A sala de roteiro no Brasil: Um modo híbrido de criação audiovisual – a série O Rei da TV
Resumo
Com a difusão de serviços de streaming e uma crescente demanda por séries, produtores e roteiristas foram estimulados a utilizar um método norte-americano para a escrita de narrativas: a sala de roteiro. A sala de roteiro é um método com hierarquia marcada e com uma figura preponderante no processo de decisão, o showrunner. Entretanto, o Brasil tem uma tradição na produção de cinema e televisão. Em parte dos filmes e séries realizados no país, a forma de condução dos projetos é caracterizada pelo cinema de autor, uma derivação brasileira da política dos autores da Cahier du Cinéma. O artigo parte da possibilidade de que as atuais narrativas audiovisuais possuem características dos dois métodos de trabalho, e o embate entre os métodos produz marcas na materialidade. Com o apoio das teorias de processo de criação de Cecilia Salles, será analisada a série O Rei da TV, produzida pela Gullane Filmes e exibida na Star Plus. A série conta a história do apresentador Silvio Santos, um dos nomes mais populares da televisão brasileira. Um personagem com forte potencial para atrair espectadores, mas com muitos desafios para se transformar em um sujeito ficcional. Ao refletir sobre os procedimentos de criação da narrativa sobre o famoso apresentador, o artigo constata que a sala de roteiro brasileira é um modo híbrido de escrita audiovisual, porém ainda sem uma sistematização de métodos. A falta de sistematização é um traço do atual momento da produção brasileira, que ainda não consolidou uma relação equilibrada entre roteiristas, produtoras e plataformas de streaming.
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Direitos de Autor (c) 2024 Samir Cheida
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Artigo aceite em 2024-09-30
Artigo publicado em 2024-09-30