Caléndulas, nostalgia e ruínas

Caléndulas, Nostalgia and Ruins

  • Lucas Rossi Gervilla Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Resumen

Recorre-se ao trabalho artístico Caléndulas (2020), criado por Lucas Gervilla e Soledad Rolleri para estabelecer relações entre memória, esquecimento, ruínas e nostalgia, sempre com a mediação da arte. A obra trabalha com a estética do abandono e utiliza o universo ruinoso para se relacionar com o conceito de ruinofilia, criado por Svetlana Boym (2011). Os diferentes conceitos de nostalgia propostos pela autora russa também são debatidos no texto, bem como a ideia de lejanía presente na obra Sin, de Samuel Beckett.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Lucas Rossi Gervilla, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Artista visual, trabalha com imagens desde 2005. Doutorando (Bolsa CAPES) e mestre pelo Instituto de Artes da UNESP e bacharel em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP. Participou de mais de 160 produções artísticas. Em 2020, dirigiu seu primeiro longa-metragem, intitulado Ruinoso. Foi comissionado pelo Canal Futura para a produção do curta-metragem Edmur e o Caminhão. Em 2017 recebeu a bolsa “Mobility Fund” oferecida pelo Prince Claus Fund. Foi artista residente no ZK/U, Berlim; Fabrika CCI, Moscou; Galeria Ambos Mundos, Buenos Aires; NES Artist Residency, Islândia; e no Espacio Casa 3 Patios em Medellín.

Publicado
2021-02-22
Cómo citar
Rossi Gervilla, L. (2021). Caléndulas, nostalgia e ruínas: Caléndulas, Nostalgia and Ruins. Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 1(1), 80-84. https://doi.org/10.34623/dfq8-pc32
Recibido 2020-10-26
Publicado 2021-02-22