Rotura - Revista de Comunicação, Cultura e Artes
ISSN: 2184-8661
Rotura é indexada em:
Os autores deverão verificar a conformidade da submissão do seu artigo, no que respeita aos seguintes aspetos:
Todas as propostas submetidas devem incluir: título em inglês e na língua original do artigo, resumo em inglês e na língua original do artigo, palavras-chave em inglês e na língua original do artigo.
O resumo deve ter entre 200 e 300 palavras na língua original do artigo e em inglês.
The abstract should be between 200 and 300 words in the article’s original language and English.
El resumen debe tener entre 200 y 300 palabras en la lengua original del artículo y en inglés.
Se definirán hasta cinco palabras clave en la lengua original del artículo y en inglés.
A nota biográfica deve ter até 150 palavras, na língua original do artigo e em inglês. A nota biográfica apenas deve ser inserida nos formulários iniciais. Não deve constar no ficheiro submetido para revisão.
Aceitam-se resultados de investigação originais, estudos e propostas nas áreas da Comunicação, Cultura e Artes, com destaque para os campos dos estudos artísticos (artes visuais, média-arte digital, cinema, teatro) e culturais, da comunicação e dos estudos literários (arquivos digitais, edições críticas digitais). Os artigos podem manter um carácter interdisciplinar e podem incluir revisões de literatura seletivas.
Aceitam-se reflexões sobre um processo artístico vivido, preferencialmente acompanhadas de documentação/arquivos relacionados.
Aceitam-se crónicas sobre uma experiência artística do ponto de vista do espectador.
Aceitam-se composições visuais que visem a expressão de um pensamento/conceito.
Aceitam-se recensões de obras ou publicações recentes nas áreas da Comunicação, Cultura e Artes. A recensão deve destacar a relevância da obra para o campo de estudo e proporcionar uma discussão sobre as suas contribuições e limitações.
Aceitam-se entrevistas com artistas, teóricos, investigadores ou profissionais que atuam nas áreas da Comunicação, Cultura e Artes, como artes visuais, média-arte digital, cinema, teatro e estudos literários. A entrevista deve explorar a visão e as práticas do entrevistado, trazendo uma perspectiva interdisciplinar que contribua para o entendimento das dinâmicas culturais e artísticas contemporâneas.
Corpo: espaçamento simples em páginas tipo A4, letra Times New Roman, 12 pt.
Elementos gráficos (tabelas, gráficos e figuras): todos os elementos gráficos e tabelas devem ser numerados com legenda, sem ponto final. No corpo do texto, as menções aos elementos gráficos deverão aparecer sempre por extenso (e.g., na Tabela 1). As figuras, tabelas e gráficos devem ser inseridos no texto e enviados separadamente em formato JPEG ou TIFF, com uma resolução de pelo menos 300dpi. As tabelas devem estar em formato editável, sem conversão em imagem.
Títulos e subtítulos: podem ser numerados para favorecer a leitura do artigo. Devem manter o tipo de letra Times New Roman, 12 pt.
Aspas: deve privilegiar-se o uso de aspas curvas duplas (“ ”). As aspas são utilizadas para introduzir citações ou indicar o título de um artigo ou do segmento de uma publicação (e.g., capítulo de livro, entrada de enciclopédia, …).
Itálico: deve ser utilizado itálico e não negrito no corpo do texto. O itálico é usado para indicar títulos de publicações integrais (e.g., livros, filmes, …), para introduzir termos novos ou estrangeirismos, para assinalar palavras ou expressões que mereçam destaque, ou para expressões ou palavras irónicas, em calão ou sentido figurado.
Números: utilizar a expressão verbal por extenso para números de zero a nove e o numeral a partir de 10. Independentemente desta regra, deve usar-se sempre numeral em gráficos, tabelas e figuras, em unidades de medida (e.g.,. 5 km), em funções matemáticas, estatísticas, frações, quantidades decimais, rácios e percentagens, números que representam tempo, datas, pontos numa escala e somas exatas de dinheiro. A expressão verbal deve ser usada por extenso sempre que qualquer número comece uma frase e em frações comuns (e.g.,. “Um quinto dos portugueses”).
Devem ser utilizadas notas de rodapé, no entanto apenas quando estritamente necessário. Não devem ser utilizadas notas de final de texto.
As referências bibliográficas devem seguir o estilo APA (7ª edição). O não cumprimento destas normas poderá resultar na rejeição do artigo.
A Revista ROTURA considera com seriedade as questões de violação de direitos autorais, plágio ou outras violações das práticas publicadas. Procurará proteger os direitos dos autores nela publicados e investigar com rigor quaisquer alegações de plágio ou uso indevido de artigos publicados. Da mesma forma se procurará proteger a reputação da revista contra más práticas.
Os artigos enviados podem ser verificados, recorrendo a instrumentos eletrónicos (software) de verificação de duplicação. Nos casos em que for detetado plágio ou a inclusão indevida ou insuficientemente referida de material de direitos autorais de terceiros, ou em que a autoria do artigo for contestada, a Revista ROTURA reserva-se o direito de tomar medidas, incluindo, mas não limitadas a: publicação de errata ou retificação (correção); recolha do artigo; ação junto do chefe de departamento ou decano da instituição do autor e/ou órgãos ou sociedades académicas relevantes; ou as medidas legais apropriadas.
Os autores que publicam na revista Revista ROTURA concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais das ilustrações publicadas na revista permanecem com seus atuais detentores de direitos autorais.
É responsabilidade do autor obter a permissão para citar fontes de direitos autorais.
Quaisquer taxas exigidas para obter ilustrações ou para obter permissões de direitos autorais são de responsabilidade dos autores.
Os autores comprometem-se a divulgar a sua publicação. Os artigos devem ser promovidos utilizando o link do site oficial com os seus DOI, para aumentar a leitura, a citação e o impacto.
Para a submissão de futuros artigos de autores da Revista ROTURA, será considerado o impacto dos trabalhos anteriores, dando-se preferência àqueles com citações superiores à média anual da revista na base de dados Scopus.