Chamada de Trabalhos

Visualidade situada e partilhada: representações de e desde as mulheres

A proposta que apresentamos enquadra-se na intenção de ativar uma reflexão coletiva sobre os modos de representação visual de e desde as mulheres que implicam uma localização política, não neutra (Rich, 1994). Gostaríamos de prestar atenção a uma visualidade situada que se articula através práticas de representação materializadas e corporificadas pois, como assinala Haraway, nenhum conhecimento está desligado do seu contexto nem da subjetividade de quem o emite, (...) e ocupar um lugar implica responsabilidade nas nossas práticas (1995).

De acordo com os postulados da epistemologia feminista, queremos explorar as relações entre o poder, o conhecimento e a representação, atendendo às narrativas visuais com potencial transformador desde a criação colaborativa, propostas de pensamento, ação ou análise que imaginem e abram possibilidades encerradas (Butler, 2020). Procuramos compreender o poder das representações contemporâneas que surgem da relação entre pessoas e imagens e nos movem à ação (García Varas, 2019) para indagar a pergunta sobre como articular novos e/ou radicais modos de interpelar os sistemas dominantes da produção cultural de e desde as mulheres.

A partir deste enquadramento, interessam-nos contribuições que se inscrevam nos seguintes eixos temáticos-analíticos:

  • Imaginários e mitos sobre ruralidades desde a cultura e a arte contemporâneas.
  • Imagens de arquivo, arquivo de imagens desde uma perspetiva ética e feminista.
  • Mediações culturais e visualidades materializadas.
  • A mulher como narradora de histórias e imaginários através das representações visuais e audiovisuais, atrás da câmara ou perante o olhar.
  • Visões que explorem a relação entre a terra e a visualidade, e como esta interação é afetada por questões de género e poder.
  • Estudos sobre a produção e circulação de imagens que desafiem as narrativas dominantes e proponham novas formas de ver, pensar, sentir, estar e/ou ser.

Butler, Judith (2020) The Force of Nonviolence. London: Verso 

García Varas, Ana (2019). Acción y poder de la imagen. Agencia y prácticas icónicas contemporáneas. Plaza y Valdés

Haraway, Donna (1995) Ciencia, Cyborgs y Mujeres. La reinvención de la naturaleza. Valencia: Cátedra

Rich, Adrien (1994). Notes Toward a Politics of Location. In Rich, A. Blood, Bread, and Poetry: Selected Prose 1979-1985. W. W. Norton & Company

Editoras:

Gema Pastor Andrés, Universidad Rey Juan Carlos

Diana Fernández Romero, Universidad Rey Juan Carlos

Silvia Magro Vela, Universidad Rey Juan Carlos

Datas importantes:

Data limite para envio de artigos: 30-04-2025
Notificação de aceitação: 28-06-2025
Envio da versão final: 13-09-2025
Publicação: 30-09-2025

Número especial ALFAMED – Meios digitais, direitos e cidadania: desafios para a educação mediática

Os novos modelos de comunicação social e cidadã da era digital caracterizam-se por uma sociedade próxima do imediatismo, da fragilidade e do acesso fácil à informação, mas também imbuída de valores, desafios e projectos humanizadores. Os media digitais são considerados um produto social e cultural inerente ao próprio ser humano. Neste contexto, a educação torna-se o pilar necessário para compreender e refletir sobre a influência dos mesmos no desenvolvimento pessoal e interpessoal de cada sujeito. Por isso, é necessário formar cidadãos dotados de capacidades, competências e habilidades necessárias para serem críticos e activos perante as realidades digitais. Neste sentido, as instituições educativas (escolas, colégios, universidades...) devem comprometer-se com o desafio de educar de forma ética, responsável e empenhada.

Na mesma linha, considera-se que a preservação de valores universais como a liberdade são analisados e defendidos por diversas organizações, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos de dezembro de 1948, que afirma que toda a pessoa tem direito ao pleno desenvolvimento e ao reforço do respeito pelos direitos e liberdades do Homem (art. 26º). Por outro lado, a UNESCO, em 1960, e a Convenção para a Proteção dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais, aprovada em Roma, a 4 de novembro de 1950, aludem à necessidade de apoiar determinados direitos humanos e liberdades fundamentais.

Descritores  

  • Cidadania democrática através da educomunicação.
  • Meios digitais para a promoção dos dos direitos humanos e dos ODS.
  • Direitos humanos, valores universais e (des)mediatização.  
  • Educação para os media através de estratégias pedagógicas e éticas nos processos de ensino-aprendizagem.
  • Impacto da cultura digital na promoção da promoção da inclusão e da diversidade.
  • Desafios da sociedade hipermédia: Direitos humanos, valores, cidadania crítica digital e ODS.

Questões de investigação

  • Como podem os media digitais ser utilizados como instrumentos de promoção e proteção dos direitos humanos na sociedade contemporânea?  
  • Quais são os principais desafios que a educação para os media enfrenta para abordar os direitos humanos, cidadania no contexto digital e os ODS?  
  • Que estratégias pedagógicas e éticas são mais eficazes para ensinar os alunos a analisar criticamente a informação digital e a promover valores universais?  
  • Como é que as políticas públicas e a regulamentação podem contribuir para garantir um ambiente digital que respeite os direitos humanos e promova a cidadania ativa?  
  • Que medidas podem os educadores adotar para promover a inclusão e a diversidade nos ambientes digitais, e como é que estas práticas podem reforçar a cidadania digital e a promoção da Agenda 2030?  
  • Que modelos de colaboração entre instituições de ensino, organizações da sociedade civil e empresas privadas podem melhorar a educação para os media e a sua relação com os direitos humanos e a cidadania digital?  

Editores Temáticos  

Dra. Armanda Matos (Universidade de Coimbra, Portugal) 

Dra. Ana Beltrán Flandoli (Universidade Técnica Particular de Loja, Equador) 

Dra. Paula Renés (Universidade de Cantábria, Espanha) 

Datas importantes

Data de início: 01-07-2024 

Data de encerramento: 31-01-2025 

Publicação definitiva: 30-04-2025  

Crónicas Artísticas da Era Moderna: Explorando Expressões Culturais Contemporâneas

A exploração da cultura contemporânea e as suas manifestações na arte é de suma importância no mundo de hoje, em rápida evolução. À medida que a sociedade passa por mudanças transformadoras, também o faz o nosso entendimento da cultura e das formas como ela se expressa através da arte. Este número especial procura abordar essa evolução, reconhecendo que a arte não é apenas um reflexo da cultura, mas uma força dinâmica que molda e desafia normas e valores culturais.

As expressões culturais contemporâneas, seja através das artes visuais, literatura, música ou performance, são janelas para as complexidades do nosso tempo que refletem desenvolvimentos sociais, políticos, tecnológicos e filosóficos que definem a nossa era. Ao aprofundá-las, obtemos perceções sobre a condição humana e as forças que impulsionam a mudança cultural.

A expressão "Crónicas Artísticas” sublinha a ideia de que a arte serve como um registo do nosso tempo, capturando o espírito, as preocupações e aspirações da sociedade contemporânea. Isso implica uma qualidade narrativa que convide os leitores a envolverem-se com as histórias contadas através das criações artísticas.

O principal objetivo deste número especial é proporcionar uma análise abrangente das expressões culturais contemporâneas na arte. Pretendemos facilitar o diálogo e a análise crítica, permitindo que académicos, artistas, filósofos e leitores se envolvam numa exploração ponderada das formas como a arte tanto reflete como influencia a cultura moderna.

Esta chamada sublinha a importância da arte como um registo do nosso tempo e um catalisador para o discurso cultural, inspirando, informando e provocando uma reflexão junto de um público diversificado e comprometido.

Convidamo-lo a embarcar nesta viagem filosófica, mergulhando na paisagem sempre em evolução da cultura contemporânea e nas suas expressões artísticas.

Damos as boas-vindas a contribuições que explorem os seguintes temas, mas não somente:

  1. Exploração do género e características estilísticas em narrativas culturais contemporânea.
  2. Investigação do papel das artes visuais na formação da identidade cultural.
  3. Análise de figuras emblemáticas da cultura popular moderna.
  4. Exame da identidade de género no contexto mais amplo do património cultural.
  5. Descoberta das origens históricas e culturais das expressões artísticas.
  6. Exploração de elementos cómicos dentro das práticas culturais contemporâneas.
  7. Investigação de aspetos teóricos e práticos da comunicação intercultural através da lente da linguoculturologia.
  8. Análise das representações das mulheres na cultura popular e de massas, situadas no contexto das representações artísticas modernas.

Contribuições que abordem estes temas a partir de diversas perspetivas disciplinares são bem-vindas para consideração neste próximo número.

Editor: Svitlana Derkach (Universidade Nacional de Cultura e Artes de Kiev) svit_derkach@ukr.net

Svitlana Derkach é artista e professora na Universidade Nacional de Cultura e Artes de Kiev. Publicou mais de 60 trabalhos de âmbito educacional e metodológico, dos quais se destaca o livro Directing Mass Celebrations.

Especialista em direção de espetáculos, Svitlana Derkach já dirigiu e organizou mais de 300 concertos, espetáculos, programas de televisão, cerimónias solenes, celebrações em massa, entre outros eventos.

Datas Importantes:

Prazo para submissão de artigos: 23 de setembro de 2024

Notificação de aceitação: 13 de janeiro de 2025

Submissão da versão final: 24 de janeiro de 2025

Publicação: 27 de fevereiro de 2025

A chamada para a secção Varia, que acolhe artigos com temas livres, bem como Crónicas de Arte e Entrevistas, permanece aberta em fluxo contínuo.


Chamada de trabalhos em permanência

  • Varia (artigos distintos do dossiê temático);
  • Recensões e Entrevistas;
  • Crónica de Arte.