Operatividade e Intermitência: Luz e Sombra na obra de José Carlos Neves. Aproximações aos Interface, Processo, Presença
Resumo
Este artigo procura dar conta da presença do interface e do seu uso negativo nas chamadas artes dos media, focando-se, para isso na obra artística de José Carlos Neves como caso paradigmático. Ainda que se perspective a totalidade a sua produção artística, o artigo centrar-se-á mormente nas obras 4 tempos para: (…) e Shadow Machine. Assim, será nosso objectivo mostrar como enquadrar o percurso e as obras anteriores como processo de isolamento do interface para com o computador, dado que a originalidade da sua obra, no contexto das artes dos media, se centra sempre a desarticulação ou deconstrução (Derrida, 1967; 1972; Nuyen, 1989) dos meios em que este assenta, como procuraremos mostrar. Em segundo lugar, procurar-se-á fazer um levantamento do uso da luz e da sombra nas obras supracitadas, tendo por referência o papel que as primeiras desempenharam na história da arte e do pensamento Ocidental enquanto metáforas fortes para determinar as relações de existência e não-existência e as suas zonas cinzentas.
Se de um ponto de vista estético, a arte interactiva não reúne ainda um consenso universal na sua definição, é porque desde o ponto de vista da sua criação e da sua autoria, ela se apresenta já, como se apontará, como uma experiência pré-programada (Rafaeli, 1988). Mostraremos como a obra de José Carlos Neves se mobiliza como instrumento que possibilita um modo de mostrar a operatividade e a intermitência do processo artístico e da experiência estética.
Se de um ponto de vista estético, a arte interactiva não reúne ainda um consenso universal na sua definição, é porque desde o ponto de vista da sua criação e da sua autoria, ela se apresenta já, como se apontará, como uma experiência pré-programada (Rafaeli, 1988). Mostraremos como a obra de José Carlos Neves[1] se mobiliza como instrumento que possibilita um modo de mostrar a operatividade e a intermitência do processo artístico e da experiência estética.
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Direitos de Autor (c) 2025 José Carlos Neves, José Gomes Pinto

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Artigo aceite em 2025-03-05
Artigo publicado em 2025-06-18















