O método a/r/cográfico no desenvolvimento do processo criativo dos alunos do 6.º ano do ensino básico: A articulação entre a Educação Artística e as TIC na criação de uma exposição digital em Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP)

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação Artística, TEIP, Processo Criativo, A/R/Cografia

Resumo

O processo criativo é uma jornada pessoal e dinâmica, caracterizada por um ciclo contínuo de inspiração, exploração e expressão, no qual a mente criativa se expande entre os limites do possível e do impossível. A educação artística, enquanto processo de ensino e aprendizagem, desempenha um papel essencial no desenvolvimento integral do indivíduo. Paralelamente, as tecnologias de informação e comunicação promovem a difusão rápida de conteúdos, influenciando a identidade e os meios de comunicação, permitindo a evolução das abordagens culturais e sociais.
A a/r/cografia estrutura o processo criativo em sete fases: inspiração, gatilho, intenção, conceptualização, prototipagem, teste e intervenção. Esta metodologia admite a reformulação de ideias, permitindo a articulação entre as fases metodológicas e o planeamento do projeto.
No âmbito deste projeto, os alunos foram desafiados a criar uma obra de arte digital em pequenos grupos, recorrendo à edição de imagem, com o objetivo de construir uma exposição digital interturmas. A atividade teve como ponto de partida a questão “Se eu fosse um artista, o que gostaria de mudar no mundo?”, incentivando os alunos a escolherem temas que refletissem os seus interesses e preocupações.
Os resultados evidenciaram um impacto positivo na comunidade educativa, proporcionando um espaço de criatividade e aprendizagem colaborativa. O método a/r/cográfico demonstrou ser eficaz, promovendo a participação ativa e entusiasta dos alunos. O projeto evidenciou o potencial da integração entre arte e tecnologia no contexto escolar, reforçando a importância do ensino artístico na construção de um ambiente educativo significativo. Além disso, mostrou-se uma ferramenta relevante na prevenção do abandono escolar, conferindo à escola um papel mais envolvente e próximo da realidade dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-09-29
Como Citar
Mestre, R. (2025). O método a/r/cográfico no desenvolvimento do processo criativo dos alunos do 6.º ano do ensino básico: A articulação entre a Educação Artística e as TIC na criação de uma exposição digital em Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP). Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 5(2). https://doi.org/10.34623/2184-8661.2025.v5i2.347
Artigo recebido em 2024-10-30
Artigo aceite em 2025-04-19
Artigo publicado em 2025-09-29