Grupo XIX e Roberto Alencar: memórias à deriva – Práticas cênicas na perspectiva da teoria crítica dos processos de criação

Grupo XIX and Roberto Alencar: drifting memories – Scenic practices from the perspective of the critical theory on creative processes

Palavras-chave: Processos de Criação, Artes do Corpo, Teatro, Dança, Performance

Resumo

O artigo destaca aspectos dos processos de criação do artista do corpo Roberto Alencar, circunscritos ao espetáculo Zoopraxiscópio (2014), e do Grupo XIX de Teatro na montagem do espetáculo Intervenção Dalloway: Rio dos Malefícios do Diabo (2017). Alencar fornece vasto material sobre interações e trânsitos ao exercer recursos cênicos diversos e procedimentos de várias linguagens artísticas. O Grupo XIX, por sua vez, traz à tona aspectos importantes sobre a produção em grupo ao contemplar a participação de pessoas externas à companhia nas discussões sobre a dimensão sociopolítica dos espaços públicos. Ambos são, aqui, observados a partir de documentos e arquivos gerados pelos artistas e pelos pesquisadores que acompanharam os respectivos percursos criativos. Para isso, utiliza-se a Teoria Crítica de Processos de Criação proposta por Cecilia Almeida Salles e sua base fundada nas práticas. Salles considera a complexidade em uma proposição teórica que parte dos objetos de estudo para elucidar aspectos gerais sobre a criação e as especificidades dos processos em foco —um esforço interdisciplinar que reúne colaborações de teóricos como Charles Peirce, Edgard Morin, Vincent Colapietro e Pierre Musso. No artigo, as produções de Alencar e do Grupo XIX são pontos de partida para a discussão sobre a pesquisa e o estudo dos processos de criação em afinidade com a produção cênica.

Biografias Autor

Paula Martinelli, PUC-SP

Possui bacharelado em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde atualmente desenvolve pesquisa de doutorado com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É especialista em Teoria Psicanalítica pela PUC-SP e integra o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação na mesma instituição, além dos grupos internacionais The International Federation for Theatre Research e The Image Research Network. Os processos de criação nas artes são a principal área de interesse e pesquisa. Discussões sobre a imagem, sobre as práticas do sujeito que cria, bem como sobre a história da arte e as recorrências processuais encontradas nas diferentes linguagens, momentos e áreas da expressão artística orientam trabalhos que sugerem abordagem ampla e interdisciplinar sobre a criação e sua função psíquica.

Wagner de Miranda, PUC-SP

Doutorando em Comunicação e Semiótica na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), orientado pela Prof.ª Dr.ª Cecília Almeida Salles. Bolsista Capes. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), orientado pela Prof.ª Dr.ª Cecília Almeida Salles. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Especialista em História da Arte - Teoria e Crítica pela FPA (Faculdade Paulista de Artes). Graduado em Artes visuais - Licenciatura , pela FPA (Faculdade Paulista de Artes). É ator formado na Casa das Artes de Laranjeiras / CAL, no Rio de Janeiro. Integra o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP, coordenado pela Profa. Dra. Cecilia Almeida Salles. É professor convidado na Pós-graduação em História da Arte da Faculdade Paulista de Arte; artista visual, diretor de teatro, ator, cenógrafo, figurinista e performer.

Publicado
2021-09-28
Como Citar
Martinelli, P., & Miranda Dias, W. (2021). Grupo XIX e Roberto Alencar: memórias à deriva – Práticas cênicas na perspectiva da teoria crítica dos processos de criação: Grupo XIX and Roberto Alencar: drifting memories – Scenic practices from the perspective of the critical theory on creative processes. Rotura - Revista De Comunicação, Cultura E Artes, (2), 10-15. Obtido de https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/64
Secção
Artigos Temáticos
Artigo recebido em 2021-05-07
Artigo aceite em 2021-09-27
Artigo publicado em 2021-09-28