Palavra-Imagem-Movimento
Subsídios da tipografia para o discurso artístico moderno e contemporâneo
Resumo
O presente artigo objetiva realizar uma breve abordagem analítica sobre o papel semântico e estético da palavra escrita e da tipografia entre finais do século XIX e a atualidade, dando particular atenção à sua perceção e utilização em sistemas audiovisuais e digitais. Analisando um conjunto lato de períodos, obras e artistas, pretende-se perceber o potencial da tipografia no discurso artístico contemporâneo, explorando, principalmente, as componentes visual, dinâmica e interativa na tipografia moderna e contemporânea. O estudo teórico aqui descrito sustentará, em parte, um projeto que prevê a criação artística de múltiplos artefactos audiovisuais e digitais, produzidos a partir do espólio documental e textual de Fernando Gonçalves Lavrador. O propósito desta iniciativa assenta na divulgação deste mesmo acervo através de uma exposição, onde serão apropriados os textos de Fernando Lavrador – atualmente preservados pelo Cine-Clube de Avanca – transformando-os em artefactos em que confluam elementos textuais, imagéticos e cinéticos. Até à realização da exposição, que se prevê acontecer em 2024, será desenvolvido um processo de preparação e experimentação de diferentes linguagens, estilos, técnicas e materiais. Os resultados obtidos até ao momento – três curtas-metragens – serão igualmente apresentados neste artigo. Este ato preparatório que antecede a apropriação do espólio tem como objetivo refinar os processos criativos em torno desta temática e estudar novas possibilidades de utilizar a tipografia como componente artística num sistema computacional e videográfico.
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Direitos de Autor (c) 2023 Alexandre Martins, Bruno Mendes da Silva
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Artigo aceite em 2023-02-28
Artigo publicado em 2023-02-28