Rotura - Revista de Comunicação, Cultura e Artes
ISSN: 2184-8661
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A proliferação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), juntamente com a convergência dos meios de comunicação, criou um novo espaço em que os prosumers desempenham um papel importante. A criação, a transmissão e o consumo vertiginoso e incessante de conteúdos através das redes sociais e plataformas digitais torna necessária a análise de estratégias e experiências neste campo de estudo. Vivemos numa sociedade em constante mudança provocada pelo ciberespaço e pelas interações que aí ocorrem. Neste contexto, é necessário fornecer aos utilizadores digitais conhecimentos e ferramentas para formar uma sociedade crítica e democrática, numa realidade marcada pela evolução tecnológica e pela virtualidade. Em termos de hábitos e consumo, a sociedade está a tornar-se cada vez mais exigente e, como resultado, estão também a surgir novas formas de interação social. Do mesmo modo, surgem novas narrativas em que as ferramentas multimédia e a interatividade são os garantes do conteúdo. Sem dúvida, a cibercidadania de hoje levanta a necessidade de capacitação nestes contextos comunicativos. No entanto, a nível educativo, ainda é necessário reforçar as competências orientadas para a utilização e apropriação de ferramentas tecnológicas, a fim de as utilizar da melhor forma possível. Por outro lado, é importante abrir espaços de diálogo em torno de práticas relacionadas com a literacia mediática, ética e narrativas, que concorrem no mundo da virtualidade através de notícias e conteúdos.
Linhas de investigação: