Chamada de trabalhos

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Jornalismo e literacia mediática

A investigação no campo da literacia dos media tem vindo a consolidar-se sobretudo nos contextos educativos e constitui, há décadas, uma importante meta nas políticas promovidas por instituições como a União Europeia e a UNESCO, tendo em vista um exercício mais pleno da cidadania. As atuais formas de difusão e consumo de informação, e desinformação, têm ressaltado a importância da literacia mediática e juntado investigadores e profissionais em torno deste tema, sempre atual e transversal. Perante a diversidade de fontes de informação, ao mesmo tempo que se questionam as práticas jornalísticas tradicionais, procuram-se ferramentas para promover a literacia, seja através da explicitação dessas práticas, seja através de operações de comprovação dos factos, ou através da criação de órgãos de informação independentes, tirando partido do digital. As iniciativas desenvolvidas no âmbito jornalístico complementam o trabalho levado a cabo no âmbito educativo e são inúmeros os casos de valorização da qualidade da informação. Pretendendo contribuir para a disseminação da investigação e intervenção neste campo, o dossiê temático da Rotura acolherá artigos originais que trabalhem os seguintes tópicos:

    • Jornalismo e práticas profissionais no contexto digital
    • Acesso aos media e consumo de informação online
    • Projetos, ações e ferramentas para o desenvolvimento da literacia mediática
    • Práticas de qualidade no âmbito dos media informativos
    • Literacia mediática no desenvolvimento da cidadania e da democracia

Aceitam-se artigos redigidos em Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Chamada de trabalhos aberta de 15 de julho a 30 de setembro de 2021.

 

Editoras: Ana Filipa Martins e Olivia Novoa Fernández

Normas de publicação.

Call for Papers

Journalism and media literacy

The research in the field of media literacy has been consolidating mainly in educational contexts and constitutes, for decades, an important goal in the policies promoted by institutions such as the European Union and UNESCO, aiming at a fuller exercise of citizenship. The current forms of dissemination and consumption of information, and misinformation, have highlighted the importance of media literacy and brought together researchers and professionals around this issue, always relevant and transversal. Facing the diversity of sources of information, at the same time as traditional journalistic practices are being challenged, new tools to promote literacy are being sought, either through the explicitness of these practices, through fact checking operations, or through the creation of independent news media, taking advantage of digital technologies. The initiatives developed in the journalistic scope complement the work carried out in the educational scope and there are numerous cases of valorisation of the quality of information. Intending to contribute to the dissemination of research and intervention in this field, this thematic dossier of Rotura will welcome original articles that work on the following topics:

      • Journalism and professional practices in the digital context
      • Media access and online information consumption
      • Projects, actions and tools for media literacy development
      • Quality practices in the field of information media
      • Media literacy in the development of citizenship and democracy

Articles written in Portuguese, English, Spanish and French are welcomed.

Call for papers open from 15 July to 30 September 2021.

 

Editors: Ana Filipa Martins and Olivia Novoa Fernández

Editorial standards.