Criação Partilhada entre realizadora e espectadora: Rua dos Anjos a partir de uma leitura feminista
Resumo
Com este artigo, propõe-se uma escrita que articula, simultaneamente, características científicas e ensaísticas, a partir da análise de três cenas do filme Rua dos Anjos (2022). A análise inscreve-se no campo dos Estudos Feministas e na metodologia de investigação e prática da Criação Partilhada, enfatizando a natureza plural da autoria entre uma das realizadoras e uma das espectadoras do filme em questão. A metodologia adoptada, ancorada na Investigação em Artes, reconhece a criação como um acto epistemológico fundamental, no qual a experiência sensível desempenha um papel central na produção de conhecimento.
Com o texto problematiza-se a estrutura tradicional da investigação, propondo um modelo em que uma investigadora-espectadora e uma investigadora-realizadora estabelecem uma troca de saberes num processo em que múltiplas perspectivas se contaminam mutuamente na construção do pensamento e da escrita.
Partindo de uma ética feminista que interroga as representações de género e sexualidade no cinema, a reflexão incide sobre o modo como o corpo feminino, nas suas múltiplas formas de expressão, se constitui como espaço de disputa simbólica, desafiando normatividades e expandindo os limites das narrativas cinematográficas sobre mulheres, ao centrar-se numa produção fílmica realizada entre elas. Esta abordagem sublinha a importância de reconhecer papéis historicamente subvalorizados na criação e na crítica cinematográfica, reivindicando uma compreensão mais equitativa dos processos artísticos.
Ao questionar expectativas normativas em torno da maternidade, da sexualidade e da identidade de género, o texto ensaia uma leitura crítica sobre a materialidade do corpo filmado e sobre a autoria, desafiando concepções hegemónicas da produção cinematográfica e sugerindo a criação como território de resistência e reconfiguração de sentidos.
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Direitos de Autor (c) 2025 Renata Ferraz, Izabelle Louise

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Artigo aceite em 2025-07-16
Artigo publicado em 2025-09-29















