Teatro, audiovisual e streaming: uma análise sobre o fazer teatral em tempos de incerteza pandêmica na experiência pós-dramática da peça Esperando Godette
Theater, Audiovisual and Streaming: an Analysis of Theater-Making in Times of Pandemic Uncertainty in the Post-Dramatic Experience of the Play Waiting for Godette
Resumo
A pandemia evidenciou a necessidade imediata dos artistas de teatro de se adaptarem, em parte, ao circuito do online, a produções cênicas em audiovisual e à transmissão assíncrona. Numa condição forçosa pela contingência global, artistas do mundo inteiro tem criado novos pontos de contato em termos estéticos e funcionais entre a linguagem teatral e a linguagem audiovisual a partir de multiplataformas e recursos digitais. Ao mesmo tempo em que discussões de ordem pública acirram-se no que tange à subsistência do teatro presencial, seja este pós-dramático ou não, das políticas de incentivo à cultura e sobre o futuro do teatro enquanto ofício nas condições globais atuais, artistas e investigadores ocupam-se em problematizar as implicações conceituais e estéticas que envolvem estas (novas) práticas e sobre em que medida é possível fazer “teatro de fato” em ambientes online; ou, ainda, de que maneira é possível manter a condição cênica em registros audiovisuais transmitidos via streaming ao vivo ou em espaços repositórios. Este texto propõe discutir parte destas complexidades em um breve relato sobre a experiência de realização da obra Esperando Godette, contemplada pelo edital da primeira edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis da Universidade de Coimbra, em Portugal, realizado em comemoração aos 730 anos de existência da instituição. A peça também integrou o repertório de espetáculos online do Fair Saturday Festival entre os meses de novembro e dezembro de 2020. Pretende-se analisar neste artigo algumas idiossincrasias da montagem em si, o leitmotiv das decisões tomadas ao longo do processo de concepção e adaptação da peça que acabou por tornar-se um espetáculo em registro audiovisual, além de suscitar outras reflexões que correlacionam o fazer teatral, o audiovisual e as tecnologias digitais.
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Direitos de Autor (c) 2021 Juliana Wexel

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Artigo aceite em 2021-02-03
Artigo publicado em 2021-02-22