A representação das mulheres Invicta através dos seus figurinos

The representation of Invicta women through their costumes

  • Carolina Fadigas
Palavras-chave: Cinema mudo, Figurinos, Atrizes, Invicta

Resumo

Há pouco mais de 100 anos, nasceu na cidade portuense uma das primeiras “fábricas de cinema” português. A Invicta Film produziu vários filmes mudos que marcaram os primórdios da indústria cinematográfica nacional. Este artigo visa analisar os figurinos utilizados pelas personagens principais femininas de três obras distintas da produtora: Os Fidalgos da Casa Mourisca; Barbanegra e As Mulheres da Beira. No intuito de permitir que o figurino fale por si, numa época em que os atores ainda não tinham voz. Berta, D. Rita e Anna são as personagens escolhidas pela sua aparente diferenciação, tanto na narrativa como visualmente. São compreendidas as representações da mulher dentro da tipologia do seu papel e a sua tradução, coerente ou não, com o guarda-roupa escolhido. Ao reconhecer também o seu estatuto social e estado psicológico, é proposto desmistificar a era/época a que pertencem e a tendência de moda favorecida. Pretende-se também verificar se o figurino possui alguma credibilidade histórica, recorrendo a exemplos complementares de ilustrações e pinturas. Para liderar a leitura do tempo do figurino, será compreendido o seu modo sincrónico ou diacrónico. Sendo o departamento de figurinos vítima de fraca creditação, a análise destas obras relata o enobrecimento da área desde os seus primórdios em Portugal.

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Publicado
2022-09-28
Como Citar
Fadigas, C. (2022). A representação das mulheres Invicta através dos seus figurinos: The representation of Invicta women through their costumes. Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 2(2), 10-17. https://doi.org/10.34623/rq5c-md75
Secção
Artigos Temáticos
Artigo recebido em 2022-05-30
Artigo aceite em 2022-09-27
Artigo publicado em 2022-09-28