Inteligência Artificial no Design de Comunicação em Portugal
Estudo de Caso sobre as Perspetivas de 10 Designers Profissionais de pequenas e médias empresas
Resumo
Quando se debate inovação na área do design, debate-se necessariamente sobre tecnologia. As novas tecnologias conduziram a mudanças que têm tido implicações na prática projetual do designer. A Inteligência Artificial (IA) é uma dessas tecnologias que está a causar um grande impacto em inúmeros setores. Consideramos que na área do design ainda há pouca investigação sobre a forma como a IA é utilizada e percecionada. O objetivo deste estudo passa por compreender como os designers percebem e utilizam a IA no design de comunicação em Portugal. Tendo como base esta premissa, foi aplicada uma metodologia de caracter qualitativo cujo plano de investigação é o estudo de caso. Os instrumentos de recolha de dados foram as entrevistas e os questionários com designers de 10 empresas portuguesas de design de comunicação e a pesquisa documental dos websites dessas mesmas empresas.
A investigação revelou que os profissionais de design possuem noções básicas de IA, compreendendo os seus benefícios e desvantagens. Em geral, têm opiniões positivas sobre o uso da IA no seu trabalho diário, acreditando que será importante para o futuro do design. Utilizam-na para verificações de qualidade e análise de insights dos utilizadores durante as fases finais do processo de design, mas a maioria opta por não a utilizar devido a fatores como o alto custo de softwares e hardware, a falta de ferramentas específicas no mercado nacional e a crença de que a IA não fornece a componente empática e humana necessária ao domínio do design. Os entrevistados também relataram ter pouco conhecimento sobre as competências necessárias para trabalhar com a IA no dia-a-dia. Os resultados não pretendem representar todo o panorama do design de comunicação em Portugal, mas sim oferecer a perspetiva relatada pelos participantes deste estudo.
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Direitos de Autor (c) 2023 Ângela Ferreira
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Artigo aceite em 2023-09-21
Artigo publicado em 2023-09-21