Looking for a Husband with a EU Passport (2000-2005). A cidadania como barreira à circulação
Resumo
Neste artigo, dou enfoque às dinâmicas de circulação a partir dos sujeitos imigrantes, bem como às barreiras geográficas e sociais com que estes se confrontam ao movimentarem-se. Os debates em torno destes assuntos são desenvolvidos a partir do projeto artístico Looking for a Husband with a EU Passport (2000-2005), da artista Tanja Ostojić. Para tal, recorro a uma metodologia assente num corpo teórico proveniente dos feminismos e das teorias biopolíticas. A articulação entre estes dois campos teóricos permite-me questionar de que forma o trabalho artístico de Tanja Ostojić contribui para repensar os debates em torno da cidadania e da circulação de corpos femininos imigrantes no espaço da União Europeia. Além disso, a convergência destes marcos teóricos possibilitará identificar como esta obra provoca disrupções performativas nas relações de poder que restringem a mobilidade de determinados “corpos” migrantes. Mapear um corpo genderizado, sobretudo a partir dos marcadores que o definem culturalmente, motiva a sua reinscrição política a partir dos sistemas de poder com que se confronta. Se circular é um ato de confronto constante com as nomenclaturas identitárias instituídas, é também uma oportunidade para as reconsiderar – sobretudo nas exclusões que produzem. Este artigo procura, assim, interrogar de que modo Tanja Ostojić reconsidera essas relações de poder entre o seu corpo migrante e os sistemas de controlo do Espaço Schengen.
Downloads
Direitos de Autor (c) 2025 Pedro Gonçalves

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Artigo aceite em 2025-07-16
Artigo publicado em 2025-09-29















