Equipa Editorial

Editores-chefe

Os Editores-chefe são responsáveis pela coordenação geral e gestão editorial da revista. Esta equipa assegura o cumprimento das políticas editoriais, supervisiona o processo editorial e atua como ligação entre as várias equipas, garantindo a organização e o desenvolvimento sustentável da publicação.

  • Bruno Mendes da Silva (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação)
  • Mirian Tavares (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação)

Editores Permanentes

Os Editores asseguram a gestão dos fluxos de artigos submetidos, coordenando o processo de avaliação, promovendo o rigor científico e a qualidade dos conteúdos. São responsáveis pela comunicação com os autores e revisores, bem como pela tomada de decisões finais sobre a aceitação dos trabalhos para publicação.

  • Susana Costa (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação)
  • Ana Filipa Cerol Martins (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação)

Editores de Secção

  • Patrícia Dourado (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação)

Editores Convidados Anteriores

  • Adérito Fernandes-Marcos (Universidade de São José, Macau, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Ana María Beltrán-Flandoli (Universidad Técnica Particular de Loja, Equador)
  • Anthony Lewis Brooks (Aalborg University, Dinamarca)
  • António Araújo (Universidade Aberta, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Armanda Matos (Universidad de Cantabria, Espanha)
  • Cecilia Almeida Salles (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Grupo de Pesquisa em Processos de Criação, Brasil)
  • Francisco Silva Cavalcante Júnior (Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil)
  • Janice Richardson (International advisor at Insight SA, Luxemburgo)
  • Jensy Campos Céspedes (Universidad Estatal a Distancia, Costa Rica)
  • Jorge Carrega (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • José Bidarra (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Olivia Novoa Fernández (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Patricia de Casas Moreno (Universidad de Extremadura, Espanha)
  • Paula Renés Arellano (Universidade de Coimbra, Portugal)
  • Paulo Manuel Ferreira da Cunha (Universidade da Beira Interior, LAbCom, Portugal)
  • Pedro Alves da Veiga (Universidade Aberta, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Selma Pereira (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Svitlana Derkach (Kyiv National University of Culture and Arts, Ukrânia)

Conselho Editorial

O Conselho Editorial reúne especialistas que definem as políticas editoriais da revista, orientam o seu posicionamento científico e asseguram a qualidade da publicação.

  • Adérito Fernandes-Marcos (Universidade de São José, China, Artech-International, CIAC, Portugal)
  • Aída María de Vicente Domínguez (Universidad de Málaga, Espanha)
  • Aldo Mazzucchelli (Universidad de la República e Universidad ORT, Uruguai)
  • Anthony Lewis Brooks (Aalborg University, Dinamarca)
  • Cecília Almeida Salles (Pontífica Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
  • Celso Luiz Prudente (Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil)
  • Gilbertto Prado (Universidade de São Paulo, Brasil)
  • Jeffrey Shaw (City University of Hong Kong, China)
  • Jorge La Ferla (Universidad de Buenos Aires, Argentina)
  • José Simões (University of Saint Joseph, Macau, China)
  • Lucia Nagib (University of Reading, UK)
  • Tim Palmer (Universidade da Carolina do Norte em Wilmington)
  • Nigel Power (King Mongkut’s University of Technology Thonburi – Tailândia)
  • Paola Palma (UMR7172 Thalim – CNRS/ENS/Sorbonne nouvelle)
  • Piet Kommers (University of Twente, Holanda)

Corpo de Revisores

Os Revisores são especialistas externos que avaliam de forma rigorosa e imparcial os artigos submetidos, emitindo pareceres técnicos essenciais para assegurar a relevância, originalidade e qualidade científica dos trabalhos. Atuam com confidencialidade e independência, contribuindo decisivamente para o processo de revisão por pares e para o fortalecimento do padrão académico da revista.

  • Adérito Fernandes-Marcos (Universidade de São José, Macau, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Aída María de Vicente Domínguez (Universidad de Málaga, Espanha)
  • Alba Vieira (Universidade Federal de Viçosa, Brasil)
  • Álvaro Americano (Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil)
  • Ana Alexandra Mendonça Andrade de Carvalho (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Ana Bela Morais (Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Comparatistas, Portugal)
  • Ana Carvalho (Universidade da Maia, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Ana da Silva (Instituto Politécnico de Santarém, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Ana Isabel Candeias Dias Soares (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Ana Loureiro (Instituto Politécnico de Santarém, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Ana Paiva (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação; Laboratório de Educação a Distância e e-Learning, Universidade Aberta, Portugal)
  • Ana Paula Marques (Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Portugal)
  • Ana Raposo (Escola Superior de Arte e Design, Portugal)
  • Ângela Saldanha (Universidade do Porto, Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal)
  • António Araújo (Universidade Aberta, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • António Costa Valente (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • António Lacerda (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Arquitectura Urbanismo e Design, Portugal)
  • Aquinei Timóteo (Universidade Federal do Acre, Brasil)
  • Aurízia Félix Sousa Anica (Universidade do Algarve, Centro de Estudos de Literatura e Tradição, Portugal)
  • Beatriz Cantinho (Universidade de Évora, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Branco di Fátima (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Universidade da Beira Interior, Portugal)
  • Bruno Ministro (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Portugal)
  • Camila Florencio dos Santos (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal)
  • Camila Mangueira (Universidade do Porto, Portugal)
  • Carina Infante do Carmo (Universidade do Algarve, Centro de Estudos Comparatistas, Portugal)
  • Carla Ribeiro (Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Universidade do Porto, Portugal)
  • Carlos Miguel Gonçalves (Universidade de Lisboa, Portugal)
  • Cármen Monereo (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Caroline Govari Nunes (Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação, Laboratório de Pesquisa em Cultura Pop, Universidade de Vale do Rio dos Sinos, Brasil)
  • Caterina Cucinotta (Universidad Rey Juan Carlos, Espanha)
  • Cátia Peres (Universidade do Algarve, Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal)
  • Cecilia Almeida Salles (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Grupo de Pesquisa em Processos de Criação, Brasil)
  • Célia Vieira (Universidade da Maia, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Cláudia Albuquerque de Lima Queiroz Costa (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil)
  • Daniela Garcia (Universidade do Algarve, Portugal)
  • Danielle Crepaldi Carvalho (Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, Brasil)
  • Denize Araújo (Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil)
  • Diana Pimentel (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Portugal)
  • Eduardo Baggio (Universidade Tuiuti do Paraná, Brasil)
  • Emília Simão (Universidade Portucalense, Portugal)
  • Eutália Ramos (Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil)
  • Fátima Lopes Cardoso (Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Comunicação Social, Portugal)
  • Francisco Gil (Universidade do Algarve, Portugal)
  • Francisco Lameira (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Gabriel Patrocinio (UNIDCOM-IADE, Universidade Europeia, Portugal)
  • Gabriela Borges (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Gabriela Soares (Universidade do Algarve, Portugal)
  • Gustavo Castro (Universidade de Brasília, Brasil)
  • Heitor Alvelos (Universidade do Porto, Research Institute for Design and Media, Portugal)
  • Hernando Urrutia (Universidade Portucalense, Centro de Investigação de Arquitetura, Urbanismo e Design – Polo UPT, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Hugo Barreira (Universidade do Porto, Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Portugal)
  • Hugo Filipe Rodrigues Paquete (Universidade do Algarve, Portugal)
  • Ingrid Fechine (Universidade Estadual da Paraíba, Brasil)
  • Isa Mestre (Universidade do Algarve, Portugal)
  • Isabel Carvalho (Universidade Aberta, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Jensy Campos Céspedes (Universidad Estatal a Distancia, Costa Rica)
  • Joana Lessa (Universidade do Algarve, Portugal)
  • João Carlos Firmino Carvalho (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • João de Mancelos (Universidade da Beira Interior, Portugal)
  • João Martins (Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto politécnico de Viana do Castelo, Portugal)
  • João Paulo de Carvalho dos Reis e Cunha (Universidade de Sorocaba (Uniso), Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • João Samartinho (Instituto Politécnico de Santarém, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Jorge Carrega (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Jorge Palinhos (Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior Artística do Porto, Portugal)
  • José Alberto Pinto (Universidade do Porto, Portugal)
  • José Bidarra (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • José Maria Neto (Universidade de Pernambuco, Brasil)
  • José Simões (Universidade de São José, Macau)
  • Juan Giménez (Universidad Autónoma de Madrid, Espanha)
  • Julia Godoy (UnCuyo, Argentina)
  • Júlio Carlos Bezerra (Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil)
  • Juliana Fernandes Teixeira (Universidade Federal do Ceará, Brasil)
  • Kenia Dias (Universidade de Brasília, Grupo de Pesquisa em Processos de Criação, Brasil)
  • Laura Picazo Sánchez (Universidad Internacional de Valencia, Espanha)
  • Leandro Mendonça (Universidade Federal Fluminense, Brasil)
  • Letícia Torres (Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil)
  • Lilian Ribeiro (Universidad de Huelva, Departamento de Educación, Espanha)
  • Liliana Soares (IPVC – Instituto politécnico de Viana do Castelo & CIAUD – Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, Portugal)
  • Lucía Núñez Sánchez (Universidad de Huelva, Espanha)
  • Luciana Corrêa de Araújo (Universidade Federal de São Carlos, Brasil)
  • Luísa Monteiro (Instituto Politécnico de Lisboa, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Macarena Parejo Cuéllar (Universidad de Extremadura, Espanha)
  • Manuel Célio Conceição (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Marcela Belo (Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil)
  • Marcello Messina (Universidade Federal da Paraíba, Brasil)
  • Marcelo Ribaric (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Márcio Acselrad (Universidade de Fortaleza, Brasil)
  • Marcos Aurélio Felipe (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil)
  • Margarida Adamatti (Universidade de São Paulo, Brasil)
  • Margarida Alves (Universidade de Lisboa, Portugal)
  • Maria Caeiro (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Maria Cunha (Universidade de Aveiro, Portugal)
  • María Jesús Botana Vilar (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Maria Potes Barbas (Instituto Politécnico de Santarém, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Mariana Liz (Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais, Portugal)
  • Marina Estela Graça (Universidade do Algarve, Portugal)
  • Marina Pereira (Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Brasil)
  • Mário Dominguez (Universidade da Maia, Portugal)
  • Marisa Guimarães Leite (Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Marta Mendes (Instituto Politécnico de Lisboa, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Maurício Esposito (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Grupo de Pesquisa em Processos de Criação, Brasil)
  • Mirian Meliani (Universidade de São Paulo, Brasil)
  • Natália Laranjinha (Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Neuza Costa (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Olivia Novoa Fernández (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Óscar Toro Peña (Universidad de Huelva, Espanha)
  • Paola-Andrea Gómez-Montoya (Universidad Pontificia Bolivariana, Colômbia)
  • Patricia de Casas Moreno (Universidad de Extremadura, Espanha)
  • Patricio Dugnani (Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil)
  • Patrícia Vieira (Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto politécnico de Viana do Castelo, Portugal)
  • Paula Cordeiro (Universidade de Lisboa, Portugal)
  • Paula Gomes Ribeiro (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
  • Paula Martinelli (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Grupo de Pesquisa em Processos de Criação, Brasil)
  • Paulo Jorge de Almeida Falcão Alves (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Paulo Manuel Ferreira da Cunha (Universidade da Beira Interior, LAbCom, Portugal)
  • Pedro Almeida (Instituto Universitário de Lisboa, Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal)
  • Pedro Alves da Veiga (Universidade Aberta, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Pedro Cabral Santos (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Pedro Sousa (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Raquel Pacheco (Universidade de Brasília, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Regina Johas (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil)
  • Ricardo Di Carlo Ferreira (Universidade Federal do Paraná, Brasil)
  • Ricardo Mestre (Universidade do Algarve, Universidade Aberta, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Rita Wengorovius (Instituto Politécnico de Lisboa, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Rosalía Urbano (Universidad Antonio de Nebrija, Espanha)
  • Rosimária Rocha (Universidade Aberta, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Rui Jorge Pereira Travasso (Instituto Politécnico de Beja, Portugal)
  • Rui Paulo Mateus António (Universidade do Algarve, Portugal)
  • Rui Pereira Jorge (Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal)
  • Sara Petracca (Universidade da Maia, Portugal)
  • Sara Vitorino Fernandez (Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Saúl Neves de Jesus (Universidade do Algarve, Portugal)
  • Selma Pereira (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Sérgio Nunes (inesctec, Portugal)
  • Sílvia Quinteiro (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Sílvia Baptista Leiria Viegas (Universidade Aberta, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Teresa Torres de Eça (Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Thales Luz (Universidade de Coimbra, Portugal)
  • Thomas Bjørner (Aalborg University, Dinamarca)
  • Tiago Cruz (Universidade da Maia, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)
  • Tiago Jorge Alves Fernandes (Universidade da Beira Interior, LabCom, Portugal)
  • Vanessa Lopes (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
  • Vanessa Oliveira (Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil)
  • Vítor J. Sá (Politécnico do Porto, Portugal)
  • Wagner de Miranda (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Grupo de Pesquisa em Processos de Criação, Brasil)
  • Wiliam Pianco (FIAM-FAAM Centro Universitário, Brasil)

Apoio Editorial

  • João Paulo de Carvalho dos Reis e Cunha (Universidade de Sorocaba, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)

Webmaster e Helpdesk

  • Juan Manuel Escribano Loza (Universidade do Algarve, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal)