Cidadania Digital e Consumo
Marcas e consumidores nas redes sociais
Resumo
A “consciência para o consumo” é apontada pelo Conselho Europeu como uma competência básica para a cidadania digital. Desse modo, compreender os novos relacionamentos estabelecidos entre consumidores e marcas no ambiente digital é fundamental para uma educação crítica e criativa diante do novo cenário da comunicação social. As possibilidades de interação, colaboração e engajamento oferecidas pelo ambiente virtual revela um contexto desafiador tanto para os profissionais de marketing quanto para o desenvolvimento de uma literacia voltada à comunicação mercadológica, em que o público cada vez mais é convidado a participar da construção das mensagens publicitárias. Essa relação adquire contornos ainda mais complexos no setor de bebidas alcóolicas, uma vez que promove um produto que afeta diretamente a saúde pública e, por esse motivo, sua comunicação persuasiva é submetida a restrições específicas nos mais diversos países. Este artigo explora a interação nas redes sociais da internet entre público e duas marcas brasileiras do setor – Cachaça 51 e Catuaba Selvagem – no período de agosto de 2017 e fevereiro de 2018. Através da análise dos mecanismos de interação, busca-se discutir: a colaboração dos internautas para à promoção dos produtos e como reagem às mensagens das marcas sobre o consumo responsável da categoria. Desse modo, entende-se que este trabalho também toca a dimensão “saúde e bem-estar”, outro conceito-chave para a cidadania digital de acordo com o Conselho Europeu.
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Direitos de Autor (c) 2023 Letícia Torres, Gabriela Borges, Mirian Tavares

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Artigo aceite em 2023-07-30
Artigo publicado em 2023-07-30