Vendo fantasmas: o ato de criação queer em Lembro mais dos Corvos

Palavras-chave: Ato de criação queer, Lembro mais dos corvos, Julia Katharine, Gustavo Vinagre, Cinema queer contemporâneo

Resumo

Pensar em um cinema queer é refletir sobre como o audiovisual, com suas estratégias estético-narrativas, pode contribuir para uma proposta antinormativa de gênero e sexualidade. Partindo da noção de que uma série de filmes contemporâneos tem concretizado esse propósito por meio da encenação de um ato de criação queer (Silva, 2021), este artigo pretende identificar tal ato no cinema brasileiro contemporâneo, especificamente no olhar fílmico onisciente da atriz e roteirista trans Julia Katharine no documentário Lembro mais dos Corvos (Gustavo Vinagre: 2018). Combinando um exercício de análise fílmica com a metodologia proposta pela Teoria dos Cineastas (Penafria, Baggio, Graça & Araujo 2016), a investigação busca examinar como o diálogo de olhares encenado por Katharine e Vinagre no filme in/subverte não apenas a relação histórica sujeito/objeto na produção documental, mas também a própria tradição de objetificação e/ou apagamento de corpos trans pelo cinema. Por meio da sua capacidade de contar histórias e do seu vasto conhecimento cinematográfico, a protagonista estabelece uma colaboração de coautoria com o cineasta que faz do corpo trans, e do olhar trans, sujeitos da narrativa. Como resultado, Corvos afasta-se da noção ultrapassada de documentário como gênero em que a realidade simplesmente acontece e é capturada pelo olhar genial do realizador, evidenciando a mise-en-scène e os aspectos cinematográficos inerentes ao filme, e como Katharine é corresponsável pela sua criação.

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Biografias Autor

Daniel Oliveira Silva, Universidade da Beira Interior

Daniel Oliveira holds an MFA in Film Studies and is currently pursuing his PhD in Media Arts at University of Beira Interior, in Portugal, with a scholarship by Portugal’s Foundation for Science and Technology (FCT). He is a Brazilian film critic and journalist, having freelanced for outlets such as newspaper Estado de S. Paulo and, from 2012 to 2018, acted as critic and reporter for newspaper O Tempo. Holding a B.A. in Social Communication from the Federal University of Minas Gerais (UFMG), in Brazil, he has a post grad degree in Culture and Art History from the same institution, and a second one, in TV Writing and Producing, from the Humber Institute, in Toronto, Canada. In Portugal, Daniel has been a part of the programming team for the CineEco International Film Festival since 2022. He is affiliated with the Brazilian Association (Abraccine) and the International Federation of Film Critics (Fipresci).

Ana Catarina dos Santos Pereira, Universidade da Beira Interior

Ana Catarina Pereira is Assistant Professor at the Faculty of Arts and Letters of University of Beira Interior and holds a PhD in Communication Sciences (Cinema and Multimedia), from the same university. She is a researcher member of LabCom, the Head Investigator for the project “Speculum – Filming and looking at oneself in the mirror: the use of self-writing by Portuguese-speaking documentary filmmakers” (EXPL/ART-CRT/0231/2021), from Foundation for Science and Technology (FCT), and the Director of the Master’s Degree in Cinema (UBI). She has a degree in Communication Sciences from University Nova of Lisboa and a master’s in Human Rights from the University of Salamanca. She worked for several years as journalist for Notícias Sábado and Notícias Magazine (Diário de Notícias), newspaper I, Focus, Up, Saber Viver and Happy Woman magazines. She was co-founder and director of the online Magnética Magazine (2008/10); director of the Cultural Sciences course at UBI (2017/19); coordinator of the Film Studies’ Sopcom seminar (2017/22) and a delegate at the UBI Equality Commission (2019/22).

Publicado
2024-02-29
Como Citar
Oliveira Silva, D., & dos Santos Pereira, A. C. (2024). Vendo fantasmas: o ato de criação queer em Lembro mais dos Corvos. Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 4(1), 124-139. https://doi.org/10.34623/8f4a-y927
Artigo recebido em 2023-11-24
Artigo aceite em 2024-01-23
Artigo publicado em 2024-02-29