Publicidade nativa

Novos desafios para os consumidores online e o papel da literacia mediática e publicitária

Palavras-chave: Publicidade Nativa, Publirreportagem, Literacia Mediática, Literacia Publicitária, Competências Mediáticas

Resumo

O seguinte artigo propõe um estudo sobre os con­ceitos associados à publicidade nativa, uma nova iteração da publirreportagem (advertorial). A publicidade nativa é uma forma crescente de comunicação digital utilizada por empresas para promover os seus produtos online. Uma vez que os consumidores estão cada vez menos recetivos às formas tradicionais de publicidade, os profissionais de marketing têm recorrido exponencialmente a formas mais subtis e menos intrusivas de apresentar os seus produtos. Estas novas práticas publicitárias podem criar desafios para os consumidores, especialmente no que concerne à sua capacidade de distinguir conteúdos editoriais de conteúdos comerciais. Consequentemente, nesta exploração sobre a definição e as características da publicidade nativa, também discutiremos brevemente a literacia mediática – que inclui a literacia publicitária – e as competências mediáticas enquanto recursos importantes para identificar e evitar os elementos ilusórios desta prática de marketing online. A adoção de algumas competências fundamentais de literacia poderá preparar melhor os consumidores para discernir entre conteúdos comerciais e não comerciais, empoderando-os no cenário digital.

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Publicado
2023-07-30
Como Citar
Martins, A., Gavina, A., & Mendes da Silva, B. (2023). Publicidade nativa: Novos desafios para os consumidores online e o papel da literacia mediática e publicitária. Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 48-63. https://doi.org/10.34623/acmp-2e37
Artigo recebido em 2022-12-01
Artigo aceite em 2023-07-30
Artigo publicado em 2023-07-30