Estratégias museográficas das casas-museu de escritores e o turismo literário

  • Luiza Souza Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Diomira Maria Cicci Pinto Faria
Palavras-chave: Casas de escritores, Exposição, Museus, Turismo, Turismo literário

Resumo

Este artigo investiga o papel das estratégias museográficas para atração de turistas literários nas casas-museu dos escritores Gabriel García Márquez e João Guimarães Rosa. Utilizando uma metodologia qualitativa, a pesquisa debruçou-se sobre dados secundários, incluindo artigos, catálogos de exposições, panfletos e tour virtual. Os resultados mostram que ambas as casas-museu contextualizam a biografia dos autores no seu ambiente sociocultural. Enquanto a Casa Museo Gabriel García Márquez se foca na dinâmica familiar, o Museu Casa Guimarães Rosa enfatiza o sertão mineiro, o ofício da escrita e a produção artística local. Os resultados também sugerem que estratégias de mediação humana são fatores fundamentais para a compreensão da obra literária e para a atração de um público diversificado, incluindo os turistas.

Publicado
2024-10-19
Como Citar
Souza Pereira, L., & Cicci Pinto Faria, D. M. (2024). Estratégias museográficas das casas-museu de escritores e o turismo literário. LIT&TOUR – International Journal of Literature and Tourism Research (IJLTR), (3), 52-65. Obtido de https://publicacoes.ciac.pt/index.php/litntour/article/view/286
Edição
Secção
Artigos
Artigo recebido em 2024-05-27
Artigo aceite em 2024-09-04
Artigo publicado em 2024-10-19