Edições Anteriores

  • Cinemas do Mediterrâneo
    v. 3 n. 2 (2023)

    Tendo como objetivo promover a investigação e estimular uma reflexão crítica em torno do cinema, como expressão da história, cultura e património(s) do Mediterrâneo, o Grupo de Trabalho em Estudos Fílmicos do CIAC organiza-se este número dedicado aos "Cinemas do Mediterrâneo".

  • VI Congresso Internacional Alfamed. Redes sociales y ciudadanía: Ciberculturas para el aprendizaje
    2023

    A proliferação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), juntamente com a convergência dos meios de comunicação, criou um novo espaço em que os prosumers desempenham um papel importante. A criação, a transmissão e o consumo vertiginoso e incessante de conteúdos através das redes sociais e plataformas digitais torna necessária a análise de estratégias e experiências neste campo de estudo. Vivemos numa sociedade em constante mudança provocada pelo ciberespaço e pelas interações que aí ocorrem. Neste contexto, é necessário fornecer aos utilizadores digitais conhecimentos e ferramentas para formar uma sociedade crítica e democrática, numa realidade marcada pela evolução tecnológica e pela virtualidade. Em termos de hábitos e consumo, a sociedade está a tornar-se cada vez mais exigente e, como resultado, estão também a surgir novas formas de interação social. Do mesmo modo, surgem novas narrativas em que as ferramentas multimédia e a interatividade são os garantes do conteúdo. Sem dúvida, a cibercidadania de hoje levanta a necessidade de capacitação nestes contextos comunicativos. No entanto, a nível educativo, ainda é necessário reforçar as competências orientadas para a utilização e apropriação de ferramentas tecnológicas, a fim de as utilizar da melhor forma possível. Por outro lado, é importante abrir espaços de diálogo em torno de práticas relacionadas com a literacia mediática, ética e narrativas, que concorrem no mundo da virtualidade através de notícias e conteúdos.

    Linhas de investigação:

    • Ciberespaço: novas formas de interação social.
    • Novas narrativas, interatividade e meios digitais.
    • Literacia mediática: estratégias, experiências, redes sociais e cibercidadania.
    • Criadores de conteúdos no século XXI.
    • Hábitos, consumo e competências da sociedade digital.
    • Utilização das redes sociais como garantes de uma sociedade democrática.
    • Discurso, ética e valores transmitidos nas redes sociais.
  • Média-Arte Digital
    v. 3 n. 1 (2023)

    A média-arte digital e a arte computacional representam duas famílias de artefactos artísticos que partilham as características da automação, representação numérica, variabilidade, modularidade, transcodificação, e interatividade, embora uma esteja centrada nos media e respetivas (inter)combinações, e a outra na computação e algoritmia.

    Este número da revista Rotura recebe artigos originais de investigação científica focada em aspetos criativos, metodológicos e comunicacionais nas áreas de:

    • Arte computacional
    • Arte generativa
    • Instalações Interativas
    • Narrativas Transmédia
    • Realidade Virtual, Aumentada e Mista
    • Videoarte
    • Videojogos
    • e todas as áreas em que os media digitais sejam manipulados através da computação, com vista à criação artística.
  • Cinemas Silenciosos em Portugal
    v. 2 n. 2 (2022)

    Apesar do meritório trabalho pioneiro de Manuel Felix Ribeiro, António Horta e Costa ou Fernando Duarte, e dos trabalhos mais recentes publicados por António Ferreira, José de Matos-Cruz ou Tiago Baptista, o período do cinema silencioso (1895-1930) é um dos menos estudados na história do cinema em Portugal. O distanciamento cronológico, a dificuldade crónica no acesso às fontes, ou mesmo o seu desaparecimento, tem sido os principais obstáculos a uma prática historiográfica mais regular e abrangente sobre o período, geralmente muito centrada na narrativa expositiva sobre a estilística dos filmes e dos seus autores (nomeadamente os realizadores), o que desvaloriza ou ignora aspectos contextuais como a economia ou o quadro sócio-cultural.

    O objetivo deste número especial é oferecer uma actualização sobre os estudos relacionados com essas primeiras três décadas do cinema em Portugal e, simultaneamente, lançar novas pistas para o estudo de assuntos e objetos menos valorizados ou até mesmo ignorados na prática historiográfica em torno do cinema em Portugal, nomeadamente:

    • Cinema exhibition venues in the era of silent cinema;
    • Unique sound experiences used to accompany the films (such as voice recordings, musical accompaniment);
    • Production models in silent cinema;
    • Silent cinema in the Portuguese press (for example, the emergence of specialized magazines and commercial dissemination in the non-specialized press);
    • Critical reception in the transition from silent to sound;
    • Women in Portuguese silent cinema;
    • Foreign contributions to Portuguese silent cinema (for example, directors such as Maurice Mariaud);
    • The distribution of silent cinema in Portugal;
    • Restoration and digital reproduction of silent films in Portugal.

    Despite the praiseworthy pioneering work of Manuel Felix Ribeiro, António Horta e Costa or Fernando Duarte, and recent works published by António Ferreira, José de Matos-Cruz or Tiago Baptista, the era of silent cinema (1895-1930) is one of the least studied in the history of Portuguese cinema. The chronological distance, the chronic difficulty in accessing sources, or even their disappearance, have been the main obstacles to a more regular and comprehensive historiographical practice about the period; furthermore, existing studies are generally extremely focused on the expository narrative about the stylistics of the films and their creators (namely the directors), thus underestimating or disregarding contextual constraints such as the economy or the socio-cultural framework.

    The purpose of this special issue is to provide an update on studies related to those first three decades of Portuguese cinema and, simultaneously, to launch new leads for the study of subjects and objects that have been underestimated or even disregarded in the historiographical practice around cinema in Portugal, particularly:

    • Cinema exhibition venues in the era of silent cinema;
    • Unique sound experiences used to accompany the films (such as voice recordings, musical accompaniment);
    • Production models in silent cinema;
    • Silent cinema in the Portuguese press (for example, the emergence of specialized magazines and commercial dissemination in the non-specialized press);
    • Critical reception in the transition from silent to sound;
    • Women in Portuguese silent cinema;
    • Foreign contributions to Portuguese silent cinema (for example, directors such as Maurice Mariaud);
    • The distribution of silent cinema in Portugal;
    • Restoration and digital reproduction of silent films in Portugal.
  • Jornalismo e Literacia Mediática
    v. 2 n. 1 (2022)

    A investigação no campo da literacia dos media tem vindo a consolidar-se sobretudo nos contextos educativos e constitui, há décadas, uma importante meta nas políticas promovidas por instituições como a União Europeia e a UNESCO, tendo em vista um exercício mais pleno da cidadania. As atuais formas de difusão e consumo de informação, e desinformação, têm ressaltado a importância da literacia mediática e juntado investigadores e profissionais em torno deste tema, sempre atual e transversal. Perante a diversidade de fontes de informação, ao mesmo tempo que se questionam as práticas jornalísticas tradicionais, procuram-se ferramentas para promover a literacia, seja através da explicitação dessas práticas, seja através de operações de comprovação dos factos, ou através da criação de órgãos de informação independentes, tirando partido do digital. As iniciativas desenvolvidas no âmbito jornalístico complementam o trabalho levado a cabo no âmbito educativo e são inúmeros os casos de valorização da qualidade da informação. Pretendendo contribuir para a disseminação da investigação e intervenção neste campo, o dossiê temático da Rotura acolherá artigos originais que trabalhem os seguintes tópicos:

    • Jornalismo e práticas profissionais no contexto digital
    • Acesso aos media e consumo de informação online
    • Projetos, ações e ferramentas para o desenvolvimento da literacia mediática
    • Práticas de qualidade no âmbito dos media informativos
    • Literacia mediática no desenvolvimento da cidadania e da democracia

    The research in the field of media literacy has been consolidating mainly in educational contexts and constitutes, for decades, an important goal in the policies promoted by institutions such as the European Union and UNESCO, aiming at a fuller exercise of citizenship. The current forms of dissemination and consumption of information, and misinformation, have highlighted the importance of media literacy and brought together researchers and professionals around this issue, always relevant and transversal. Facing the diversity of sources of information, at the same time as traditional journalistic practices are being challenged, new tools to promote literacy are being sought, either through the explicitness of these practices, through fact checking operations, or through the creation of independent news media, taking advantage of digital technologies. The initiatives developed in the journalistic scope complement the work carried out in the educational scope and there are numerous cases of valorisation of the quality of information. Intending to contribute to the dissemination of research and intervention in this field, this thematic dossier of Rotura will welcome original articles that work on the following topics:

    • Journalism and professional practices in the digital context
    • Media access and online information consumption
    • Projects, actions and tools for media literacy development
    • Quality practices in the field of information media
    • Media literacy in the development of citizenship and democracy
  • Processos de Criação
    n. 2 (2021)

    O estudo dos Processos de Criação vem-se estabelecendo no espaço acadêmico pela integração entre teorias e práticas e pela convergência entre diferentes áreas.

    A reflexão crítica dos processos criativos dialoga com as teorias das artes e da comunicação; com a história dos procedimentos e com a complementaridade entre geral e específico, para pensar uma teoria geral da criação.

    A diversidade de materiais, meios, procedimentos e trabalhos com arquivos - públicos e privados, analógicos e digitais - são parte da riqueza desse campo de estudo, que se ergue na contemporaneidade e que se apoia no acúmulo e nas transformações das experiências de criação em diferentes épocas.

    É um campo transversal que acolhe trabalhos das áreas de artes visuais, artes digitais, literatura, cinema, fotografia, artes cênicas, design, jornalismo, publicidade, arquitetura, ciências, entre outros.

    Este dossiê temático da Rotura acolhe artigos de investigação originais que se enquadram nas seguintes subáreas:

    • Teoria da criação
    • Interações entre artes e comunicação
    • Poéticas contemporâneas
    • Materialidades da criação
    • Criação em grupo
    • Criação e recepção

    The study of Creation Processes has been established in the academic field through the integration between theories and practices and through the convergence between different areas.

    Aiming at achieving a general theory of creation, critical reflection on creative processes dialogues with the theories of art and communication, with the history of the procedures and the complementarity between what is general and what is specific.

    The diversity of materials, means and processes as well as the work with archives - public and private, analogue and digital - are part of the richness of this field of study, which rises in contemporary times and which is supported by the accumulation and transformations of creative experiences in different times.

    It is a transversal field that comprehends works in the fields of visual arts, digital arts, literature, cinema, photography, performing arts, design, journalism, advertising, architecture, science, among others.

    For this thematic dossier, Rotura welcomes original research articles which fall into the following subfields:

    • Creation theory
    • Interactions between the arts and communication
    • Contemporary poetics
    • Materialities within creation
    • Creating in group
    • Creation and reception
  • Filme e Videojogo
    n. 1 (2021)

    Filme e Videojogo. Morfologia, sintaxe e estilística comuns embrionam os dois suportes. O seu inter-relacionamento é explicitado em fenómenos culturais, sociais e artísticos e, no entanto, cada um deles é um universo consolidado em distintos géneros, tipologias e especificidades.

    Este dossiê temático da Rotura acolhe artigos de investigação originais que se enquadram nas seguintes subáreas:

    • Tecnologia, Filme e Videojogos
    • Estética e Produção Audiovisual
    • Filme experimental, videoarte e Art Game
    • Média Digital e Interatividade
    • História do Cinema e História do Videojogo

    Film and Video Game. A common morphology, syntax and stylistics are in the embryo of these two media. Their interrelationship is made explicit in cultural, social and artistic phenomena; however, each of them is a universe consolidated in different genres, typologies and particularities.

    For this thematic dossier, Rotura welcomes original research articles which fall into the following subfields:

    • Technology, Film and Video Games
    • Aesthetics and Audiovisual Production
    • Experimental Film, Video art and Art Game
    • Digital Media and Interactivity
    • History of Cinema and History of Video Games