A presença (ou ausência) das mulheres artistas nos livros de História da Arte e seu impacto na abertura de espaços e oportunidades para mulheres hoje
Resumo
Este artigo objetiva relacionar a maneira patriarcal da história da arte ser apresentada nos livros e a forma de expor artistas atualmente, a fim de encontrar soluções práticas para diminuir essas desigualdades no mercado da arte, apontando para mudanças estruturais na Educação Básica. Teve como impulsionador a análise do livro do Sistema Trilhas (2019), para 9º ano do Ensino Fundamental, com um capítulo direcionado às artistas enquanto outros tratavam de conteúdos sem citações femininas, ocasionando uma pesquisa em outros livros didáticos e resultando no título deste artigo. Como referências foram utilizados estudos de contribuições femininas com nomes suprimidos nos livros didáticos da Educação Básica e a apresentação de várias mulheres que contribuíram para a História da Arte desde o Renascimento até a Contemporaneidade. Como metodologia, o cruzamento de estatísticas de exposições em museus e galerias feitos pelo Museu de Arte de São Paulo, Grupo Guerrilla Girls e as pesquisadoras Dra. Ana Paula Simioni e Dra. Linda Nochlin, relatados neste artigo, com o levantamento de eventos culturais realizados na capital pernambucana, através da Agenda Cultural do Recife nos meses de janeiro a dezembro nos anos de 2019 a 2023.
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Direitos de Autor (c) 2024 Débora Teixeira Falcão de Oliveira
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Artigo aceite em 2024-02-20
Artigo publicado em 2024-02-29