A imprensa cinematográfica ao tempo do cinema silencioso em Portugal: geografias, temáticas e debates
The Portuguese cinematographic press during the silent era: geographies, themes and debates
Resumo
Nos primeiros anos do século XX, as revistas e os periódicos especializados em cinema parecem responder a intenções comerciais. As primeiras publicações desta génese, a nível mundial, têm como objetivo a divulgação de novos filmes, de empresas cinematográficas e de salas de espetáculo relacionadas com o cinema. No entanto, publicações de feição cinéfila aparecem tão cedo quanto os inícios da década de 1910. Em Portugal, assiste-se ao aparecimento de uma “proto-cinefilia” em 1912, quando se publica a primeira revista de cinema portuguesa —a Cine-Revista, no Porto. Este artigo analisará as principais revistas, motivos, debates e preocupações da imprensa cinéfila durante o período do cinema silencioso em Portugal (1912-1931). Entre esses debates, destacam-se a defesa de um cinema português, a transição do cinema mudo para o sonoro e o cinema educativo. Bem assim, abordar-se-á a presença da crítica na imprensa especializada, assim como as relações entre as revistas de cinema portuguesas e estrangeiras.
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Direitos de Autor (c) 2022 Joana Duarte
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Artigo aceite em 2022-09-27
Artigo publicado em 2022-09-28