Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico

From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context

  • Cláudia Lima ID+ / Unexpected Media Lab – Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto / Universidade Lusófona do Porto https://orcid.org/0000-0002-3279-4808
  • Susana Barreto
  • Rodrigo Carvalho
Palavras-chave: Francis Bacon, Arte e Multimédia, Pedagogia do Design, Exposição de Pintura, Animação Digital

Resumo

O presente artigo descreve duas práticas pedagógicas, uma num contexto curricular realizada na Escola Superior Artística do Porto e outra num contexto extracurricular realizada na Universidade Lusófona do Porto, que visam estimular os alunos para uma análise crítica e interpretação da obra de Francis Bacon e respetiva recriação através do recurso a meios digitais contemporâneos. Esta iniciativa, integrada na exposição Graphic Works of Francis Bacon —patente no Museu World of Wine, em Vila Nova de Gaia (de 29 de abril a 26 de setembro de 2021)—, parte de uma colaboração entre o Museu, a Academia e a Fundação Renschdael Art Foundation, e perspetiva complementar a mostra de trabalhos do artista com uma linguagem gráfica mais dinâmica, através de múltiplas interpretações e animações digitais da obra do Pintor feitas pelos alunos. Num âmbito académico, estas práticas resultaram num conhecimento aprofundado da obra de um artista de uma geração distinta da dos alunos, numa oportunidade para estes trabalharem com um cliente real aplicando num projeto conhecimentos obtidos em diversas Unidades Curriculares dos cursos que frequentam e a possibilidade de verem os seus trabalhos integrados numa exposição internacional. Os resultados, pautados pela diversidade de abordagens quer em termos visuais quer no que respeita a recursos tecnológicos, trouxeram uma nova dinâmica para a exposição conjugando originais do Pintor com múltiplas interpretações de uma geração para a qual os meios digitais são omnipresentes.

Biografias Autor

Cláudia Lima, ID+ / Unexpected Media Lab – Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto / Universidade Lusófona do Porto

Cláudia Raquel Lima é doutorada em Media Digitais (Universidade do Porto, 2015), tendo sido bolseira da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia. Tem um Mestrado em Ciências da Comunicação, um Mestrado em Design e Multimédia, e é licenciada em Design.

É Professora de Design, Tipografia e Desenho na Universidade Lusófona do Porto e investigadora no ID + - Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura. Participou ativamente no projeto Transferência de Sabedoria: Contributos para a inscrição científica de legados individuais em contextos de reforma universitária e científica nas artes e design, financiado pela FCT. Neste âmbito desenvolveu um pós-doutoramento na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto focado no estudo das primeiras práticas pedagógicas em Design nesta faculdade e na formação do primeiro curso nesta área.

Os seus interesses de investigação incluem o estudo de práticas de ensino em arte e design; fotografia como documento social; práticas de comunicação de bibliotecas públicas na web. Sobre estes temas participou em conferências em todo o mundo e publicou capítulos de livros e artigos em revistas científicas internacionais.

Susana Barreto

Susana Barreto é investigadora em design e professora no departamento de design na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Fez o Doutoramento e pós doutoramento na Central Saint Martins em Londres no contexto da ética das imagens globais. Este interesse surgiu após a sua passagem por Macau onde trabalhou como designer em contextos de imagens multi-culturais.

Concluíu recentemente 2 projectos de investigação,  (1) Wisdom Transfer: contributos para a inscrição científica de legados individuais em contextos de aposentação do ensino superior e de investigação em arte e design, e (2) Anti-Amnésia: a investigação em design como agente narrativo e regenerador e reinventivo de culturas e técnicas industriais portuguesas em extinção.

Os seus interesses de investigação centram-se no papel da cultura na comunicação visual, metodologias visuais, Design e crime, ética no design, histórias de vida de figuras do design português, colecções visuais / históricas.

Publicado
2021-09-28
Como Citar
Lima, C., Barreto, S., & Carvalho, R. (2021). Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context. Rotura - Revista De Comunicação, Cultura E Artes, (2), 79-86. Obtido de https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/55
Artigo recebido em 2021-04-30
Artigo aceite em 2021-09-27
Artigo publicado em 2021-09-28