Letícia Maia e a intersecção entre arte, migração e plataformas digitais

  • Marina Didier Nunes Gallo i2ADS – Instituto de Arte, Design e Sociedade, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Palavras-chave: Mulheres artistas imigrantes, Performance, Redes sociais, Ética do cuidado, Feminismo decolonial

Resumo

Este artigo propõe um estudo de caso da artista brasileira Letícia Maia (Mairiporã, 1988), residente no Porto desde 2019, para refletir sobre a intersecção entre arte, migração e plataformas digitais. A partir de uma entrevista semiestruturada realizada em 2025 e da análise da sua presença on-line, discutem-se tensões entre vulnerabilidade e visibilidade em práticas artísticas que envolvem nudez, auto-lesão performativa e negociação com algoritmos de moderação. A trajetória de Maia, marcada por uma transformação profissional que vai do teatro e da mediação cultural no Brasil para uma consolidação no campo da performance e das artes visuais em Portugal, evidencia deslocamentos culturais e simbólicos que conjugam oportunidades de inserção e a persistência de barreiras coloniais.
O estudo mobiliza duas chaves conceituais: (1) a ética do cuidado, entendida como prática coletiva de sustentação de vidas, redes e projetos, e (2) o feminismo decolonial, que revela como legados imperiais continuam a estruturar hierarquias de gênero, raça e trabalho. Argumenta-se que, embora plataformas como Instagram e Cargo Collective ofereçam visibilidade, circulação transnacional e vínculos de solidariedade, elas também impõem formas de trabalho invisível – responder mensagens, gerir censura algorítmica, lidar com discursos de ódio – que podem agravar condições de vulnerabilidade material e emocional no contexto migratório.
A análise destaca ainda a potência política da vulnerabilidade performativa, capaz de se converter em resistência e em produção coletiva de cuidado. Ao mesmo tempo, evidencia riscos de descontextualização e de leituras fetichizantes que atravessam a arte contemporânea, sobretudo quando o corpo é o meio central da criação. Conclui-se que compreender tais dinâmicas é fundamental para pensar políticas culturais e estratégias institucionais que reconheçam o cuidado como dimensão estrutural da prática artística contemporânea.

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Publicado
2025-09-29
Como Citar
Didier Nunes Gallo, M. (2025). Letícia Maia e a intersecção entre arte, migração e plataformas digitais. Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 5(2). https://doi.org/10.34623/2184-8661.2025.v5i2.469
Artigo recebido em 2025-04-30
Artigo aceite em 2025-07-16
Artigo publicado em 2025-09-29