Média Arte Digital

O Link entre a Escola e a Cidadania Ativa

Palavras-chave: Média arte digital, Cidadania ativa, Escola, Instituições locais, Seguidor/Criador

Resumo

Em pleno século XXI, a Média Arte Digital é parte constituinte da formação integral dos mais jovens. O acesso online, em equipamentos portáteis, facilita o acesso rápido, imediato e ao vivo, em qualquer espaço, formal ou informal, a diversos conteúdos. Nas escolas portuguesas os conteúdos inerentes à era digital são cenários de aprendizagem para os currículos onde os alunos desenvolvem competências digitais estimulantes da criatividade e da prática artística, capacitando-os para manusear e criar conhecimento através das ferramentas digitais. Atualmente, são definidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) como valores a considerar para a Cidadania e a Participação, o saber tecnológico, a resolução de problemas, o pensamento crítico, a sensibilidade estética, de cerca de dez outras áreas de competências.
Nas redes sociais os jovens comunicam e estabelecem conexões pessoais e sociais. Este consumo livre, fora das escolas, nem sempre está aliado a espaços físicos ou digitais de acesso à criação artística, individual ou coletiva, como estímulo para a arte e intervenção na prática ativa da cidadania. Serão os jovens meros seguidores da tecnologia num contexto informal? O presente artigo procura o foco da relação entre a Média Arte Digital e a Escola, na prática de uma cidadania ativa, e a sua ausência fora da escola.
Os polos culturais das comunidades locais organizam-se geralmente em função de programas, festividades e interrupções letivas, nem sempre com continuidade temporal ou com metas socioeducativas. Na comunidade local a estrutura sociocultural e digital difere das competências fomentadas nas escolas. No âmbito das artes, a Média Arte Digital procura um espaço público para criação e partilha, um lugar de encontro estruturado e acessível aos mais jovens.
Como estímulo da sensibilidade estética e artística dos jovens, os projetos nacionais dinamizados nas escolas portuguesas, Plano Nacional de Cinema (PNC), Plano Nacional das Artes (PNA), e outros, são a base onde a Média Arte Digital se desenvolve e habita na criatividade dos estudantes. A Média Arte Digital pode dar continuidade a estes projetos na sociedade, local e nacional, e permitir o acesso e a inclusão dos mais jovens numa Cidadania mais interventiva e criativa, estabelecendo uma relação entre a Escola e a Cidadania Ativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-07-30
Como Citar
Venturinha Jermias, S., Carvalho, I. C., & Soares, A. I. (2023). Média Arte Digital: O Link entre a Escola e a Cidadania Ativa. Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 30-47. https://doi.org/10.34623/8q68-f521
Artigo recebido em 2023-01-01
Artigo aceite em 2023-07-30
Artigo publicado em 2023-07-30