Uma máquina de invenções à deriva: proposições ecosóficas na arte contemporânea
Resumo
Este artigo discorre sobre as produções artísticas realizadas durante a experiência no curso de Pós-Doutoramento em Criação Artística Contemporânea desenvolvido no Departamento de Comunicação e Arte – DeCA da Universidade de Aveiro – UA, entre 2024 e 2025, em Portugal. É discutida a abordagem metodológica envolvendo caminhadas à deriva como parte do dispositivo intitulado “máquina de invenções”, utilizado para a produção dos dados. Além disso, a produção e a pós-produção de imagens em ateliês, laboratórios e estúdios configuraram as práticas do fazer da investigação em arte. O objetivo deste artigo é analisar o processo de criação e as suas implicações conceptuais no contexto em que as obras foram realizadas. Esse processo e as próprias criações são compreendidas enquanto dados que dimensionam a presença da ecosofia do filósofo francês Félix Guattari como conceito operatório do estudo. A exposição no Museu de Aveiro (Santa Joana) e a residência artística – A arte do encontro caramulano – em Vouzela (Portugal) foram importantes experiências para o aprofundamento e o compartilhamento dos resultados das práxis poéticas e contribuíram para o procedimento de análise dos dados. A investigação resultou na realização de sete obras finalizadas e um work-in-progress. Esta última prevendo a incorporação de mecanismos eletrónicos para uma experiência de interação com o público-observador.
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Direitos de Autor (c) 2025 Cláudio Tarouco de Azevedo, Paulo Bernardino Bastos

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Artigo aceite em 2025-09-29
Artigo publicado em 2025-09-29















