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  • Filme e Videojogo
    n. 1 (2021)

    Filme e Videojogo. Morfologia, sintaxe e estilística comuns embrionam os dois suportes. O seu inter-relacionamento é explicitado em fenómenos culturais, sociais e artísticos e, no entanto, cada um deles é um universo consolidado em distintos géneros, tipologias e especificidades.

    Este dossiê temático da Rotura acolhe artigos de investigação originais que se enquadram nas seguintes subáreas:

    • Tecnologia, Filme e Videojogos
    • Estética e Produção Audiovisual
    • Filme experimental, videoarte e Art Game
    • Média Digital e Interatividade
    • História do Cinema e História do Videojogo

    Film and Video Game. A common morphology, syntax and stylistics are in the embryo of these two media. Their interrelationship is made explicit in cultural, social and artistic phenomena; however, each of them is a universe consolidated in different genres, typologies and particularities.

    For this thematic dossier, Rotura welcomes original research articles which fall into the following subfields:

    • Technology, Film and Video Games
    • Aesthetics and Audiovisual Production
    • Experimental Film, Video art and Art Game
    • Digital Media and Interactivity
    • History of Cinema and History of Video Games
  • Processos de Criação
    n. 2 (2021)

    O estudo dos Processos de Criação vem-se estabelecendo no espaço acadêmico pela integração entre teorias e práticas e pela convergência entre diferentes áreas.

    A reflexão crítica dos processos criativos dialoga com as teorias das artes e da comunicação; com a história dos procedimentos e com a complementaridade entre geral e específico, para pensar uma teoria geral da criação.

    A diversidade de materiais, meios, procedimentos e trabalhos com arquivos - públicos e privados, analógicos e digitais - são parte da riqueza desse campo de estudo, que se ergue na contemporaneidade e que se apoia no acúmulo e nas transformações das experiências de criação em diferentes épocas.

    É um campo transversal que acolhe trabalhos das áreas de artes visuais, artes digitais, literatura, cinema, fotografia, artes cênicas, design, jornalismo, publicidade, arquitetura, ciências, entre outros.

    Este dossiê temático da Rotura acolhe artigos de investigação originais que se enquadram nas seguintes subáreas:

    • Teoria da criação
    • Interações entre artes e comunicação
    • Poéticas contemporâneas
    • Materialidades da criação
    • Criação em grupo
    • Criação e recepção

    The study of Creation Processes has been established in the academic field through the integration between theories and practices and through the convergence between different areas.

    Aiming at achieving a general theory of creation, critical reflection on creative processes dialogues with the theories of art and communication, with the history of the procedures and the complementarity between what is general and what is specific.

    The diversity of materials, means and processes as well as the work with archives - public and private, analogue and digital - are part of the richness of this field of study, which rises in contemporary times and which is supported by the accumulation and transformations of creative experiences in different times.

    It is a transversal field that comprehends works in the fields of visual arts, digital arts, literature, cinema, photography, performing arts, design, journalism, advertising, architecture, science, among others.

    For this thematic dossier, Rotura welcomes original research articles which fall into the following subfields:

    • Creation theory
    • Interactions between the arts and communication
    • Contemporary poetics
    • Materialities within creation
    • Creating in group
    • Creation and reception
  • Jornalismo e Literacia Mediática
    v. 2 n. 1 (2022)

    A investigação no campo da literacia dos media tem vindo a consolidar-se sobretudo nos contextos educativos e constitui, há décadas, uma importante meta nas políticas promovidas por instituições como a União Europeia e a UNESCO, tendo em vista um exercício mais pleno da cidadania. As atuais formas de difusão e consumo de informação, e desinformação, têm ressaltado a importância da literacia mediática e juntado investigadores e profissionais em torno deste tema, sempre atual e transversal. Perante a diversidade de fontes de informação, ao mesmo tempo que se questionam as práticas jornalísticas tradicionais, procuram-se ferramentas para promover a literacia, seja através da explicitação dessas práticas, seja através de operações de comprovação dos factos, ou através da criação de órgãos de informação independentes, tirando partido do digital. As iniciativas desenvolvidas no âmbito jornalístico complementam o trabalho levado a cabo no âmbito educativo e são inúmeros os casos de valorização da qualidade da informação. Pretendendo contribuir para a disseminação da investigação e intervenção neste campo, o dossiê temático da Rotura acolherá artigos originais que trabalhem os seguintes tópicos:

    • Jornalismo e práticas profissionais no contexto digital
    • Acesso aos media e consumo de informação online
    • Projetos, ações e ferramentas para o desenvolvimento da literacia mediática
    • Práticas de qualidade no âmbito dos media informativos
    • Literacia mediática no desenvolvimento da cidadania e da democracia

    The research in the field of media literacy has been consolidating mainly in educational contexts and constitutes, for decades, an important goal in the policies promoted by institutions such as the European Union and UNESCO, aiming at a fuller exercise of citizenship. The current forms of dissemination and consumption of information, and misinformation, have highlighted the importance of media literacy and brought together researchers and professionals around this issue, always relevant and transversal. Facing the diversity of sources of information, at the same time as traditional journalistic practices are being challenged, new tools to promote literacy are being sought, either through the explicitness of these practices, through fact checking operations, or through the creation of independent news media, taking advantage of digital technologies. The initiatives developed in the journalistic scope complement the work carried out in the educational scope and there are numerous cases of valorisation of the quality of information. Intending to contribute to the dissemination of research and intervention in this field, this thematic dossier of Rotura will welcome original articles that work on the following topics:

    • Journalism and professional practices in the digital context
    • Media access and online information consumption
    • Projects, actions and tools for media literacy development
    • Quality practices in the field of information media
    • Media literacy in the development of citizenship and democracy