Narrativa-jogo: a interatividade em Você Radical e no filme Erica

Game-Narrative: the Interactivity in You vs Wild and in the Film Erica

  • Luciano Marafon Universidade Tuiuti do Paraná
  • Denize Araujo Universidade Tuiuti do Paraná
Palavras-chave: Interatividade, Cinema, Videogame, TV

Resumo

As narrativas interativas são pensadas há muito tempo, porém o que percebemos nas últimas décadas é uma reestruturação da interatividade. O primeiro filme interativo (Kinoautomat) foi lançado em 1967. Com o avanço da tecnologia, devido a um cenário de “pós-mídia”, observam-se novas possibilidades de interações com a tela que antes eram inimagináveis (Guattari, 1990). Se no início do século passado foram produzidos curtas experimentais que não tinham uma narratividade inclusiva, hoje o espectador é também construtor da narrativa, um “espectador-usuário” (Renó, 2007), como parte de um cinema expandido, por vezes se aproximando da videoarte e dos games, outras vezes entrando em museus ou se inserindo na TV. Também podemos pensar no termo “interatores”, que podem realizar ações significativas para a mudança da sua experiência na narrativa (Murray, 2001). Para essa discussão, selecionamos o programa de TV Você Radical (2019), que se transformou em um conteúdo original Netflix, desconfigurando sua própria proposta para a TV tradicional através da interatividade, e também o filme interativo do PS4 Erica (2019). Com o filme-jogo Erica discutimos não somente a figura do espectador, mas também a relação entre dispositivos, onde a narrativa pode ser alterada pelo jogador/interator utilizando o smartphone como complemento à essa interatividade proposta pela narrativa.

Biografias Autor

Luciano Marafon, Universidade Tuiuti do Paraná

Luciano Marafon é Mestrando em Comunicação e Linguagens pela UTP, bolsista PROSUP - CAPES, Especialista em Intermídias Visuais - Cinema pela UTP e Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Unochapecó.

Denize Araujo, Universidade Tuiuti do Paraná

Denize Araujo é PhD em Comp Lit, Cinema & Arts - Univ. of California, Riversi de, USA, Pós Doutora em Cinema e Artes - Univ. Algarve, Portugal e Docente da Pós graduação lato e stricto sensu da Universidade Tuiuti do Paraná.

Publicado
2021-02-22
Secção
Artigos temáticos