Rotura - Revista de Comunicação, Cultura e Artes
ISSN: 2184-8661
Rotura é indexada em:
Os autores deverão verificar a conformidade da submissão do seu artigo, no que respeita aos seguintes aspetos:
Declaração de privacidade
Os nomes e endereços de correio eletrónico constantes nesta página web são utilizados exclusivamente para os fins declarados desta revista e não serão disponibilizados para nenhuma outra finalidade ou para terceiros.
Proteção de dados
Todas as informações pessoais serão tratadas em concordância com o Regulamento Geral de Proteção de Dados.
Conduta ética
Os autores devem assegurar que a referenciação das fontes usadas na produção do trabalho científico é rigorosa e abrangente, e obter permissão dos detentores de direitos autorais para a reprodução de ilustrações, tabelas ou figuras.
Os autores devem identificar, seguindo as instruções fornecidas anteriormente, as entidades financiadoras do trabalho.
Os autores devem assegurar a correta inserção dos nomes dos autores e coautores no formulário de submissão da publicação, bem como a expressão do devido reconhecimento a outros colaboradores, quando tal se justifique, seguindo as instruções anteriores. Esta informação apenas deve ser inserida nos respectivos formulários e não no manuscrito submetido para dupla revisão cega.
Estrutura, secções e dimensão
Todas as propostas submetidas devem incluir: título em inglês e na língua original do artigo, resumo em inglês e na língua original do artigo, palavras-chave em inglês e na língua original do artigo.
Resumo
O resumo deve ter entre 200 e 300 palavras na língua original do artigo e em inglês.
Palavras-chave
Devem ser definidas até cinco palavras-chave na língua original do artigo e em inglês.
Nota biográfica:
A nota biográfica deve ter até 150 palavras, na língua original do artigo e em inglês. A nota biográfica apenas deve ser inserida nos formulários iniciais.. Não deve constar no ficheiro submetido para revisão.
Secções
Artigo
(5.000 a 8.000 palavras, incluindo todas as partes)
Aceitam-se resultados de investigação originais, estudos e propostas nas áreas da Comunicação, Cultura e Artes, com destaque para os campos dos estudos artísticos (artes visuais, média-arte digital, cinema, teatro) e culturais, da comunicação e dos estudos literários (arquivos digitais, edições críticas digitais). Os artigos podem manter um carácter interdisciplinar e podem incluir revisões de literatura seletivas.
Relato de Processo
(3.000 a 6.000 palavras, incluindo todas as partes)
Aceitam-se reflexões sobre um processo artístico vivido, preferencialmente acompanhadas de documentação/arquivos relacionados.
Crónica de Arte
(3.000 a 6.000 palavras, incluindo todas as partes)
Aceitam-se crónicas sobre uma experiência artística do ponto de vista do espectador.
Ensaio Visual
(3 a 10 imagens; 1.000 a 2.000 palavras, incluindo todas as partes)
Aceitam-se composições visuais que visem a expressão de um pensamento/conceito.
Recensão
(1.500 a 3.000 palavras, incluindo todas as partes)
Aceitam-se recensões de obras ou publicações recentes nas áreas da Comunicação, Cultura e Artes. A recensão deve destacar a relevância da obra para o campo de estudo e proporcionar uma discussão sobre as suas contribuições e limitações.
Entrevista
(3.000 a 6.000 palavras, incluindo todas as partes)
Aceitam-se entrevistas com artistas, teóricos, investigadores ou profissionais que atuam nas áreas da Comunicação, Cultura e Artes, como artes visuais, média-arte digital, cinema, teatro e estudos literários. A entrevista deve explorar a visão e as práticas do entrevistado, trazendo uma perspectiva interdisciplinar que contribua para o entendimento das dinâmicas culturais e artísticas contemporâneas.
Estilo, tipo de letra e espaçamento
Citações e referências bibliográficas
As referências bibliográficas devem seguir o estilo APA (7ª edição). O não cumprimento destas normas poderá resultar na rejeição do artigo.
Plágio
A Revista Rotura considera com seriedade as questões de violação de direitos autorais, plágio ou outras violações das práticas publicadas. Procurará proteger os direitos dos autores nela publicados e investigar com rigor quaisquer alegações de plágio ou uso indevido de artigos publicados. Da mesma forma se procurará proteger a reputação da revista contra más práticas.
Os artigos enviados podem ser verificados, recorrendo a instrumentos eletrónicos (software) de verificação de duplicação. Nos casos em que for detetado plágio ou a inclusão indevida ou insuficientemente referida de material de direitos autorais de terceiros, ou em que a autoria do artigo for contestada, a Revista Rotura reserva-se o direito de tomar medidas, incluindo, mas não limitadas a: publicação de errata ou retificação (correção); recolha do artigo; ação junto do chefe de departamento ou decano da instituição do autor e/ou órgãos ou sociedades académicas relevantes; ou as medidas legais apropriadas.
Procedimento Editorial
Licença e Permissões
Os autores que publicam na revista Revista Rotura concordam com os seguintes termos:
Os direitos autorais das ilustrações publicadas na revista permanecem com seus atuais detentores de direitos autorais.
É responsabilidade do autor obter a permissão para citar fontes de direitos autorais.
Quaisquer taxas exigidas para obter ilustrações ou para obter permissões de direitos autorais são de responsabilidade dos autores.
Promoção e difusão das publicações
Os autores comprometem-se a divulgar a sua publicação. Os artigos devem ser promovidos utilizando o link do site oficial com os seus DOI, para aumentar a leitura, a citação e o impacto.
Para a submissão de futuros artigos de autores da Revista Rotura, será considerado o impacto dos trabalhos anteriores, dando-se preferência àqueles com citações superiores à média anual da revista na base de dados Scopus.