A imprensa cinematográfica ao tempo do cinema silencioso em Portugal: geografias, temáticas e debates

The Portuguese cinematographic press during the silent era: geographies, themes and debates

  • Joana Duarte FLUP
Palavras-chave: Imprensa de cinema, Revistas cinéfilas, Cultura cinematográfica, Cinema mudo em Portugal, Crítica de cinema

Resumo

Nos primeiros anos do século XX, as revistas e os periódicos especializados em cinema parecem responder a intenções comerciais. As primeiras publicações desta génese, a nível mundial, têm como objetivo a divulgação de novos filmes, de empresas cinematográficas e de salas de espetáculo relacionadas com o cinema. No entanto, publicações de feição cinéfila aparecem tão cedo quanto os inícios da década de 1910. Em Portugal, assiste-se ao aparecimento de uma “proto-cinefilia” em 1912, quando se publica a primeira revista de cinema portuguesa —a Cine-Revista, no Porto. Este artigo analisará as principais revistas, motivos, debates e preocupações da imprensa cinéfila durante o período do cinema silencioso em Portugal (1912-1931). Entre esses debates, destacam-se a defesa de um cinema português, a transição do cinema mudo para o sonoro e o cinema educativo. Bem assim, abordar-se-á a presença da crítica na imprensa especializada, assim como as relações entre as revistas de cinema portuguesas e estrangeiras.

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Publicado
2022-09-28
Como Citar
Duarte, J. (2022). A imprensa cinematográfica ao tempo do cinema silencioso em Portugal: geografias, temáticas e debates: The Portuguese cinematographic press during the silent era: geographies, themes and debates. Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 2(2), 28-36. https://doi.org/10.34623/dh21-0592
Artigo recebido em 2022-05-15
Artigo aceite em 2022-09-27
Artigo publicado em 2022-09-28