2023: VI Congresso Internacional Alfamed. Redes sociales y ciudadanía: Ciberculturas para el aprendizaje

A proliferação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), juntamente com a convergência dos meios de comunicação, criou um novo espaço em que os prosumers desempenham um papel importante. A criação, a transmissão e o consumo vertiginoso e incessante de conteúdos através das redes sociais e plataformas digitais torna necessária a análise de estratégias e experiências neste campo de estudo. Vivemos numa sociedade em constante mudança provocada pelo ciberespaço e pelas interações que aí ocorrem. Neste contexto, é necessário fornecer aos utilizadores digitais conhecimentos e ferramentas para formar uma sociedade crítica e democrática, numa realidade marcada pela evolução tecnológica e pela virtualidade. Em termos de hábitos e consumo, a sociedade está a tornar-se cada vez mais exigente e, como resultado, estão também a surgir novas formas de interação social. Do mesmo modo, surgem novas narrativas em que as ferramentas multimédia e a interatividade são os garantes do conteúdo. Sem dúvida, a cibercidadania de hoje levanta a necessidade de capacitação nestes contextos comunicativos. No entanto, a nível educativo, ainda é necessário reforçar as competências orientadas para a utilização e apropriação de ferramentas tecnológicas, a fim de as utilizar da melhor forma possível. Por outro lado, é importante abrir espaços de diálogo em torno de práticas relacionadas com a literacia mediática, ética e narrativas, que concorrem no mundo da virtualidade através de notícias e conteúdos.

Linhas de investigação:

  • Ciberespaço: novas formas de interação social.
  • Novas narrativas, interatividade e meios digitais.
  • Literacia mediática: estratégias, experiências, redes sociais e cibercidadania.
  • Criadores de conteúdos no século XXI.
  • Hábitos, consumo e competências da sociedade digital.
  • Utilização das redes sociais como garantes de uma sociedade democrática.
  • Discurso, ética e valores transmitidos nas redes sociais.
Publicado: 2023-07-30

Número Completo