Média-Arte Digital: Criação de artefactos visuais experimentais pós-fotográficos

  • Rennier Ligarretto Feo Pontifica universidad Javeriana
Palavras-chave: Média-Arte Digital, Pós-fotografia, Criação, Literacia Mediática, Media Tático

Resumo

Este texto deriva do projeto de pesquisa-criação submetido ao Doutorado em Média-Arte Digital da UAB-UAlg e a pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma prática artística que aborda a criação de artefactos visuais ligados à pós-fotografia para questionar o sistema educacional atual. Para isso, a expressão da arte digital baseia-se conceitualmente na cultura visual digital a partir de uma abordagem pós-qualitativa fundamentada no método a/r/cográfico como ação para o trabalho colaborativo com alunos de diversos cursos cujo processo de formação teórico/prática inclui o trabalho participativo com a comunidade. Além disso, um diário de campo é utilizado como repositório de ideias, técnicas e estéticas para vincular o processo co-criativo. Os resultados mostram a expansão do ato comunicativo com formatos analógicos e digitais típicos da pós-fotografia, também fica comprovado que a experimentação visual gera processos criativos híbridos para a média-arte digital. Da mesma forma, reitera-se que o uso de pedagogias emergentes ligadas à cultura maker transforma o papel do aluno e o torna um agente prosumer onde sua voz esta ligada no processo criativo. Conclui-se que o uso de media tático facilita a exploração de formatos experimentais visuais que permitem ao artista canalizar o ato comunicativo para expandir a mensagem da obra, enquanto o trabalho colaborativo com os alunos gera literacia mediática no ato educomunicativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2024-02-29
Como Citar
Ligarretto Feo, R. (2024). Média-Arte Digital: Criação de artefactos visuais experimentais pós-fotográficos. Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 4(1), 140-155. https://doi.org/10.34623/bdtg-1004
Artigo recebido em 2023-11-17
Artigo aceite em 2024-02-02
Artigo publicado em 2024-02-29