicar. Na década de 1970, surgiram estudos associados ao processo de educação que buscavam identificar os usos das novas mídias, bem como a compreensão dos conteúdos midiáticos por parte do público. O jornalismo também sofreu alterações ao longo das décadas e, como um dos principais detentores da informação, possui papel fundamental no desenvolvimento destas capacidades, especialmente porque o advento da internet mudou o modelo tradicional de comunicação de “um-todos” para “todos-todos”. Baseando-nos nos indicadores de Ferrés e Piscitelli (2015), procuramos investigar a atuação do jornalismo no ambiente digital para estimular a competência midiática. A partir de uma análise do Drops, noticiário no Instagram Stories do jornal O Estado de S. Paulo, buscou-se discutir sobre os elementos utilizados pelo veículo que possam contribuir para a formação de usuários críticos de mídia. Os indicadores são divididos em seis grupos: linguagem; tecnologia; processos de interações; processos de produção e difusão; ideologia e valores; e estética. Averiguamos que algumas dimensões são extremamente limitadas dentro da proposta de análise do Drops como incentivo ao desenvolvimento de competência midiática, mas, por outro lado, outras conseguem alcançar a complexidade que envolve o ambiente digital e suas interações.

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Publicado
2022-02-26
Como Citar
Alexandre, L. B., & Ferreira Vieira, S. M. (2022). Jornalismo e redes sociais: estímulos à competência midiática no Instagram Stories: Journalism and social media: incentives for media competence in Instagram Stories. Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 2(1), 45-53. https://doi.org/10.34623/22hk-2438
Artigo recebido em 2021-10-30
Artigo aceite em 2022-02-26
Artigo publicado em 2022-02-26