Educação para os Media nas escolas: referências e recursos para professores

Media Education in schools: references and resources for teachers

Palavras-chave: Educação para os Media, Literacia medática, Literacia informacional, Cidadania e desenvolvimento

Resumo

Considerando os media como um suporte de conhecimento dominante, e principal estrutura de ligação entre as sociedades, torna-se urgente orientar crianças e jovens para o consumo esclarecido de informação mediatizada e digitalizada. Em contexto escolar, a Educação para os Media é parte da estratégia delineada para a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Contudo, esta só será uma estratégia de sucesso caso as escolas priorizem o módulo em questão e os professores tenham as condições necessárias para o exercício das suas funções, tais como formação e guias para o trabalho prático. Existem várias orientações internacionais e investigações portuguesas neste campo, que oferecem informação e materiais consistentes para que os professores possam, com segurança, abordar uma temática tão emergente como é o caso dos media. Este artigo propõe reunir, de forma concisa, as referências base ao nível da formação para professores, recursos de avaliação e recursos para atividades, buscando, deste modo, participar na aproximação entre os agentes de investigação e os agentes educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2022-02-26
Como Citar
Lopes, M., & Moreira, A. (2022). Educação para os Media nas escolas: referências e recursos para professores: Media Education in schools: references and resources for teachers. Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 2(1), 18-25. https://doi.org/10.34623/vp9v-pe30
Artigo recebido em 2021-10-20
Artigo aceite em 2022-02-26
Artigo publicado em 2022-02-26