Criação Partilhada entre realizadora e espectadora: Rua dos Anjos a partir de uma leitura feminista

Palavras-chave: Criação Partilhada, Estudos Feministas, Análise fílmica, Autorrepresentação, Processo de Criação

Resumo

Com este artigo, propõe-se uma escrita que articula, simultaneamente, características científicas e ensaísticas, a partir da análise de três cenas do filme Rua dos Anjos (2022). A análise inscreve-se no campo dos Estudos Feministas e na metodologia de investigação e prática da Criação Partilhada, enfatizando a natureza plural da autoria entre uma das realizadoras e uma das espectadoras do filme em questão. A metodologia adoptada, ancorada na Investigação em Artes, reconhece a criação como um acto epistemológico fundamental, no qual a experiência sensível desempenha um papel central na produção de conhecimento.
Com o texto problematiza-se a estrutura tradicional da investigação, propondo um modelo em que uma investigadora-espectadora e uma investigadora-realizadora estabelecem uma troca de saberes num processo em que múltiplas perspectivas se contaminam mutuamente na construção do pensamento e da escrita.
Partindo de uma ética feminista que interroga as representações de género e sexualidade no cinema, a reflexão incide sobre o modo como o corpo feminino, nas suas múltiplas formas de expressão, se constitui como espaço de disputa simbólica, desafiando normatividades e expandindo os limites das narrativas cinematográficas sobre mulheres, ao centrar-se numa produção fílmica realizada entre elas. Esta abordagem sublinha a importância de reconhecer papéis historicamente subvalorizados na criação e na crítica cinematográfica, reivindicando uma compreensão mais equitativa dos processos artísticos.
Ao questionar expectativas normativas em torno da maternidade, da sexualidade e da identidade de género, o texto ensaia uma leitura crítica sobre a materialidade do corpo filmado e sobre a autoria, desafiando concepções hegemónicas da produção cinematográfica e sugerindo a criação como território de resistência e reconfiguração de sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-09-29
Como Citar
Ferraz, R., & Louise, I. (2025). Criação Partilhada entre realizadora e espectadora: Rua dos Anjos a partir de uma leitura feminista. Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 5(2). https://doi.org/10.34623/2184-8661.2025.v5i2.434
Artigo recebido em 2025-04-10
Artigo aceite em 2025-07-16
Artigo publicado em 2025-09-29