Do-comentário: GUELRA em Documentary of the process of artistic research

Do-commentary: GUELRA in Documentary of the process of artistic research

  • Catarina Almeida i2ADS/FBAUP
Palavras-chave: Documentário, Performatividade, Texto, Movimento, Educação artística

Resumo

O projecto GUELRA (2013-presente, Arte Total – Escola de Dança) é um laboratório de criação coreográfica transdisciplinar de interacção entre diferentes linguagens artísticas, baseado num formato de residência artística, e que tem como proposta primária incentivar simultaneamente a criação e a discussão sobre a arte contemporânea, articulada com relações possíveis à cidade de Braga, articulações com a Arte Total, e a criação de um arquivo online. A parceria com o i2ADS/FBAUP existe desde 2018 e procura atribuir uma dimensão investigativa ao trabalho com os artistas, recorrendo à figura do artista-investigador-professor nas residências, e inscrevendo o trabalho desta colaboração nos territórios particulares da Educação Artística e da Investigação em Arte.

Este texto surge da perspetiva dessa figura interveniente que acompanha o GUELRA desde Maio de 2018, altura em que participou em “Isto tornou-se no meu texto”, de Cristina Mendanha, a primeira de sete residências que assistiu até ao presente. É seguindo a experiência desse prelúdio que serão trazidas as questões que, a partir de uma certa materialidade do processo de criação artística, pretendem problematizar a prática do vídeo, como documentação performativa, e o uso do texto em processos de formação coreográfica. Recorrendo à ideia produtiva do comentário enquanto discurso, de Michel Foucault, pretende-se reinscrever a prática do documentário como um do-comentário (documentary e do-commentary), apelando a uma potência que faz acontecer, e que se imiscui tanto no artístico como no educativo. “Documentary of the process of artistic research”, é um vídeo que comenta a partir de “Isto tornou-se no meu texto” e que procura debater com sujeitos pedagógicos em construção e por vir as questões da teoria e da prática, do texto e do movimento, da produção e da exclusão de formas de produção de saber, e da oportunidade pedagógica construída no artístico.

Publicado
2021-09-28
Como Citar
Almeida, C. (2021). Do-comentário: GUELRA em Documentary of the process of artistic research: Do-commentary: GUELRA in Documentary of the process of artistic research. Rotura - Revista De Comunicação, Cultura E Artes, (2), 44-48. Obtido de https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/38
Secção
Artigos Temáticos
Artigo recebido em 2021-04-01
Artigo aceite em 2021-09-27
Artigo publicado em 2021-09-28