Arte pós-colonial e pan-africanismo: o afrofuturismo como uma perspectiva alternativa ao desenvolvimento africano e diaspórico no filme Pantera Negra (2018)

Postcolonial Art and Pan-Africanism: Afrofuturism as an Alternative Perspective to African and Diasporic Development in the Film Black Panther (2018)

  • Bruno Alcântara Conde da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

O presente trabalho centra-se em analisar o movimento afrofuturista por meio de uma perspectiva histórica, abrangendo sua ascensão na década de 1980 até a atualidade com o fenômeno cultural provocado pelo longa-metragem Pantera Negra (2018). Serão analisados também aspectos específicos do filme Pantera Negra, como o seu pensamento e simbologias pan-africanistas, tais como a formulação e construção criativa da nação fictícia de Wakanda, bem como dos diversos grupos étnicos e clãs que o compõe. Também nos debruçamos analiticamente em cenas específicas do longa a fim de se apontar toda sua complexidade estética, simbólica e comercial. Por fim se tratará das implicações do fenômeno da diáspora africana no continente americano e como o filme aborda esse tema por meio do anti herói Erik Killmonger, sobretudo quanto às questões do legado histórico do colonialismo e racismo aos indivíduos negros africano e diaspóricos afro-americano.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Bruno Alcântara Conde da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bruno de Alcântara Conde da Silva, graduado bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), atualmente é mestrando em História (PPGH) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Relações de poder político-institucionais.

Publicado
2021-02-22
Cómo citar
Alcântara Conde da Silva, B. (2021). Arte pós-colonial e pan-africanismo: o afrofuturismo como uma perspectiva alternativa ao desenvolvimento africano e diaspórico no filme Pantera Negra (2018): Postcolonial Art and Pan-Africanism: Afrofuturism as an Alternative Perspective to African and Diasporic Development in the Film Black Panther (2018). Rotura – Revista De Comunicação, Cultura E Artes, 1(1), 70-76. https://doi.org/10.34623/xtbz-am79
Recibido 2020-10-31
Aceptado 2021-02-03
Publicado 2021-02-22