Rotura - Revista de Comunicação, Cultura e Artes
ISSN: 2184-8661
Rotura é indexada em:
Numa era definida pela saturação digital, conetividade ubíqua, controlo algorítmico e fluxos de informação globais, o Artivismo Digital emergiu como um poderoso modo de resistência criativa. Funciona na intersecção da inovação artística e da intervenção política, utilizando ferramentas, plataformas e estéticas digitais para questionar narrativas dominantes, expor injustiças e mobilizar comunidades para a transformação social. A rápida expansão das redes sociais e da partilha digital remodelou o terreno do ativismo. Desde o imediatismo dos memes virais que satirizam os líderes políticos até à proliferação de subvertising - a apropriação e alteração da publicidade corporativa para revelar ideologias de exploração subjacentes - o Artivismo Digital prospera com a remistura, a visibilidade e a perturbação. Os ativistas criaram campanhas de GIFs, arte interativa na Web, contra-narrativas geradas por IA e intervenções de realidade aumentada que se relacionam de forma crítica com o espaço público, as políticas de classe e de identidade, a urgência climática e a cultura da vigilância. Formas mais radicais - e muitas vezes ilegais - como o hacktivismo, desafiam as instituições através de ações digitais diretas, que vão desde a desfiguração de sítios Web e fugas de dados a perturbações táticas de infraestruturas estatais e empresariais. Projetos como as operações online do coletivo Anonymous, as travessuras dos The Yes Men ou os hackings artísticos com carga política de coletivos como o !Mediengruppe Bitnik, exemplificam a forma como as ferramentas digitais podem ser utilizadas como armas estéticas e políticas para exigir transparência e responsabilidade. O Artivismo Digital também aparece em práticas artísticas generativas que utilizam sistemas algorítmicos para criticar a parcialidade dos dados, em coletivos de net-art que concebem plataformas de protesto anónimo ou em performances de realidade estendida (XR) que reimaginam histórias e possíveis futuros de resistência. O que une estas formas variadas é a sua capacidade de provocar uma reflexão crítica ao mesmo tempo que envolve os públicos através da cultura visual, da literacia digital e da participação em rede. Como tal, o Artivismo Digital não é apenas um método de intervenção, mas também um meio de contar histórias, construir comunidades e imaginar alternativas.
Convidamos contribuições que abordem as dimensões teóricas, históricas, metodológicas e práticas do Artivismo Digital, particularmente aquelas que examinam o seu potencial transformador nas sociedades atuais saturadas de media. São bem-vindos diversos formatos de materiais não publicados anteriormente, incluindo artigos de investigação, reflexões baseadas na prática, estudos de caso e análises interdisciplinares. As contribuições devem oferecer uma visão original do potencial transformador das práticas criativas digitais na intersecção da arte e do ativismo. As contribuições podem abordar, mas não se limitam aos seguintes temas:
Incentivamos contribuições que contextualizem as origens, trajetórias e evoluções do Artivismo Digital no âmbito de narrativas mais amplas de resistência política, inovação artística e desenvolvimento tecnológico.
As contribuições nesta categoria podem envolver-se em debates conceptuais em torno do Artivismo Digital, incluindo práticas de apropriação, cultura remix, subvertising, culture jamming, hacktivismo, media táticos e outras formas de intervenção híbrida ativista-artística.
Este tema centra-se na intersecção entre práticas artivistas e pedagogia crítica. Procuramos analisar o modo como a estética relacional, as abordagens artísticas socialmente transformadoras e as práticas de arte digital interventiva operam em contextos educativos para promover o pensamento crítico e a consciência social.
Convidamos à exploração da forma como o Artivismo Digital contribui para a (co)(re)construção de identidades comunitárias e minoritárias, particularmente em resposta à marginalização sistémica social, política ou cultural. A ênfase deve ser colocada em práticas que privilegiem os direitos humanos, a agência coletiva e a resiliência cultural.
Apelando a reflexões sobre o papel do Artivismo Digital no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no que diz respeito à justiça ambiental, à ação climática e à defesa de ecossistemas sustentáveis através da prática criativa.
Incentivamos a apresentação de trabalhos que examinem quadros metodológicos no âmbito do Artivismo Digital, em particular os que ativam processos participativos e co-criativos. São bem-vindos estudos de caso e investigação orientada para a prática que explorem a forma como as estratégias artivistas promovem o envolvimento cívico.
Procuramos reflexões críticas sobre as distinções conceptuais e práticas entre arte política e arte ativista, considerando os seus respetivos objetivos, públicos, modos de intervenção e impacto sociopolítico.
Data-limite para submissão de trabalhos: 2025-09-15
Notificação de aceitação: 2025-11-15
Envio da versão final: 2025-12-31
Publicação: 2026-02-01
Editores: Isabel Cristina Carvalho (CIAC, Universidade Aberta), Marc Garrett (Furtherfield, Ravensbourne College of Design and Communication) e Pedro Alves da Veiga (CIAC, Universidade Aberta).
Isabel Carvalho é artista e investigadora, com formação em Arquitetura e doutorada em Média-Arte Digital (2016), com foco em media-locativos e fluxos urbanos. Foi investigadora de pós-doutoramento em Animação Computacional na Universidade de Bournemouth (2018-2019). Atualmente, é investigadora no CIAC, Universidade Aberta, onde estuda processos de mapeamento comunitário e colaborativo, e a relação entre pessoas, espaços e tecnologia, focando-se nas interações entre o real e o virtual em experiências urbanas híbridas através da média-arte locativa.
Marc Garrett é um artista, escritor, ativista e curador. Co-fundou o coletivo de artes da Internet Furtherfield com Ruth Catlow em 1996 e em conjunto têm dirigido a respetiva Galeria e Laboratório em Finsbury Park, Londres, desde 2004. Foi curador de inúmeras exposições e publicações de média-arte, incluindo Artists Re: Thinking the Blockchain (2017) e Frankenstein Reanimated (2022). A sua biografia biopolítica Feral Class será publicada no verão de 2025, seguida de 30 Years of Furtherfield (outono de 2025), co-editada com Regine DeBatty e Martin Zellinger.
Pedro Alves da Veiga é atualmente Professor e Subdiretor do Doutoramento em Média-Arte Digital da Universidade Aberta, em Portugal. A sua investigação situa-se nas fronteiras entre os campos da arte, ciência, tecnologia e sociedade, centrando-se no impacto das economias da atenção e da experiência nos ecossistemas da média-arte digital, na curadoria digital e nas metodologias de investigação baseadas em prática artística. Enquanto artivista, Veiga explora a arte generativa, sistemas interativos, programação criativa, assemblage e audiovisuais digitais.
A proposta que apresentamos enquadra-se na intenção de ativar uma reflexão coletiva sobre os modos de representação visual de e desde as mulheres que implicam uma localização política, não neutra (Rich, 1994). Gostaríamos de prestar atenção a uma visualidade situada que se articula através práticas de representação materializadas e corporificadas pois, como assinala Haraway, nenhum conhecimento está desligado do seu contexto nem da subjetividade de quem o emite, (...) e ocupar um lugar implica responsabilidade nas nossas práticas (1995).
De acordo com os postulados da epistemologia feminista, queremos explorar as relações entre o poder, o conhecimento e a representação, atendendo às narrativas visuais com potencial transformador desde a criação colaborativa, propostas de pensamento, ação ou análise que imaginem e abram possibilidades encerradas (Butler, 2020). Procuramos compreender o poder das representações contemporâneas que surgem da relação entre pessoas e imagens e nos movem à ação (García Varas, 2019) para indagar a pergunta sobre como articular novos e/ou radicais modos de interpelar os sistemas dominantes da produção cultural de e desde as mulheres.
A partir deste enquadramento, interessam-nos contribuições que se inscrevam nos seguintes eixos temáticos-analíticos:
Butler, Judith (2020) The Force of Nonviolence. London: Verso
García Varas, Ana (2019). Acción y poder de la imagen. Agencia y prácticas icónicas contemporáneas. Plaza y Valdés
Haraway, Donna (1995) Ciencia, Cyborgs y Mujeres. La reinvención de la naturaleza. Valencia: Cátedra
Rich, Adrien (1994). Notes Toward a Politics of Location. In Rich, A. Blood, Bread, and Poetry: Selected Prose 1979-1985. W. W. Norton & Company
Editoras:
Gema Pastor Andrés, Universidad Rey Juan Carlos
Diana Fernández Romero, Universidad Rey Juan Carlos
Silvia Magro Vela, Universidad Rey Juan Carlos
Datas importantes:
Data limite para envio de artigos: 30-04-2025
Notificação de aceitação: 28-06-2025
Envio da versão final: 13-09-2025
Publicação: 30-09-2025
Os novos modelos de comunicação social e cidadã da era digital caracterizam-se por uma sociedade próxima do imediatismo, da fragilidade e do acesso fácil à informação, mas também imbuída de valores, desafios e projectos humanizadores. Os media digitais são considerados um produto social e cultural inerente ao próprio ser humano. Neste contexto, a educação torna-se o pilar necessário para compreender e refletir sobre a influência dos mesmos no desenvolvimento pessoal e interpessoal de cada sujeito. Por isso, é necessário formar cidadãos dotados de capacidades, competências e habilidades necessárias para serem críticos e activos perante as realidades digitais. Neste sentido, as instituições educativas (escolas, colégios, universidades...) devem comprometer-se com o desafio de educar de forma ética, responsável e empenhada.
Na mesma linha, considera-se que a preservação de valores universais como a liberdade são analisados e defendidos por diversas organizações, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos de dezembro de 1948, que afirma que toda a pessoa tem direito ao pleno desenvolvimento e ao reforço do respeito pelos direitos e liberdades do Homem (art. 26º). Por outro lado, a UNESCO, em 1960, e a Convenção para a Proteção dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais, aprovada em Roma, a 4 de novembro de 1950, aludem à necessidade de apoiar determinados direitos humanos e liberdades fundamentais.
Descritores
Questões de investigação
Editores Temáticos
Dra. Armanda Matos (Universidade de Coimbra, Portugal)
Dra. Ana Beltrán Flandoli (Universidade Técnica Particular de Loja, Equador)
Dra. Paula Renés (Universidade de Cantábria, Espanha)
Datas importantes
Data de início: 01-07-2024
Data de encerramento: 31-01-2025
Publicação definitiva: 30-04-2025
A exploração da cultura contemporânea e as suas manifestações na arte é de suma importância no mundo de hoje, em rápida evolução. À medida que a sociedade passa por mudanças transformadoras, também o faz o nosso entendimento da cultura e das formas como ela se expressa através da arte. Este número especial procura abordar essa evolução, reconhecendo que a arte não é apenas um reflexo da cultura, mas uma força dinâmica que molda e desafia normas e valores culturais.
As expressões culturais contemporâneas, seja através das artes visuais, literatura, música ou performance, são janelas para as complexidades do nosso tempo que refletem desenvolvimentos sociais, políticos, tecnológicos e filosóficos que definem a nossa era. Ao aprofundá-las, obtemos perceções sobre a condição humana e as forças que impulsionam a mudança cultural.
A expressão "Crónicas Artísticas” sublinha a ideia de que a arte serve como um registo do nosso tempo, capturando o espírito, as preocupações e aspirações da sociedade contemporânea. Isso implica uma qualidade narrativa que convide os leitores a envolverem-se com as histórias contadas através das criações artísticas.
O principal objetivo deste número especial é proporcionar uma análise abrangente das expressões culturais contemporâneas na arte. Pretendemos facilitar o diálogo e a análise crítica, permitindo que académicos, artistas, filósofos e leitores se envolvam numa exploração ponderada das formas como a arte tanto reflete como influencia a cultura moderna.
Esta chamada sublinha a importância da arte como um registo do nosso tempo e um catalisador para o discurso cultural, inspirando, informando e provocando uma reflexão junto de um público diversificado e comprometido.
Convidamo-lo a embarcar nesta viagem filosófica, mergulhando na paisagem sempre em evolução da cultura contemporânea e nas suas expressões artísticas.
Damos as boas-vindas a contribuições que explorem os seguintes temas, mas não somente:
Contribuições que abordem estes temas a partir de diversas perspetivas disciplinares são bem-vindas para consideração neste próximo número.
Editor: Svitlana Derkach (Universidade Nacional de Cultura e Artes de Kiev) svit_derkach@ukr.net
Svitlana Derkach é artista e professora na Universidade Nacional de Cultura e Artes de Kiev. Publicou mais de 60 trabalhos de âmbito educacional e metodológico, dos quais se destaca o livro Directing Mass Celebrations.
Especialista em direção de espetáculos, Svitlana Derkach já dirigiu e organizou mais de 300 concertos, espetáculos, programas de televisão, cerimónias solenes, celebrações em massa, entre outros eventos.
Datas Importantes:
Prazo para submissão de artigos: 23 de setembro de 2024
Notificação de aceitação: 13 de janeiro de 2025
Submissão da versão final: 24 de janeiro de 2025
Publicação: 27 de fevereiro de 2025
A chamada para a secção Varia, que acolhe artigos com temas livres, bem como Crónicas de Arte e Entrevistas, permanece aberta em fluxo contínuo.