Rotura - Revista de Comunicação, Cultura e Artes
ISSN: 2184-8661
Rotura é indexada em:
English below | Versión en español | Version française
A produção e a disseminação de conhecimento e de saberes científicos ocorrem em comunicação e decorrem de possibilidades e de escolhas de construção e de representação verbal, não verbal e multimodal. Este número da revista Rotura dedica-se a todos os aspetos relacionados com a comunicação em/de ciência que, em sentido lato, é entendida como conjunto de processos e práticas de construção, transmissão e receção de métodos de investigação e de informação, de conhecimentos e de saberes científicos, com intencionalidades constitutivas e comunicativas distintas, em suportes variados e tendo em vista públicos diferenciados.
Solicitam-se artigos originais de investigação científica focada nestes aspetos, por exemplo, no âmbito dos domínios abaixo:
Aceitam-se artigos redigidos em português, espanhol, francês e inglês.
Chamada de trabalhos aberta de até 15 de maio de 2023.
Editores: Manuel Célio Conceição (CIAC/Universidade do Algarve), Maria Teresa Zanola (OTPL, Universidade Católica de Milão)
A chamada para a secção Varia, que acolhe artigos de temática livre, assim como para Recensões, Crónicas de Arte e Entrevistas permanece aberta em fluxo contínuo.
A média-arte digital e a arte computacional representam duas famílias de artefactos artísticos que partilham as características da automação, representação numérica, variabilidade, modularidade, transcodificação, e interatividade, embora uma esteja centrada nos media e respetivas (inter)combinações, e a outra na computação e algoritmia.
Este número da revista Rotura recebe artigos originais de investigação científica focada em aspetos criativos, metodológicos e comunicacionais nas áreas de:
Aceitam-se artigos redigidos em Português, Inglês, Espanhol e Francês.
Chamada de trabalhos aberta de 20 de julho a 15 de outubro.
Editores: António Araújo, José Bidarra e Pedro Alves da Veiga (CIAC/UAb).
A chamada para a secção Varia, que acolhe artigos de temática livre, assim como para Recensões, Crónicas de Arte e Entrevistas permanece aberta em fluxo contínuo.
A proliferação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), juntamente com a convergência dos meios de comunicação, criou um novo espaço em que os prosumers desempenham um papel importante. A criação, a transmissão e o consumo vertiginoso e incessante de conteúdos através das redes sociais e plataformas digitais torna necessária a análise de estratégias e experiências neste campo de estudo. Vivemos numa sociedade em constante mudança provocada pelo ciberespaço e pelas interações que aí ocorrem. Neste contexto, é necessário fornecer aos utilizadores digitais conhecimentos e ferramentas para formar uma sociedade crítica e democrática, numa realidade marcada pela evolução tecnológica e pela virtualidade. Em termos de hábitos e consumo, a sociedade está a tornar-se cada vez mais exigente e, como resultado, estão também a surgir novas formas de interação social. Do mesmo modo, surgem novas narrativas em que as ferramentas multimédia e a interatividade são os garantes do conteúdo. Sem dúvida, a cibercidadania de hoje levanta a necessidade de capacitação nestes contextos comunicativos. No entanto, a nível educativo, ainda é necessário reforçar as competências orientadas para a utilização e apropriação de ferramentas tecnológicas, a fim de as utilizar da melhor forma possível. Por outro lado, é importante abrir espaços de diálogo em torno de práticas relacionadas com a literacia mediática, ética e narrativas, que concorrem no mundo da virtualidade através de notícias e conteúdos.
Linhas de investigação:
A Rotura acolhe textos em português, inglês, espanhol e francês.
Este número é publicado no contexto do VI Congreso Internacional Alfamed: Redes sociales y ciudadanía: Ciberculturas para el aprendizaje, que terá lugar em Arequipa, Peru, de 26 a 28 de Outubro de 2022.
Chamada de trabalhos alargada até 9 de janeiro de 2023.
Editoras convidadas: Jensy Campos Cespedes (Universidad Estatal a Distancia, Costa Rica) e Patricia de Casas Moreno (Universidad de Extremadura, Espanha).
The production and the dissemination of knowledge and scientific expertise occur in communication and are the result of possibilities and choices of verbal, non-verbal and multimodal construction and representation. This issue of the journal Rotura is dedicated to all aspects related to science communication, which, in a broad sense, is understood as a set of processes and practices of construction, transmission and reception of research methods and information, knowledge and scientific expertise, with different constitutive and communicative intentions, in various media and targeting different audiences.
Original articles of scientific research focused on these aspects are expected, for example, within the domains below:
Articles in Portuguese, Spanish, French and English are welcome.
Call for papers open until May 15, 2023.
Editors: Manuel Célio Conceição (CIAC/University of Algarve), Maria Teresa Zanola (OTPL, Catholic University of Milan)
The call for the Varia section, which hosts free-themed articles, as well as Reviews, Art Chronicles and Interviews remains open in a continuous flow.
Digital media art and computational art represent two families of artistic artefacts that share the characteristics of automation, numerical representation, variability, modularity, transcoding, and interactivity, although one is focused on media and their (inter)combinations, and the other on computing and algorithms.
This issue of Rotura welcomes original scientific research articles centred on creative, methodological and communicational aspects in the areas of:
Articles written in Portuguese, English, Spanish and French are welcome.
Call for papers open from 20 July to 15 October 2022.
Editors: António Araújo, José Bidarra and Pedro Alves da Veiga (CIAC/UAb).
The call for the Varia section, which hosts free-themed articles, as well as Reviews, Art Chronicles and Interviews remains open in a continuous flow.
The proliferation of Information and Communication Technologies (ICT) together with media convergence has created a new space in which prosumers play an important role. The dizzying and incessant creation, transmission and consumption of content through social media and digital platforms makes it necessary to analyse strategies and experiences in this field of study. We live in a society in constant change propelled by cyberspace and the interactions that take place there. In this context, it is necessary to provide digital users with knowledge and tools to form a critical and democratic society in a reality marked by technological developments and virtuality. In terms of habits and consumption, society is becoming increasingly demanding, and as a result, new forms of social interaction are also emerging. Likewise, new narratives emerge in which multimedia tools and interactivity are the guarantors of content. Undoubtedly, today's cyber citizenship raises the need for empowerment in these communicative contexts. However, at the educational level, there is still a need to strengthen competences oriented towards the use and appropriation of technological tools in order to make the best use of them. On the other hand, it is important to open spaces for dialogue around practices related to media literacy, ethics and narratives, which concur in the world of virtuality through news and content.
Lines of research:
Articles written in Portuguese, English, Spanish and French are welcome.
This issue is published in the context of the VI Congreso Internacional Alfamed: Redes sociales y ciudadanía: Ciberculturas para el aprendizaje, which will take place in Arequipa, Peru from 26-28 October 2022.
Call for papers extended until 9th January 2023.
Monograph editors: Jensy Campos Cespedes (Universidad Estatal a Distancia, Costa Rica) and Patricia de Casas Moreno (Universidad de Extremadura, Spain).
La producción y difusión del conocimiento y de los saberes científicos se dan en la comunicación y resultan de posibilidades y opciones de construcción y representación verbal, no verbal y multimodal. Este número de la revista Rotura está dedicado a todos los aspectos relacionados con la comunicación en/de la ciencia que, en un sentido amplio, se entiende como un conjunto de procesos y prácticas de construcción, transmisión y recepción de métodos de investigación e información, conocimientos y saberes científicos, con distintas intenciones constitutivas y comunicativas, en variados soportes y con diferentes públicos en mente.
Se solicitan artículos originales de investigación científica enfocados en estos aspectos, por ejemplo, dentro del alcance de los siguientes campos:
Se aceptan artículos escritos en portugués, español, francés e inglés.
Convocatoria abierta hasta el 15 de mayo de 2023.
Editores: Manuel Célio Conceição (CIAC/Universidad del Algarve), Maria Teresa Zanola (OTPL, Universidad Católica de Milán)
La convocatoria para la sección Varia, que acoge artículos de temática libre, así como Reseñas de Libros, Crónicas de Arte y Entrevistas, permanece abierta en continuo.
La proliferación de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) junto con la convergencia mediática ha propiciado un nuevo espacio en el que los prosumidores juegan un papel importante. La vertiginosa e incesante creación, transmisión y consumo de contenidos a través de los medios sociales y plataformas digitales obliga a analizar las estrategias y experiencias en este campo de estudio. Convivimos en una sociedad en constante cambio propiciada por el ciberespacio y las interacciones que allí acontecen. En ese contexto, se requiere dotar a los usuarios digitales de conocimientos y herramientas para formar una sociedad crítica y democrática en una realidad signada por los desarrollos tecnológicos y la virtualidad. A nivel de hábitos y consumo, la sociedad cada vez es más demandante, y a raíz de ello, emergen también nuevas formas de interacción social. Asimismo, surgen nuevas narrativas en la que las herramientas multimedia y la interactividad son las garantes del contenido. Sin duda, la actual ciberciudadanía plantea la necesidad de empoderarse en estos contextos comunicativos. No obstante, a nivel educativo, sigue vigente el requisito de fortalecer las competencias orientadas al uso y apropiación de herramientas tecnológicas para su mejor aprovechamiento. Por otra parte, es importante abrir espacios de diálogo en torno a prácticas relacionadas con la alfabetización mediática, la ética y las narrativas, que concurren en el mundo de la virtualidad a través de informativos y los contenidos.
Líneas de investigación:
Se aceptan artículos escritos en portugués, inglés, español y francés./p>
Este número se publica en el contexto del VI Congreso Internacional Alfamed: Redes sociales y ciudadanía: Ciberculturas para el aprendizaje, que se llevó a cabo en Arequipa, Perú, del 26 al 28 de octubre 2022.
La convocatoria se amplió hasta el 9 de enero de 2023.
Editoras del monográfico: Jensy Campos Cespedes (Universidad Estatal a Distancia, Costa Rica) y Patricia de Casas Moreno (Universidad de Extremadura, España)
La production et la diffusion des connaissances et savoirs scientifiques se font en communication et résultent de possibilités et de choix de construction et de représentation verbale, non verbale et multimodale. Ce numéro de la revue Rotura est consacré à tous les aspects liés à la communication en/de la science qui, au sens large, est comprise comme un ensemble de processus et de pratiques de construction, de transmission et de réception de méthodes de recherche et d'informations, de connaissances et de savoirs scientifiques, avec des intentions constitutives et communicatives distinctes, dans des supports variés et avec différents publics en tête.
Des articles originaux de recherche scientifique axés sur ces aspects sont attendus, par exemple, dans le cadre des domaines ci-dessous:
Les articles rédigés en portugais, espagnol, français et anglais sont acceptés.
Appel à communications ouvert jusqu'au 15 mai 2023.
Éditeurs : Manuel Célio Conceição (CIAC/Université d'Algarve), Maria Teresa Zanola (OTPL, Université Catholique de Milan)
L'appel pour la section Varia, qui accueille des articles thématiques libres, ainsi que des comptes-rendus de livres, des chroniques d'art et des interviews, est ouvert en flux continu.