Chamada de Trabalhos

English below | Versión en español | Version française

Discurso de Ódio Online: Impactos, Prevenção e Intervenção

Na última década, o aumento da visibilidade e exposição do discurso de ódio online tem despertado preocupações culturais, sociais e académicas. Esta questão abrange tópicos como a polarização social, política e religiosa, a disseminação de ideologias de ódio, a promoção da violência através de propaganda e recrutamento online, e o impacto no bem-estar dos indivíduos envolvidos, com implicações na construção de um discurso pluralista, próprio de sociedades pacíficas, justas e inclusivas.

Com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre o tema e abordar formas eficazes de prevenir e intervir no discurso de ódio online, convidamos a comunidade científica a submeter estudos e abordagens teóricas e empíricas que contribuam para o entendimento dos seguintes tópicos:

  • Impacto do discurso de ódio online na sociedade.
  • Influência do ambiente digital no comportamento e desenvolvimento de crianças, jovens e adolescentes.
  • Interações de jogadores online e comunidades digitais de jogos como espaços propícios para a disseminação do discurso de ódio.
  • Análise de estratégias e iniciativas eficazes de prevenção e intervenção no discurso de ódio online.
  • O papel das redes sociais na promoção de uma cultura de paz, justiça e instituições fortes.
  • Impacto da pandemia e do ensino a distância na exposição de crianças e jovens ao discurso de ódio e comportamentos de risco online.
  • Políticas públicas e marcos regulatórios para reagir ao discurso de ódio e à violência online.
  • Outros estudos relacionados com discurso de ódio.

Editores:

Anthony Brooks (Aalborg University)
Ana Filipa Martins (CIAC, Universidade do Algarve)
Janice Richardson (Digital Citizenship Expert, Council of Europe)
Susana Costa (CIAC, Universidade do Algarve, Universidade Aberta)

Datas Importantes:

Prazo para submissão de artigos: 07-12-2023
Notificação de aceitação: 26-01-2024
Envio da versão final: 02-02-2024
Publicação: 29-02-2024

A chamada para a secção Varia, que acolhe artigos de temática livre, assim como para Recensões, Crónicas de Arte e Entrevistas permanece aberta em fluxo contínuo.

Cinemas do Mediterrâneo

Tendo como objetivo promover a investigação e estimular uma reflexão crítica em torno do cinema, como expressão da história, cultura e património(s) do Mediterrâneo, o Grupo de Trabalho em Estudos Fílmicos do CIAC encontra-se a organizar um número especial dedicado aos "Cinemas do Mediterrâneo".

A chamada de trabalhos, aberta entre 1 de abril e 31 de maio de 2023, acolhe artigos originais, dedicados às diversas temáticas relacionadas com o cinema produzido nos países do Mediterrâneo.

Aceitam-se artigos redigidos em português, inglês, espanhol e francês.

Chamada de trabalhos aberta de 1 abril a 31 maio.

Editor: Jorge Carrega

Comunicação em/de Ciência

A produção e a disseminação de conhecimento e de saberes científicos ocorrem em comunicação e decorrem de possibilidades e de escolhas de construção e de representação verbal, não verbal e multimodal. Este número da revista Rotura dedica-se a todos os aspetos relacionados com a comunicação em/de ciência que, em sentido lato, é entendida como conjunto de processos e práticas de construção, transmissão e receção de métodos de investigação e de informação, de conhecimentos e de saberes científicos, com intencionalidades constitutivas e comunicativas distintas, em suportes variados e tendo em vista públicos diferenciados.

Solicitam-se artigos originais de investigação científica focada nestes aspetos, por exemplo, no âmbito dos domínios abaixo:

  • Discursos e construção do conhecimento (aspetos diacrónicos, sincrónicos, diastráticos, diatópicos, etc)
  • Literacia científica
  • Mediação
  • Multilinguismo em ciência e justiça epistémica
  • Reformulação discursiva e/ou multimodal
  • Representações semióticas, artísticas e/ou interativas da ciência
  • Terminologias e comunicação
  • Vulgarização e popularização de ciência
  • Outros domínios em que a comunicação em/de ciência sejam objeto de investigação

Aceitam-se artigos redigidos em português, espanhol, francês e inglês.

Chamada de trabalhos aberta de até 15 de maio de 2023.

Editores: Manuel Célio Conceição (CIAC/Universidade do Algarve), Maria Teresa Zanola (OTPL, Universidade Católica de Milão)

A chamada para a secção Varia, que acolhe artigos de temática livre, assim como para Recensões, Crónicas de Arte e Entrevistas permanece aberta em fluxo contínuo.

Média-Arte Digital

A média-arte digital e a arte computacional representam duas famílias de artefactos artísticos que partilham as características da automação, representação numérica, variabilidade, modularidade, transcodificação, e interatividade, embora uma esteja centrada nos media e respetivas (inter)combinações, e a outra na computação e algoritmia.

Este número da revista Rotura recebe artigos originais de investigação científica focada em aspetos criativos, metodológicos e comunicacionais nas áreas de:

  • Arte computacional
  • Arte generativa
  • Instalações Interativas
  • Narrativas Transmédia
  • Realidade Virtual, Aumentada e Mista
  • Videoarte
  • Videojogos
  • e todas as áreas em que os media digitais sejam manipulados através da computação, com vista à criação artística.

Aceitam-se artigos redigidos em Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Chamada de trabalhos aberta de 20 de julho a 15 de outubro.

Editores: António Araújo, José Bidarra e Pedro Alves da Veiga (CIAC/UAb).

A chamada para a secção Varia, que acolhe artigos de temática livre, assim como para Recensões, Crónicas de Arte e Entrevistas permanece aberta em fluxo contínuo.

Normas de publicação.

Novas narrativas e literacia mediática: estratégias e experiências para a cibercidadania

A proliferação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), juntamente com a convergência dos meios de comunicação, criou um novo espaço em que os prosumers desempenham um papel importante. A criação, a transmissão e o consumo vertiginoso e incessante de conteúdos através das redes sociais e plataformas digitais torna necessária a análise de estratégias e experiências neste campo de estudo. Vivemos numa sociedade em constante mudança provocada pelo ciberespaço e pelas interações que aí ocorrem. Neste contexto, é necessário fornecer aos utilizadores digitais conhecimentos e ferramentas para formar uma sociedade crítica e democrática, numa realidade marcada pela evolução tecnológica e pela virtualidade. Em termos de hábitos e consumo, a sociedade está a tornar-se cada vez mais exigente e, como resultado, estão também a surgir novas formas de interação social. Do mesmo modo, surgem novas narrativas em que as ferramentas multimédia e a interatividade são os garantes do conteúdo. Sem dúvida, a cibercidadania de hoje levanta a necessidade de capacitação nestes contextos comunicativos. No entanto, a nível educativo, ainda é necessário reforçar as competências orientadas para a utilização e apropriação de ferramentas tecnológicas, a fim de as utilizar da melhor forma possível. Por outro lado, é importante abrir espaços de diálogo em torno de práticas relacionadas com a literacia mediática, ética e narrativas, que concorrem no mundo da virtualidade através de notícias e conteúdos.

Linhas de investigação:

  • Ciberespaço: novas formas de interação social.
  • Novas narrativas, interatividade e meios digitais.
  • Literacia mediática: estratégias, experiências, redes sociais e cibercidadania.
  • Criadores de conteúdos no século XXI.
  • Hábitos, consumo e competências da sociedade digital.
  • Utilização das redes sociais como garantes de uma sociedade democrática.
  • Discurso, ética e valores transmitidos nas redes sociais.

A Rotura acolhe textos em português, inglês, espanhol e francês.

Este número é publicado no contexto do VI Congreso Internacional Alfamed: Redes sociales y ciudadanía: Ciberculturas para el aprendizaje, que terá lugar em Arequipa, Peru, de 26 a 28 de Outubro de 2022.

Chamada de trabalhos alargada até 9 de janeiro de 2023.

Editoras convidadas: Jensy Campos Cespedes (Universidad Estatal a Distancia, Costa Rica) e Patricia de Casas Moreno (Universidad de Extremadura, Espanha).


Chamada de trabalhos em permanência

  • Varia (artigos distintos do dossiê temático);
  • Recensões e Entrevistas;
  • Crónica de Arte.

Call for Papers

Online Hate Speech: Impacts, Prevention, and Intervention

In the last decade, the increase in visibility and exposure of online hate speech has raised cultural, social, and academic concerns. This issue encompasses topics such as social, political, and religious polarization, the dissemination of hate ideologies, the promotion of violence through online propaganda and recruitment, and the impact on the well-being of individuals involved, with implications for the construction of a pluralistic discourse in peaceful, just, and inclusive societies.

With the aim of deepening knowledge on the subject and addressing effective ways to prevent and intervene in online hate speech, we invite the scientific community to submit studies and theoretical and empirical approaches that contribute to understanding the following topics:

Topics of Interest:

  • Impact of online hate speech on society.
  • Influence of the digital environment on the behavior and development of children, youth, and adolescents.
  • Interactions of online gamers and digital gaming communities as conducive spaces for the spread of hate speech.
  • Analysis of effective strategies and initiatives for preventing and intervening in online hate speech.
  • The role of social media in promoting a culture of peace, justice, and strong institutions.
  • Impact of the pandemic and distance learning on children's exposure to online hate speech and risky behaviors.
  • Public policies and regulatory frameworks to address online hate speech and violence.
  • Other studies related to hate speech.

Editors:

Anthony Brooks (Aalborg University)
Ana Filipa Martins (CIAC, Universidade do Algarve)
Janice Richardson (Digital Citizenship Expert, Council of Europe)
Susana Costa (CIAC, Universidade do Algarve, Universidade Aberta)

Important Dates:

Deadline for article submission: December 7, 2023
Notification of acceptance: January 26, 2024
Submission of final version: February 2, 2024
Publication: February 29, 2024

The call for the Varia section, which hosts free-themed articles, as well as Reviews, Art Chronicles and Interviews remains open in a continuous flow.

Mediterranean Cinemas

CIAC's Research Group on Film Studies is preparing a special issue of the Journal Rotura dedicated to “Mediterranean Cinemas”. This issue aims to promote research and encourage critical reflection on cinema as an expression of Mediterranean history, culture, and heritage(s). The call for papers is open between April 1st and May 31st 2023 and welcomes original articles on themes related to cinema production in Mediterranean countries.

Articles in Portuguese, English, Spanish, and French are welcome.

The call for papers is open from April 1st to May 31st.

Editor: Jorge Carrega

Science Communication

The production and the dissemination of knowledge and scientific expertise occur in communication and are the result of possibilities and choices of verbal, non-verbal and multimodal construction and representation. This issue of the journal Rotura is dedicated to all aspects related to science communication, which, in a broad sense, is understood as a set of processes and practices of construction, transmission and reception of research methods and information, knowledge and scientific expertise, with different constitutive and communicative intentions, in various media and targeting different audiences.

Original articles of scientific research focused on these aspects are expected, for example, within the domains below:

  • Scientific literacy
  • Mediation
  • Multilingualism in science and epistemic justice
  • Discursive and/or multimodal reformulation
  • Semiotic, artistic and/or interactive representations of science
  • Terminologies and communication
  • Vulgarisation and popularisation of science
  • Other domains in which science communication is an object of research.

Articles in Portuguese, Spanish, French and English are welcome.

Call for papers open until May 15, 2023.

Editors: Manuel Célio Conceição (CIAC/University of Algarve), Maria Teresa Zanola (OTPL, Catholic University of Milan)

The call for the Varia section, which hosts free-themed articles, as well as Reviews, Art Chronicles and Interviews remains open in a continuous flow.

Digital Media Art

Digital media art and computational art represent two families of artistic artefacts that share the characteristics of automation, numerical representation, variability, modularity, transcoding, and interactivity, although one is focused on media and their (inter)combinations, and the other on computing and algorithms.

This issue of Rotura welcomes original scientific research articles centred on creative, methodological and communicational aspects in the areas of:

  • Computational Art
  • Generative Art
  • Interactive Installations
  • Transmedia Narratives
  • Virtual, Augmented and Mixed Reality
  • Video Art
  • Video Games
  • and all areas in which digital media are manipulated through computation, towards artistic creation.

Articles written in Portuguese, English, Spanish and French are welcome.

Call for papers open from 20 July to 15 October 2022.

Editors: António Araújo, José Bidarra and Pedro Alves da Veiga (CIAC/UAb).

The call for the Varia section, which hosts free-themed articles, as well as Reviews, Art Chronicles and Interviews remains open in a continuous flow.

Editorial Standards.

New narratives and media literacy: strategies and experiences for cyber citizenship

The proliferation of Information and Communication Technologies (ICT) together with media convergence has created a new space in which prosumers play an important role. The dizzying and incessant creation, transmission and consumption of content through social media and digital platforms makes it necessary to analyse strategies and experiences in this field of study. We live in a society in constant change propelled by cyberspace and the interactions that take place there. In this context, it is necessary to provide digital users with knowledge and tools to form a critical and democratic society in a reality marked by technological developments and virtuality. In terms of habits and consumption, society is becoming increasingly demanding, and as a result, new forms of social interaction are also emerging. Likewise, new narratives emerge in which multimedia tools and interactivity are the guarantors of content. Undoubtedly, today's cyber citizenship raises the need for empowerment in these communicative contexts. However, at the educational level, there is still a need to strengthen competences oriented towards the use and appropriation of technological tools in order to make the best use of them. On the other hand, it is important to open spaces for dialogue around practices related to media literacy, ethics and narratives, which concur in the world of virtuality through news and content.

Lines of research:

  • Cyberspace: new forms of social interaction.
  • New narratives, interactivity and digital media.
  • Media literacy: strategies, experiences, social networks and cyber citizenship.
  • Content creators in the 21st century.
  • Habits, consumption and skills of the digital society.
  • Use of social media as guarantors of a democratic society.
  • Discourse, ethics and values transmitted in social networks.

Articles written in Portuguese, English, Spanish and French are welcome.

This issue is published in the context of the VI Congreso Internacional Alfamed: Redes sociales y ciudadanía: Ciberculturas para el aprendizaje, which will take place in Arequipa, Peru from 26-28 October 2022.

Call for papers extended until 9th January 2023.

Monograph editors: Jensy Campos Cespedes (Universidad Estatal a Distancia, Costa Rica) and Patricia de Casas Moreno (Universidad de Extremadura, Spain).


Call for papers (permanently)

  • Varia (different articles from the dossier);
  • Reviews and Interviews;
  • Art Chronicle.

Llamada de trabajos

Discurso de odio online: repercusiones, prevención e intervención

En la última década, la creciente visibilidad y exposición de la incitación al odio online ha suscitado inquietudes culturales, sociales y académicas. Este número abarca temas como la polarización social, política y religiosa, la difusión de ideologías de odio, la promoción de la violencia a través de la propaganda y el reclutamiento online, y el impacto en el bienestar de los individuos implicados, con implicaciones para la construcción de un discurso pluralista, propio de sociedades pacíficas, justas e inclusivas.

Con el fin de profundizar en el conocimiento del tema y abordar formas efectivas de prevenir e intervenir en el discurso del odio online, invitamos a la comunidad científica a presentar estudios y aproximaciones teóricas y empíricas que contribuyan a la comprensión de los siguientes temas:

Temas de interés:

  • Impacto del discurso de odio online en la sociedad.
  • Influencia del entorno digital en el comportamiento y desarrollo de niños, jóvenes y adolescentes.
  • Interacciones entre jugadores en línea y comunidades de juegos digitales como espacios propicios para la difusión del discurso de odio.
  • Análisis de estrategias e iniciativas efectivas para la prevención e intervención en el discurso del odio online.
  • El papel de los medios sociales en la promoción de una cultura de paz, justicia e instituciones fuertes.
  • Impacto de la pandemia y de la educación a distancia en la exposición de los niños al discurso del odio y a los comportamientos de riesgo en línea.
  • Políticas públicas y marcos reguladores para responder al discurso del odio y la violencia en línea.
  • Otros estudios relacionados con el discurso del odio.

Editores:

Anthony Brooks (Aalborg University)
Ana Filipa Martins (CIAC, Universidade do Algarve)
Janice Richardson (Digital Citizenship Expert, Council of Europe)
Susana Costa (CIAC, Universidade do Algarve, Universidade Aberta)

Fechas importantes:

Fecha límite para el envío de artículos: 07-12-2023
Notificación de aceptación: 26-01-2024
Envío de la versión final: 02-02-2024
Publicación: 29-02-2024

La convocatoria para la sección Varia, que acoge artículos de temática libre, así como Reseñas de Libros, Crónicas de Arte y Entrevistas, permanece abierta en continuo.

Cines del Mediterráneo

Con el objetivo de promover la investigación y estimular una reflexión crítica en torno al cine como expresión de la historia, cultura y patrimonio(s) mediterráneos, el Grupo de Trabajo de Estudios Cinematográficos del CIAC organiza un número especial dedicado a los “Cines del Mediterráneo”.

La llamada de trabajos, abierta del 1 de abril al 31 de mayo de 2023, acepta trabajos originales dedicados a las diversas temáticas relacionadas con el cine producido en los países del Mediterráneo.

Se aceptan artículos redactados en portugués, inglés, español y francés.

Convocatoria abierta del 1 de abril al 31 de mayo.

Editor: Jorge Carrega

Comunicación em/de Ciencia

La producción y difusión del conocimiento y de los saberes científicos se dan en la comunicación y resultan de posibilidades y opciones de construcción y representación verbal, no verbal y multimodal. Este número de la revista Rotura está dedicado a todos los aspectos relacionados con la comunicación en/de la ciencia que, en un sentido amplio, se entiende como un conjunto de procesos y prácticas de construcción, transmisión y recepción de métodos de investigación e información, conocimientos y saberes científicos, con distintas intenciones constitutivas y comunicativas, en variados soportes y con diferentes públicos en mente.

Se solicitan artículos originales de investigación científica enfocados en estos aspectos, por ejemplo, dentro del alcance de los siguientes campos:

  • Discursos y construcción del conocimiento (aspectos diacrónicos, sincrónicos, diastráticos, diatópicos, etc.)
  • Literacía científica
  • Mediación
  • Multilingüismo en ciencia y justicia epistémica
  • Reformulación discursiva y/o multimodal
  • Representaciones semióticas, artísticas y/o interactivas de la ciencia
  • Terminologías y comunicación
  • Vulgarización y popularización de la ciencia
  • Otros dominios en los que la comunicación en/de la ciencia es objeto de investigación.

Se aceptan artículos escritos en portugués, español, francés e inglés.

Convocatoria abierta hasta el 15 de mayo de 2023.

Editores: Manuel Célio Conceição (CIAC/Universidad del Algarve), Maria Teresa Zanola (OTPL, Universidad Católica de Milán)

La convocatoria para la sección Varia, que acoge artículos de temática libre, así como Reseñas de Libros, Crónicas de Arte y Entrevistas, permanece abierta en continuo.

Nuevas narrativas y alfabetización mediática: estrategias y experiencias para la ciberciudadanía

La proliferación de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) junto con la convergencia mediática ha propiciado un nuevo espacio en el que los prosumidores juegan un papel importante. La vertiginosa e incesante creación, transmisión y consumo de contenidos a través de los medios sociales y plataformas digitales obliga a analizar las estrategias y experiencias en este campo de estudio. Convivimos en una sociedad en constante cambio propiciada por el ciberespacio y las interacciones que allí acontecen. En ese contexto, se requiere dotar a los usuarios digitales de conocimientos y herramientas para formar una sociedad crítica y democrática en una realidad signada por los desarrollos tecnológicos y la virtualidad. A nivel de hábitos y consumo, la sociedad cada vez es más demandante, y a raíz de ello, emergen también nuevas formas de interacción social. Asimismo, surgen nuevas narrativas en la que las herramientas multimedia y la interactividad son las garantes del contenido. Sin duda, la actual ciberciudadanía plantea la necesidad de empoderarse en estos contextos comunicativos. No obstante, a nivel educativo, sigue vigente el requisito de fortalecer las competencias orientadas al uso y apropiación de herramientas tecnológicas para su mejor aprovechamiento. Por otra parte, es importante abrir espacios de diálogo en torno a prácticas relacionadas con la alfabetización mediática, la ética y las narrativas, que concurren en el mundo de la virtualidad a través de informativos y los contenidos.

Líneas de investigación:

  • Ciberespacio: nuevas formas de interacción social.
  • Nuevas narrativas, interactividad y medios digitales.
  • Alfabetización mediática: estrategias, experiencias, redes sociales y ciberciudadanía.
  • Creadores de contenido en el s. XXI.
  • Hábitos, consumo y destrezas de la sociedad digital.
  • Empleo de los medios sociales como garantes de una sociedad democrática.
  • Discurso, ética y valores transmitidos en las redes sociales.

Se aceptan artículos escritos en portugués, inglés, español y francés./p>

Este número se publica en el contexto del VI Congreso Internacional Alfamed: Redes sociales y ciudadanía: Ciberculturas para el aprendizaje, que se llevó a cabo en Arequipa, Perú, del 26 al 28 de octubre 2022.

La convocatoria se amplió hasta el 9 de enero de 2023.

Editoras del monográfico: Jensy Campos Cespedes (Universidad Estatal a Distancia, Costa Rica) y Patricia de Casas Moreno (Universidad de Extremadura, España)


Appel à communications

Discours de haine en ligne: Impacts, prévention et intervention

Au cours de la dernière décennie, l'augmentation de la visibilité et de l'exposition au discours de haine en ligne a suscité des préoccupations culturelles, sociales et académiques. Cette question englobe des sujets tels que la polarisation sociale, politique et religieuse, la propagation des idéologies de haine, la promotion de la violence par le biais de la propagande et du recrutement en ligne, ainsi que l'impact sur le bien-être des individus, avec des implications dans la construction d'un discours pluraliste, propre aux sociétés pacifiques, justes et inclusives.

Dans le but d'approfondir les connaissances sur le sujet et d'aborder des moyens efficaces de prévention et d'intervention dans le discours de haine en ligne, nous invitons la communauté scientifique à soumettre des études et des approches théoriques et empiriques qui contribuent à la compréhension des sujets suivants:

  • Impact du discours de haine en ligne sur la société.
  • Influence de l'environnement numérique sur le comportement et le développement des enfants, des jeunes et des adolescents.
  • Interactions des joueurs en ligne et des communautés de jeux numériques en tant qu'espaces propices à la propagation du discours de haine.
  • Analyse des stratégies et des initiatives efficaces de prévention et d'intervention dans le discours de haine en ligne.
  • Le rôle des réseaux sociaux dans la promotion d'une culture de paix, de justice et d'institutions solides.
  • Impact de la pandémie et de l'enseignement à distance sur l'exposition des enfants et des jeunes au discours de haine et aux comportements à risque en ligne.
  • Politiques publiques et cadres réglementaires pour réagir au discours de haine et à la violence en ligne.
  • Autres études liées au discours de haine.

Éditeurs:

Anthony Brooks (Aalborg University)
Ana Filipa Martins (CIAC, Universidade do Algarve)
Janice Richardson (Digital Citizenship Expert, Council of Europe)
Susana Costa (CIAC, Universidade do Algarve, Universidade Aberta)

Dates importantes:

Date limite de soumission des articles: 07-12-2023
Notification d'acceptation: 26-01-2024
Soumission de la version finale: 02-02-2024
Publication : 29-02-2024

L'appel pour la section Varia, qui accueille des articles thématiques libres, ainsi que des comptes-rendus de livres, des chroniques d'art et des interviews, est ouvert en flux continu.

Cinemas de la Méditerranée

Pour promouvoir la recherche et stimuler la réflexion critique sur le cinéma, en tant qu'expression de l'histoire, de la culture et du ou des patrimoine(s) de la Méditerranée, le Groupe de travail sur les études cinématographiques du CIAC organise un numéro spécial consacré aux " Cinémas méditerranéens ".

L'appel à articles sicentifiques, ouvert entre le 1er avril et le 31 mai 2023, accueille des des recherches et des textes originaux, consacrés à diverses thématiques liées au cinéma produit dans les pays méditerranéens.

Les articles sont acceptés en portugais, anglais, espagnol et français.

Appel à communications ouvert du 1er avril au 31 mai

.

Editeur : Jorge Carrega

Communication en/de la Science

La production et la diffusion des connaissances et savoirs scientifiques se font en communication et résultent de possibilités et de choix de construction et de représentation verbale, non verbale et multimodale. Ce numéro de la revue Rotura est consacré à tous les aspects liés à la communication en/de la science qui, au sens large, est comprise comme un ensemble de processus et de pratiques de construction, de transmission et de réception de méthodes de recherche et d'informations, de connaissances et de savoirs scientifiques, avec des intentions constitutives et communicatives distinctes, dans des supports variés et avec différents publics en tête.

Des articles originaux de recherche scientifique axés sur ces aspects sont attendus, par exemple, dans le cadre des domaines ci-dessous:

  • Discours et construction des savoirs (aspects diachroniques, synchroniques, diastratiques, diatopiques, etc.)
  • Littératie scientifique
  • Médiation
  • Multilinguisme en science et justice épistémique
  • Reformulation discursive et/ou multimodale
  • Représentations sémiotiques, artistiques et/ou interactives de la science
  • Terminologies et communication
  • Vulgarisation et banalisation de la science
  • Autres domaines dans lesquels la communication en/ de la science est un objet de recherche.

Les articles rédigés en portugais, espagnol, français et anglais sont acceptés.

Appel à communications ouvert jusqu'au 15 mai 2023.

Éditeurs : Manuel Célio Conceição (CIAC/Université d'Algarve), Maria Teresa Zanola (OTPL, Université Catholique de Milan)

L'appel pour la section Varia, qui accueille des articles thématiques libres, ainsi que des comptes-rendus de livres, des chroniques d'art et des interviews, est ouvert en flux continu.