Sinfonia da imagem: os artifícios sonoros durante a era do mudo no cinema português
Symphony of the image: sound artifices during the silent era in Portuguese cinema
Resumo
O “cinema mudo” engloba uma época em que os aparelhos de captura de imagem em movimento eram incapazes de capturar o som em sincronia, procurando-se, portanto, criar diversos mecanismos para emprestar o som a estas imagens. Este artigo é uma reflexão sobre essa época e sobre esses mecanismos ou artifícios. Tentar-se-á desmistificar a ideia de que esta época era “muda”, apresentando, em primeiro lugar, as diversas invenções desenvolvidas para a captura do som, e que fossem possíveis de reproduzir em sincronia com as fitas projetadas. Serão, também, mostradas outras formas de fazer falar as personagens dos filmes como, por exemplo, os atores que se colocavam por detrás do pano e diziam os diálogos ou reproduziam sons para uma determinada ação do filme. Não se pode desconsiderar o trabalho dos narradores ou explicadores dos filmes, que tiveram um papel preponderante numa altura em que a taxa de analfabetismo era considerável. Para escrever este artigo foram recolhidas informações nas monografias principais dedicadas ao cinema e consultados diversos periódicos generalistas e dedicados à imprensa cinematográfica nacional. Como este tema ainda não tinha sido devidamente explorado em contexto nacional, optou-se pela consulta exaustiva de fontes primárias e inéditas. Salienta-se aqui a importância que teve a dissertação da Joana Duarte (2018), dedicada à imprensa cinematográfica portuguesa, que funcionou como guia para a consulta dos periódicos referidos. Margarida Acciaiuoli refere que são escassos os estudos referentes à exibição fílmica em comparação a tudo o que se escreve sobre cinema (Acciaiuoli, 2013, p. 11). Concordando com esta ideia e com o facto de serem estudos bastante dispersos, entende-se que o interesse tem vindo a aumentar, pelo que foram feitos esforços para que se concentrassem algumas destas investigações neste artigo.
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Direitos de Autor (c) 2022 Ana Patrícia J. Gonçalves
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Artigo aceite em 2022-09-27
Artigo publicado em 2022-09-28